Pelando Responde: Brinquedos - Tire suas dúvidas!

Time Pelando12
7 de outubro de 2020
Olá, Pelandos!

O Dia das Crianças está chegando e nada é mais sinônimo da data do que brinquedos, afinal, crianças adoram se divertir e até precisam deles para se desenvolver.

Mas na hora da compra surgem diversas dúvidas sobre idades, materiais, modelos e marcas. Nesse mundo de opções estamos aqui para te ajudar, nos envie sua dúvida sobre brinquedos que daremos dicas para a melhor compra pra você

Veja algumas sugestões de perguntas:
  • Como saber qual presente dar para uma criança de 1 ano?
  • Qual jogo é indicado para jogar com diferentes idades de crianças?
  • Quero desenvolver a coordenação da criança, existe brinquedo que possa ajudar?
  • Quais brinquedos para idade de 10 anos que diminua o tempo de tela?

E se você tiver alguma resposta para alguma dúvida nos comentários, não hesite em ajudar!

A ideia é todos se ajudarem e tornar o tópico mais rico para a comunidade usar como ponto de tira-duvidas!


Se você tiver alguma outra dúvida e quiser ajuda, pode marcar (@GesonelOMestreDosDisfarcs ou @BeterrabaMutante) nos comentários ou me enviar uma mensagem, combinado?

TIRE SUAS DÚVIDAS - Outros tópicos:
Complementos da Comunidade
Top Comentários
solange.costaUqr08/10/2020 13:34

Queria ideia de brinquedo para menino 10 anos deficiente intelectual e …Queria ideia de brinquedo para menino 10 anos deficiente intelectual e autista com pouca concentração e paciência. A única coisa que distrai é desenho da televisão.


Oi Solange, tudo bem?

Eu não tenho experiência com crianças autistas, mas pelo que li para tentar te ajudar parece que é mesmo uma situação "caso a caso", pois cada criança respondem diferente a cores, luzes e texturas. Um outro detalhe é que cada criança reage de forma diferente ao se deparar com um brinquedo novo, uma criança autista pode ficar frustrada e com raiva se não consegue usar o brinquedo da forma ensinada ou da forma que quer, e isso pode sim causar muito estresse.
O ideal é que esse momentos de brincadeira sejam intercalados com momentos mais calmos para que os pequenos não fiquem mais agitados.


Algumas sugestões:
  • blocos grandes para montar
  • brinquedos para incentivar o uso da imaginação (ex: cesta de piquenique, louças e comidinhas de plástico, kit de médico, dinheiro de brincadeirinha, etc.).
  • material para colorir, desenhar, pintar e escrever (papel, cartolina, giz de cera, canetinhas, tinta, tesoura sem ponta, fita crepe, cola, lousa, etc)
  • bichos de pelúcia/personagens favoritos/bonecos

Outras considerações:

  • O melhor jeito de escolher é perguntar diretamente à criança o que ela gosta de fazer e o que ela não gosta, sem limitar as possibilidades e apenas depois pensar em algo que se encaixe nessas opções de acordo com o que você possa comprar. Algumas crianças podem se beneficiar mais de um tempo junto do que um brinquedo em si, fazer uma atividade legal com ela pode ser bem mais divertido e econômico.
  • Se você não é mãe da criança e não tem intimidade para perguntar para ela, converse com os pais, eles podem orientar também por exemplo falando se a criança tem aversão há algum tipo de estímulo.
  • E por fim não force! Se a criança não responder ou não gostar, não é birra, não é má educação e não é pessoal.



Vou deixar uns artigos que podem ajudar:

tismoo.us/sem…ta/

institutoneurosaber.com.br/bri…mo/

Vídeo:

solange.costaUqr08/10/2020 13:34

Queria ideia de brinquedo para menino 10 anos deficiente intelectual e …Queria ideia de brinquedo para menino 10 anos deficiente intelectual e autista com pouca concentração e paciência. A única coisa que distrai é desenho da televisão.


Ei, Solange!

Primeiramente, gostaria muito de agradecer a sua pergunta, ela abre margem para uma conversa MUITO importante sobre a compreensão e inclusão de crianças com autismo, independente do grau. Feliz em poder tirar parte do meu dia para ler mais sobre e te ajudar na escolha de um brinquedo para o seu filho.

