Vale a pena comprar colchão/sofá pela internet? Dicas para quem planeja comprar um

3
20 de março
Olá, Pelandos! Tudo bem?

Vez ou outra, quando aparecem promoções de camas e estofados por aqui, algumas pessoas questionam se é válido comprar produtos desse tipo pela internet, sem aquela famosa checadinha na loja, a fim de atestar se o item é suficientemente macio e de boa qualidade. Muitas pessoas acham que não, afinal, como saber se o sofá ou a cama estará de acordo com as nossas exigências?

Bom, existem alguns itens referentes a esses produtos que precisam ser analisados com atenção antes que a compra seja efetuada. Listarei alguns e explicarei um pouco sobre eles aqui embaixo.


FIQUE DE OLHO NA DENSIDADE DA ESPUMA

Essa unidade de medida indica a quantidade de matéria-prima utilizada por metro cúbico. Por exemplo, se um colchão tem a densidade "D40", isso significa que foi utilizado 40 kg de espuma por m³ para a sua produção. Assim, quanto maior é a densidade de um item, mais consistente, pesado e resistente ele é.

Como escolher a densidade ideal?

Uma conta simplificada que a maioria das pessoas fazem é calcular a densidade da espuma ideal, de acordo com o peso. Esse tipo de cálculo leva em consideração a carga que o sofá ou o colchão conseguirá suportar sem se desgastar rapidamente, além da maior probabilidade da adaptação do corpo da pessoa à espuma. Essa tabelinha aqui pode ajudar a escolher.


221862.jpg
Fique ligado:

  • Espumas muito macias não dão sustentação para a coluna durante a noite, deixando o corpo em uma posição não adequada, o que pode acarretar desconforto durante a noite.

221862.jpg

  • Falando de sofás, leve em consideração o tempo de carga e uso diário que ele suportará. Por exemplo, existem casas onde as pessoas usam o móvel praticamente à noite e aos finais de sema, logo, ele se desgastaria em menos tempo que um colchão da mesma densidade. Nesse caso, é permitido ser um pouco mais tolerante quanto à densidade.


FIQUE DE OLHO NO TIPO PREENCHIMENTO

Esse também é um item imprescindível para se avaliar na hora da compra e atualmente existem diversos tipos de preenchimentos para esses produtos, mas vou listar brevemente os principais.

Preenchimentos com espuma

Espuma Latex: bastante utilizado, esse material é feito de matéria orgânica e apresenta bom custo benefício. Ele possui vários furinhos, que deixam o colchão/estofado ventilado e mais fresquinho. Não são tão macios e não são indicados para quem possui problemas de coluna. São recomendados pra quem transpira muito.

221862.jpgPrós:
  • Durabilidade
  • Frescor

Contras:
  • Não é tão macio


Espuma Viscoelástico: Esse tipo de preenchimento se adapta ao corpo e é conhecido por ser o tipo de espuma mais confortável. Ele não é tão fresquinho e não é indicado para quem transpira muito.

221862.jpg
Prós:
  • Conforto
  • Boa adaptação ao corpo

Contras:
  • Não é tão durável
  • Esquenta com mais facilidade

221862.jpg

Espuma aglomerada: provavelmente você verá esse material em colchões bem baratinhos e ela é feita com a sobra de outras espumas. Com o tempo elas vão se enrijecendo e se desfazendo como se fossem se esfarelar.


Preenchimentos com molas (COLCHÕES)

Os preenchimentos com molas geralmente possuem algum tipo espuma ou cobertura em tecido, mas a diferença é que essas peças ajudam a dar maior sustentação ao corpo e respondem melhor aos movimentos que fazemos durante a noite, por isso, são considerados mais confortáveis. Os principais modelos são:

Bonnell – com peso máximo suportado até 90 kg (por pessoa): essas molas são feitas em aço e carbono e são conhecidas por possuírem boa flexibilidade e podem afundar com certa facilidade. Por essa razão, não são indicadas para casais, já que a cama pode ficar desnivelada e desconfortável para uma das partes.

Ensacadas – com peso máximo suportado até 90 kg (por pessoa): também conhecidas como Pocket, essas molas recebem esse nome por serem organizadas dentro de saquinhos e, por isso, não se deslocarem com facilidade. São indicadas para casais.

Superlastic – com peso máximo suportado até 110 kg (por pessoa): esse tipo de preenchimento contém bastante molas e é indicado para pessoas muito altas ou muito pesadas. Como as molas não são ensacadas, elas se movem com facilidade e, por isso, são indicadas para colchões de solteiro ou para quem costuma dormir só.

