Testando seu fone de ouvido com música

9
2 de junho de 2017
E aí, pelandos?

Estou criando este tópico para discutirmos sobre fones de ouvido. Todo mundo pode participar, dando sua opinião mesmo. Sem brigas, apenas uma conversa! A ideia é o post virar referência para quem estiver pesquisando sobre alguma categoria de produto, antes de comprar ou até mesmo depois.

A questão deste post é: quais as melhores músicas para testar seu fone de ouvido?

Separei uma lista de músicas que gosto de usar para testar meus fones. Algumas testam uma faixa de som, outras testam a sensibilidade... Tirei algumas músicas desta reportagem, e outras acrescentei por mim mesmo. Vou listando e comentando. Sintam-se livres para acrescentar mais aí nos comentários!

The Weeknd – The Hill


Se seu fone te dá uma pancada no ouvido na hora do “I only call you when it's half past five”, você está no caminho certo. Com essa música dá pra ver algumas coisas, como o grave e as notas mais agudas. O fone tem que te deixar ouvir o sintetizador (tipo um tecladinho) presente nos primeiros 10 a 15 segundos da música, e também te dar um pancadão quando bate o grave aos 45 segundos.

Kanye West – Love Lockdown


Só bass. Nos primeiros segundos realmente já dá pra saber se o problema do seu fone é a falta de graves. Tem que parecer um coração batendo no seu ouvido.

Wale – LoveHate Thing


Essa é minha favorita. Como diz o especialista desta reportagem, nos primeiros segundos você sente a voz vindo de trás da sua cabeça, em 45º pela direita (é específico assim). Se você tem a sensação de que alguém está aproximando nesse ângulo, seu fone está indo bem. Se não deu pra sentir calafrios, escolha outro fone.

Lenine & Martin Fondse Orchestra - Hoje Eu Quero Sair Só (The Bridge)


Essa gravação do Lenine com a orquestra ao fundo é ótima para testar o fone. Você tá ouvindo com clareza os violinos? Mesmo quando tem os outros instrumentos tocando juntos? E o violão, está aí? E de qual lado do palco eles estão tocando?

Moloko – I Want You


Durante a música, vão aparecendo mais e mais instrumentos. No final tem vários tocando ao mesmo tempo. É perfeito para ver o comportamento do fone quando precisa reproduzir várias faixas de frequência ao mesmo tempo. O truque aqui é escutar cada um por vez, e ver se todos permanecem no mesmo volume quando vão entrando os outros instrumentos.

Tentem também:


Dicas finais:

**É recomendável que as músicas sejam reproduzidas com o fone conectado no computador, para aumentar a energia que chega ao fone, e extrair máxima qualidade dele. Dependendo do celular pode diminuir um pouco a qualidade do teste.

***Caso você ache que a qualidade da faixa de áudio faz diferença, é recomendado que você ouça as músicas em máxima qualidade, em algum serviço de streaming de música de sua preferência.

**** Caso você esteja procurando promoções de fones de ouvido para comprar, você pode cadastrar um alerta para acompanhar a postagem de promoções do Pelando desse tipo, saiba como clicando aqui:
pelando.com.br/dis…081

Atualizações da Comunidade
9 Comentários
Autor
Agora, caso você não seja uma pessoa de música, e prefira testar seu fone com cinema, recomendo a você se inscrever neste canal aqui. O cara faz remixes do som de alguns filmes para testar a tecnologia Dolby Atmos. Se o fone for bom mesmo, vira um filme com home theater particular.
Acho que boas musicas para testar fones de ouvido são musicas orquestrais.
Avatar
Deletado159987
melhor marca que ja tive até agora: Xiaomi Hybrid pro, qualidade de som excelente.
Um fone que eu recomendo pela qualidade sonora mas peca na durabilidade é o JBL j55i, tem uma boa qualidade sonora pelo preço (normalmente está por cerca de R$ 150), mas já li muitos relatos de que quebra fácil bem no meio do arco, e também as almofadas que descascam fácil (esse último problema foi de experiência própria).
kavaz2 de junho de 2017

Agora, caso você não seja uma pessoa de música, e prefira testar seu fone c …Agora, caso você não seja uma pessoa de música, e prefira testar seu fone com cinema, recomendo a você se inscrever neste canal aqui. O cara faz remixes do som de alguns filmes para testar a tecnologia Dolby Atmos. Se o fone for bom mesmo, vira um filme com home theater particular.



Rapazzzzz, eu fui no canal, logo de cara um spoiler de um filme que não assisti, kkkkk. Dei logo pause e sai fora!
kavaz2 de junho de 2017

Agora, caso você não seja uma pessoa de música, e prefira testar seu fone c …Agora, caso você não seja uma pessoa de música, e prefira testar seu fone com cinema, recomendo a você se inscrever neste canal aqui. O cara faz remixes do som de alguns filmes para testar a tecnologia Dolby Atmos. Se o fone for bom mesmo, vira um filme com home theater particular.