Concordo com tudo o que a @BeterrabaMutante disse, mas gostaria de citar outras três sugestões:

1) Opte por brinquedos que permitam a interação social, ou seja, brinquedos que seu filho possa compartilhar com outro amiguinho ou mesmo com você, brinquedos que permitam que ele expresse os sentimentos dele, fale, interaja. É muito importante fazer essa ponte entre ele e o mundo, já que sabemos que grande parte das crianças com autismo possuem maior dificuldade social. Um exemplo legal disso são os jogos! Busque por jogos que sejam "interdisciplinares", ou seja, que ele não somente jogue, mas que consiga absorver novos conhecimentos e compartilhar isso com alguém. E não precisam ser jogos suuuper complexos. Um jogo de associar cores, números, jogo da memória, jogos simples mesmo já cumprem bem esse papel!

2) Não são necessários muitos recursos. Às vezes é mais divertido e interativo criar coisas com seu filho do que dar um brinquedo pronto. Objetos que ele possa sentir a textura, trabalhar, pensar em como montar e criar algo são excelentes. Um exemplo muito legal disso são as massinhas, que tem uma texturinha diferente e ele consegue criar formas com ele e você pode sentar com ele pra brincar, pra entender como ele brinca, etc. Até mesmo aquela amoeba, que é divertida, geladinha, ou mesmo areia, que tem a textura mais áspera. Num dia mais quente, pode brincar com água também e brinquedos impermeáveis para ele se divertir!

3) Por fim, na mesma linha da dica de cima, sugiro que você crie brinquedos sensoriais pra ele. Estava dando uma olhada no Pinterest (nesse link) e vi algumas sugestões de brinquedos que você mesma pode fazer para brincar com ele (muitas vezes esses brinquedos especiais acabam sendo meio carinho e uma opção é construir, incluindo a criança no processo de criação e ensinando-a a brincar).

Espero ter dado algumas ideias legais para você fazer com o seu filhote! Mais uma vez, obrigada pela pergunta!
12 Comentários
Oi, galera! Confesso que queria ser criança de novo!

Queria pedir sugestão de brinquedos para crianças de duas idades diferentes: 3 anos e 8 anos.

O menino (de 3 anos) é muito esperto e se diverte fácil com brinquedos. Queria um que pudesse ser legal e educativo.

Já a menina (de 8 anos) gosta muito de bonecas e afins. Queria uma sugestão de alguma boneca que não seja tão simples, mas também não seja tãão elaborada (e consequentemente cara (lol)).
Sa.ma.ra07/10/2020 14:44

Oi, galera! Confesso que queria ser criança de novo! Queria pedir …Oi, galera! Confesso que queria ser criança de novo! Queria pedir sugestão de brinquedos para crianças de duas idades diferentes: 3 anos e 8 anos.O menino (de 3 anos) é muito esperto e se diverte fácil com brinquedos. Queria um que pudesse ser legal e educativo.Já a menina (de 8 anos) gosta muito de bonecas e afins. Queria uma sugestão de alguma boneca que não seja tão simples, mas também não seja tãão elaborada (e consequentemente cara (lol)).


Ei ei,
Para crianças de 3 anos indico livros de colorir, tem uns "aqua book" bem legais que colorem com água. Quebra cabeça ou blocos de montar estimulam a criatividade da criança, além de distrair um pouco. Brinquedos de "faz de conta" como cozinhas e oficinas, ou que gastem energia como bicicletas e patinetes são boas escolhas para a idade.

Para 8 anos, no quesito bonecas, tem muuuuitas opções da Baby Alive, de vários preços. Algumas fazem xixi, outras comem papinha, crescem o cabelo e até mesmo há as que andam. As bonecas de temas de filmes são uma boa opção para recriar cenas, mas alguns modelos possuem características como cantar ou falar frases. Uma opção é presentear com acessórios e cenários para complementar a brincadeira.

Espero ter ajudado
Indicação de brinquedo para menino 6 anos. Alguma?
Nataliafariarinaldi07/10/2020 22:14

Indicação de brinquedo para menino 6 anos. Alguma?


Com 6 anos as crianças já tem uma percepção bem apurada e costumam gostar de brinquedos de "faz-de-conta", ou seja algo que eles podem replicar algo que vejam adultos fazendo: bonecos como o Max Steel podem ser uma boa opção, um kit de cozinha ou um kit de ferramentas infantil para que ele possa brincar de consertar algo. O importante é que seja algo relacionado com um universo que ele gosta pra manter o interesse e a criança não esquecer o brinquedo assim que deixar de ser novidade.

