O Abolicionismo (Legado) Ebook
780°

O Abolicionismo (Legado) Ebook

Vendido por Amazon
11
780°
O Abolicionismo (Legado) Ebook
17 de outubro de 2020
A Edições Câmara traz mais um volume da Coleção Joaquim Nabuco, O Abolicionismo. Nesta obra, Nabuco discute o abolicionismo e a escravidão numa acepção ampla. Sua ideia de escravidão não se reduzia à relação senhor-escravo, mas abrangia também as relações do escravismo com o meio físico, o sistema de propriedade da terra, o comércio, a indústria, a cultura, o regime político e o Estado. Em função desse caráter sistêmico da escravidão, Nabuco defendia o abolicionismo como a reforma nacional por excelência, que deveria ser alcançada. Ele escrevia em 1883: “acabar com a escravidão não nos basta; é preciso destruir a obra da escravidão”, a qual não podia limitar-se apenas à “democratização do solo”, isto é, a reforma agrária.

O Abolicionismo constitui o primeiro texto a articular uma visão totalizadora da nossa formação histórica, fazendo-o a partir do regime servil. Nabuco dedicou-se a produzir uma obra de propaganda, sem a ambição teórica inerente a um livro de sociologia, mas nos legou reflexões profundas e perenes que merecem ser avivadas e discutidas ricamente.


Detalhes do produto
Tamanho do arquivo : 913 KB
Dicas de vocabulário : Não habilitado
Número de páginas : 250 páginas
Editora : Edições Câmara (4 dezembro 2019)
Leitura de texto : Não habilitado
ASIN : B082D4WCZK
Configuração de fonte : Habilitado
Complementos da Comunidade
11 Comentários
Joaquim Nabuco é sensacional! Muito obrigado!
Boa!
Só eu que li o Alcoolismo
Editado por "bruno.tavaresAUu" 17 de outubro
Peguei, se tem eBook grátis, tô sempre pegando.
Dean_Jake17/10/2020 08:51

Eu também, detalhe eu estava bêbado no momento haha

De graça até vacina na testa.
"Nabuco dedicou-se a produzir uma obra de propaganda".

Psqnto20/10/2020 11:40

"Nabuco dedicou-se a produzir uma obra de propaganda".


Contextualiza a época. A resenha do livro diz isso pois ele pretendia que a sua obra tivesse um alcance maior, por isso ele tirou a carga extremamente pesada de erudição que havia nos livros acadêmicos da época.

Um livro que alcançasse mais pessoas.
Psqnto20/10/2020 11:40

"Nabuco dedicou-se a produzir uma obra de propaganda".


Nabuco foi um dos abolicionistas brasileiros. O texto em questão não tinha como finalidade caprichos, fama, revolucionar a academia ou algo assim. Ele escrevia e discursava para defender uma causa; para divulgar, em massa, ideais de liberdade e igualdade.
Editado por "iAges" 20 de outubro
iAges20/10/2020 12:28

Nabuco foi um dos abolicionistas brasileiros. O texto em questão não tinha …Nabuco foi um dos abolicionistas brasileiros. O texto em questão não tinha como finalidade caprichos, fama, revolucionar a academia ou algo assim. Ele escrevia e discursava para defender uma causa; para divulgar, em massa, ideais de liberdade e igualdade.


Isso.
Qual a sua opinião?
Avatar
@
    Texto