LFK – com peso máximo suportado até 120 kg (por pessoa): esse tipo de preenchimento também é indicado para pessoas muito altas ou pesadas, pois possuem uma espécie de suporte nas bordas e boa flexibilidade das molas, que se adequam à necessidade do corpo. Elas não se mexem com facilidade e, por isso, podem ser utilizadas em colchões de casais.


FIQUE DE OLHO NO TIPO DE REVESTIMENTO

O tipo de tecido que reveste o colchão ou estofado também interfere na qualidade do produto. Existem diversos tipos de revestimento atualmente, irei listar e explicar os mais populares com informações que podem ser úteis na hora da escolha.

Revestimentos mais comuns em colchões

Sintéticos:
indicados para quem sofre com problemas alérgicos, como rinite ou bronquite, pois não absorvem poeira ou microrganismos. Colchões revestidos com esse tipo de tecido são indicados para crianças, pois são muito fáceis de limpar.Eles esquentam e rasgam com muito facilidade, por isso é bom ficar de olho. Formas mais comuns: poliéster, maquinetado, dentre outros.

Malha: é um tipo de cobertura bastante macia e, por ser mais poroso, trata-se de um material mais fresco. O ponto negativo desse tipo de tecido é que ele acumula mais facilmente poeira e micro-organismos.

Fibras em geral: atualmente, existe uma diversidade de fibras no mercado, que se são utilizadas para revestir colchões, a maioria delas são bem ecologicamente corretas, frescas, macias biodegradáveis e atérmicas. O ponto fraco geralmente
fica por conta da durabilidade, uma vez que são mais naturais. Os principais tipos encontrados no mercado são: bambu, viscose, águas marinhas e carbono.

Revestimentos comuns em colchões e sofás

Jacquard:
é um tipo de material geralmente composto por duas fibras entrelaçadas (geralmente algodão + sintético), encorpado e de toque macio e agradável, ele também costuma ser bastante fresquinho.

221862.jpg
Chenille:
esse tipo de tecido é altamente macio e lembra materiais como o veludo. Geralmente, eles são feitos em algodão e mais outro material sintético que também seja suave ao toque. O ponto negativo fica pela facilidade que esse material tem em rasgar.

Revestimentos mais comuns em sofás

Corino:
trata-se de um material sintético ecológico, que imita o couro, mas é feito feito em 70% PVC, 25% poliéster e 5% de poliuretano. Por ser sintético, ele é muito mais fácil de estragar (nada de deixar cair líquidos, por exemplo), mas que se caracteriza também por ser de fácil limpeza.
Não indicado para: regiões muito quentes (resseca com facilidade) ou casas com muitas crianças e animais.

221862.jpg

Suede: esse tipo de tecido também é feito com material sintético que possui uma textura parecida com a camurça, ou seja, é macio e fofinho. Outro ponto positivo é a versatilidade de cores e acabamentos que ele permite. Sofás em suede são indicados para casas com crianças e animais, devido a sua maior resistência e facilidade de limpar.

Vou deixar vídeos que podem ajudar também.

Viscoelástico vs Latex
221862.jpg
Como escolher o colchão ideal?



Sobre sofás:


É isso, galera. Espero ter ajudado de alguma maneira.

Um abraço!
Complementos da Comunidade
3 Comentários
Olá Taati,
Parabéns pela subida de degrau: Moderadora para Redatora
Ajuda-me na análise de duas promoções que postei(densidade de espuma etc) e como poderia tornar esses anúncios mais “confiáveis” para compra pela internet, o tocante a qualidade do produto:
pelando.com.br/ofe…780


pelando.com.br/ofe…479
Excelente trabalho! Nas minhas pesquisas não valeu a pena pelo frete, cerca de R$ 250 para um colchão de solteiro...
Autor
Hlder_Melo27 de março

Excelente trabalho! Nas minhas pesquisas não valeu a pena pelo frete, …Excelente trabalho! Nas minhas pesquisas não valeu a pena pelo frete, cerca de R$ 250 para um colchão de solteiro...


Qual é sua região? Dependendo da loja, o frete pode ficar mais em conta para regiões mais afastadas.
LeandroPaes20 de março

Olá Taati,Parabéns pela subida de degrau: Moderadora para Redatora Olá Taati,Parabéns pela subida de degrau: Moderadora para Redatora Ajuda-me na análise de duas promoções que postei(densidade de espuma etc) e como poderia tornar esses anúncios mais “confiáveis” para compra pela internet, o tocante a qualidade do produto:https://www.pelando.com.br/ofertas/sofa-3-lugares-burton-sued-rato-2b-220m-divani-frete-rj-r4990-preco-regular-de-r139999-por-r-80000-224780https://www.pelando.com.br/ofertas/sofas-3-lugares-sofa-3-lugares-retratil-kennedy-suede-chumbo-224479

Qual a sua opinião?
Avatar
@
    Texto

    Top Análises/Dúvidas