Nessa idade as crianças estão começando a alfabetização, então pode se ruma boa ideia dar jogos educativos que estimulem o desenvolvimento dessas habilidades. Jogos de tabuleiro são bons também para desenvolver a parte social e interativa (desde que ele tenha com quem jogar claro). Os jogos estimulam as crianças a desenvolver o senso de competitividade, raciocínio lógico, respeitar normas e esperar sua vez para executar tarefas. E podem se ruma boa oportunidade de deixar as telas um pouco de lado pois são brinquedos analógicos.

E claro se a criança já é alfabetizada pode ser uma boa opção dar um livro infantil adequado para seu nível de leitura.
Queria indicações de brinquedo para crianças de 3 anos
keven.karlos08/10/2020 10:35

Queria indicações de brinquedo para crianças de 3 anos


Olá, @keven.karlos . Para crianças de 3 anos, opte por Brinquedos que Estimulem Habilidades Físicas e Sensoriais. Dos 2 aos 3 anos a criança está aprimorando seu equilíbrio, coordenação motora, habilidades táteis, visuais e auditivas. É também nessa fase que ela começa a criar histórias e elaborar as brincadeiras de faz de conta, tão importantes para o desenvolvimento lúdico e emocional.

Brinquedos com cores vivas e texturas variadas estimulam o tato e a visão. Blocos de montar e quebra-cabeças ajudam a desenvolver a noção de tamanho e espaço. Para estimular o lado lúdico, aposte em personagens e objetos que simulam atividades do dia a dia dos adultos, como panelinhas e kits de profissões. Como indiquei para a Sa.ma.ra, livros de colorir, tem uns "aqua book" bem legais que colorem com água ou bicicletas e patinetes também são boas escolhas para a idade.

Espero ter ajudado
Queria ideia de brinquedo para menino 10 anos deficiente intelectual e autista com pouca concentração e paciência.
A única coisa que distrai é desenho da televisão.
solange.costaUqr08/10/2020 13:34

Queria ideia de brinquedo para menino 10 anos deficiente intelectual e …Queria ideia de brinquedo para menino 10 anos deficiente intelectual e autista com pouca concentração e paciência. A única coisa que distrai é desenho da televisão.


Oi Solange, tudo bem?

Eu não tenho experiência com crianças autistas, mas pelo que li para tentar te ajudar parece que é mesmo uma situação "caso a caso", pois cada criança respondem diferente a cores, luzes e texturas. Um outro detalhe é que cada criança reage de forma diferente ao se deparar com um brinquedo novo, uma criança autista pode ficar frustrada e com raiva se não consegue usar o brinquedo da forma ensinada ou da forma que quer, e isso pode sim causar muito estresse.
O ideal é que esse momentos de brincadeira sejam intercalados com momentos mais calmos para que os pequenos não fiquem mais agitados.


Algumas sugestões:
  • blocos grandes para montar
  • brinquedos para incentivar o uso da imaginação (ex: cesta de piquenique, louças e comidinhas de plástico, kit de médico, dinheiro de brincadeirinha, etc.).
  • material para colorir, desenhar, pintar e escrever (papel, cartolina, giz de cera, canetinhas, tinta, tesoura sem ponta, fita crepe, cola, lousa, etc)
  • bichos de pelúcia/personagens favoritos/bonecos

Outras considerações:

  • O melhor jeito de escolher é perguntar diretamente à criança o que ela gosta de fazer e o que ela não gosta, sem limitar as possibilidades e apenas depois pensar em algo que se encaixe nessas opções de acordo com o que você possa comprar. Algumas crianças podem se beneficiar mais de um tempo junto do que um brinquedo em si, fazer uma atividade legal com ela pode ser bem mais divertido e econômico.
  • Se você não é mãe da criança e não tem intimidade para perguntar para ela, converse com os pais, eles podem orientar também por exemplo falando se a criança tem aversão há algum tipo de estímulo.
  • E por fim não force! Se a criança não responder ou não gostar, não é birra, não é má educação e não é pessoal.



Vou deixar uns artigos que podem ajudar:

tismoo.us/sem…ta/

institutoneurosaber.com.br/bri…mo/

Vídeo:

solange.costaUqr08/10/2020 13:34

Queria ideia de brinquedo para menino 10 anos deficiente intelectual e …Queria ideia de brinquedo para menino 10 anos deficiente intelectual e autista com pouca concentração e paciência. A única coisa que distrai é desenho da televisão.


Ei, Solange!