Kavaz, excelente iniciativa! Já aproveitei algumas indicações.
Gostaria de esclarecer alguns pontos em relação à qualidade de áudio. Como você falou através de um celular não obterá bons resultados, já que o amplificador do celular é digital (classe D), e este provoca muitas perdas na qualidade do áudio. Outra fonte sonora um pouco duvidosa é o próprio computador, já que sua placa interna não consegue êxito em dar um som mais perfeito.
Soma-se a isso a qualidade da fonte sonora ou do arquivo de áudio (MP3 ou outro, por exemplo) que esteja sendo reproduzido. Além disso ainda existe a capacidade auditiva e a perda auditiva, que pode variar para cada um, ou seja, cada um terá uma impressão diferente sobre o que está ouvindo.
Para testar de forma inconteste a qualidade de um fone o ideal seria um equipamento hi-fi e o fone conectado a ele diretamente, sendo que a fonte sonora deve ser também hi-fi. Eu conheço uma página específica para teste de equipamentos de reprodução de áudio, incluindo fones, só que não sei se pode postar aqui.
Resposta de frequência e linearidade na hora de reproduzir toda a faixa audível é importante também. Vou trazer o que for possível para ajudar a sua postagem.
Editado por "Emerano" 19 de março
Autor
Emerano19 de março

Kavaz, excelente iniciativa! Já aproveitei algumas indicações. Gostaria de …Kavaz, excelente iniciativa! Já aproveitei algumas indicações. Gostaria de esclarecer alguns pontos em relação à qualidade de áudio. Como você falou através de um celular não obterá bons resultados, já que o amplificador do celular é digital (classe D), e este provoca muitas perdas na qualidade do áudio. Outra fonte sonora um pouco duvidosa é o próprio computador, já que sua placa interna não consegue êxito em dar um som mais perfeito. Soma-se a isso a qualidade da fonte sonora ou do arquivo de áudio (MP3 ou outro, por exemplo) que esteja sendo reproduzido. Além disso ainda existe a capacidade auditiva e a perda auditiva, que pode variar para cada um, ou seja, cada um terá uma impressão diferente sobre o que está ouvindo. Para testar de forma inconteste a qualidade de um fone o ideal seria um equipamento hi-fi e o fone conectado a ele diretamente, sendo que a fonte sonora deve ser também hi-fi. Eu conheço uma página específica para teste de equipamentos de reprodução de áudio, incluindo fones, só que não sei se pode postar aqui.Resposta de frequência e linearidade na hora de reproduzir toda a faixa audível é importante também. Vou trazer o que for possível para ajudar a sua postagem.


Muito obrigado pela resposta completa e pelas dicas, @Emerano !

Sobre a página, pode indicar por aqui mesmo, quanto mais ajuda melhor! Hahaha!
Olá @kavaz e participantes do grupo. Trago aqui uma página específica para teste de fones de ouvidos. Resposta de frequência, inserção / ambiência, linearidade, isolamento e equilíbrio. Porém é bom testar seu ouvido antes, vai que pensa que é o fone de ouvido e, na verdade, é sua audição que já tá arrombada com tanto pancadão no volume nível hard (rsrsrs).

Teste de audição: hearingtest.online/
Teste de fone de ouvido: audiocheck.net/sou…php

Infelizmente as páginas estão em inglês, nada que o tradutor do google não resolva. Se tiver dificuldades com termos técnicos e específicos pode me consultar.

Obs.: Lembre que o teste de audição deve ser feito por um especialista em um ambiente acusticamente controlado. Esse é só um quebra galho que já pode mostrar alguma deficiência.
Estou me baseando em fones de ouvido da área de áudio, que é a que conheço. Fones para game não sei quais são as peculiaridades. Nunca testei nenhum.
Testar um fone de ouvido exige que você tenha outro de referência, um de qualidade inquestionável, como os de marca: Shure, B&W, Focal, Audio-tecnica, Sennheiser, AKG, Grado, Klipsch, Bose, JVC etc, etc (normalmente acima de 1.000 reais), mas um de 500 pilas (de marca) já servem para testar mais baratos.
Editado por "Emerano" 20 de março
Autor
Emerano20 de março

Olá @kavaz e participantes do grupo. Trago aqui uma página específica para …Olá @kavaz e participantes do grupo. Trago aqui uma página específica para teste de fones de ouvidos. Resposta de frequência, inserção / ambiência, linearidade, isolamento e equilíbrio. Porém é bom testar seu ouvido antes, vai que pensa que é o fone de ouvido e, na verdade, é sua audição que já tá arrombada com tanto pancadão no volume nível hard (rsrsrs).Teste de audição: https://hearingtest.online/Teste de fone de ouvido: https://www.audiocheck.net/soundtests_headphones.phpInfelizmente as páginas estão em inglês, nada que o tradutor do google não resolva. Se tiver dificuldades com termos técnicos e específicos pode me consultar.Obs.: Lembre que o teste de audição deve ser feito por um especialista em um ambiente acusticamente controlado. Esse é só um quebra galho que já pode mostrar alguma deficiência.Estou me baseando em fones de ouvido da área de áudio, que é a que conheço. Fones para game não sei quais são as peculiaridades. Nunca testei nenhum.Testar um fone de ouvido exige que você tenha outro de referência, um de qualidade inquestionável, como os de marca: Shure, B&W, Focal, Audio-tecnica, Sennheiser, AKG, Grado, Klipsch, Bose, JVC etc, etc (normalmente acima de 1.000 reais), mas um de 500 pilas (de marca) já servem para testar mais baratos.


Muito obrigado pelas recomendações, @Emerano ! É muito bom mesmo ter novas informações, e que a gente possa ir se complementando sempre!
Qual a sua opinião?
Avatar
@
    Texto

    Top Análises/Dúvidas