Primeiramente, gostaria muito de agradecer a sua pergunta, ela abre margem para uma conversa MUITO importante sobre a compreensão e inclusão de crianças com autismo, independente do grau. Feliz em poder tirar parte do meu dia para ler mais sobre e te ajudar na escolha de um brinquedo para o seu filho.

Concordo com tudo o que a @BeterrabaMutante disse, mas gostaria de citar outras três sugestões:

1) Opte por brinquedos que permitam a interação social, ou seja, brinquedos que seu filho possa compartilhar com outro amiguinho ou mesmo com você, brinquedos que permitam que ele expresse os sentimentos dele, fale, interaja. É muito importante fazer essa ponte entre ele e o mundo, já que sabemos que grande parte das crianças com autismo possuem maior dificuldade social. Um exemplo legal disso são os jogos! Busque por jogos que sejam "interdisciplinares", ou seja, que ele não somente jogue, mas que consiga absorver novos conhecimentos e compartilhar isso com alguém. E não precisam ser jogos suuuper complexos. Um jogo de associar cores, números, jogo da memória, jogos simples mesmo já cumprem bem esse papel!

2) Não são necessários muitos recursos. Às vezes é mais divertido e interativo criar coisas com seu filho do que dar um brinquedo pronto. Objetos que ele possa sentir a textura, trabalhar, pensar em como montar e criar algo são excelentes. Um exemplo muito legal disso são as massinhas, que tem uma texturinha diferente e ele consegue criar formas com ele e você pode sentar com ele pra brincar, pra entender como ele brinca, etc. Até mesmo aquela amoeba, que é divertida, geladinha, ou mesmo areia, que tem a textura mais áspera. Num dia mais quente, pode brincar com água também e brinquedos impermeáveis para ele se divertir!

3) Por fim, na mesma linha da dica de cima, sugiro que você crie brinquedos sensoriais pra ele. Estava dando uma olhada no Pinterest (nesse link) e vi algumas sugestões de brinquedos que você mesma pode fazer para brincar com ele (muitas vezes esses brinquedos especiais acabam sendo meio carinho e uma opção é construir, incluindo a criança no processo de criação e ensinando-a a brincar).

Espero ter dado algumas ideias legais para você fazer com o seu filhote! Mais uma vez, obrigada pela pergunta!
Pessoal meu sobrinho de 9 anos gosta bastante do Jaspion e Daileon, gostaria de comprar um desses dois, vocês me recomendam um bom lugar pra comprar? Já vi no mercado livre e achei um absurdo de caro, obrigado.
André_Alves53810/10/2020 22:16

Pessoal meu sobrinho de 9 anos gosta bastante do Jaspion e Daileon, …Pessoal meu sobrinho de 9 anos gosta bastante do Jaspion e Daileon, gostaria de comprar um desses dois, vocês me recomendam um bom lugar pra comprar? Já vi no mercado livre e achei um absurdo de caro, obrigado.


Olá @André_Alves538 . Tudo bem? Infelizmente alguns tipos de brinquedos são mais difíceis de achar, principalmente no Brasil. Estive olhando e, de fato, os preços dos bonecos são bem altos. Sugiro que você dê uma olhada no Aliexpress, eles possuem lojas oficiais e às vezes, mesmo com o valor do dólar, fica mais em conta. Outra opção é investir em outros produtos da série, como canecas com a cabeça do Jaspion ou roupas. Opções alternativas são bonecos por encomenda, seja de pano ou modelos 3D.

Espero ter ajudado
Boa sorte!
GesonelOMestreDosDisfarcs11/10/2020 11:23

Olá @André_Alves538 . Tudo bem? Infelizmente alguns tipos de brinquedos s …Olá @André_Alves538 . Tudo bem? Infelizmente alguns tipos de brinquedos são mais difíceis de achar, principalmente no Brasil. Estive olhando e, de fato, os preços dos bonecos são bem altos. Sugiro que você dê uma olhada no Aliexpress, eles possuem lojas oficiais e às vezes, mesmo com o valor do dólar, fica mais em conta. Outra opção é investir em outros produtos da série, como canecas com a cabeça do Jaspion ou roupas. Opções alternativas são bonecos por encomenda, seja de pano ou modelos 3D. Espero ter ajudado Boa sorte!


Tudo bem sim, obrigado por responder, porém já pesquisei no Ali e não achei nenhuma loja vendendo esses produtos. Ele já tem algumas canecas e camisas agora só quer os brinquedos 😁😁😁, obrigado pela ajuda e atenção.
Qual a sua opinião?
Avatar
@
    Texto