7 de março de 2018
Antes de responder a essa pergunta, vamos responder a outra: “qual é a diferença entre smartwatch e smartband?”. Como o próprio nome informa, smartwatch é um relógio inteligente que tem a aparência desse acessório, mas que apresenta funções muito além das horas. Com esse dispositivo você pode checar as atualizações de suas redes sociais sem precisar tirar o celular do bolso, ter acesso ao GPS, ampliar a usabilidade e controle de aplicativos e outros gadgets. Os smartwatches estão ligados a um sistema operacional, então é importante checar antes da compra se o relógio é compatível com o sistema de seu smartphone.

As smartbands se diferenciam dos relógios inteligentes logo de cara. O design das bands é bem simples, uma tira plástica e um sensor, algumas nem possuem tela, como a Mi Band 1s. Em relação às funções, quando comparadas aos smartwatches, são reduzidas e mais voltadas aos cuidados com a saúde: medidor de ritmo cardíaco, contador de passos, monitoramento de sono, alerta de ociosidade e estimativa de calorias.

Dizer que um smartwatch é mais vantajoso que uma smartband é muito simplista, a resposta a essa pergunta está diretamente ligada ao que você busca em um acessório tecnológico e ao seu perfil de usuário. O que chama a atenção na band, quando comparada ao relógio inteligente, é seu custo-benefício, já que reúne algumas funções dos smartwatches a um preço mais acessível.


Afinal, Mi Band vale a pena?

Xiaomi e sua Mi Band

Fundada em 2010 pelo engenheiro eletrônico Lei Jun, a Xiaomi se especializou em smartphones e acessórios tecnológicos de uso pessoal, como as smartbands. A partir de 2014, a empresa começou a deixar a China para se expandir pelo mundo, chegando ao Brasil em 2015. Com a chegada, veio também a Mi Band - smartband da marca. Atualmente há rumores da chegada da Mi Band 3 para 2018, confira aqui quais são as características das bands da Xiaomi:

  • Xiaomi Mi Band 1S
Primeira aposta da Xiomi no universo das pulseiras inteligentes, ainda é possível encontrá-la no mercado por volta dos 57 reais. O modelo Mi Band 1S é bem básico e não apresenta tela. Entre suas funcionalidades estão contador de passos, medidor de batimentos cardíacos, despertador e medidor de calorias. A conexão fica por conta do Bluetooth 4.0 e é compatível com Android 4.4 ou superior e iOS 7.0 ou superior. O material da pulseira é o TPSiV (elastómero termoplástico, um material elástico, antibacteriano e antialérgico). Quanto à bateria de 45 mAh, suporta até 10 dias em standby.

223363.jpg
Xiaomi Mi Band 2A preferida entre as smartbands, a Xiaomi Mi Band 2 apresenta o melhor custo-benefício. A nova geração da pulseira possui um display OLED de 0.42 polegadas, a tela serve para exibir as horas e visualizar as notificações do celular, o que não era possível na versão anterior, tornando a usabilidade ainda mais dinâmica. Além disso, a Mi 2 possui acabamento à prova d'água IP67, alertas de sedentarismo e monitoramento completo das nuances do sono, podendo te despertar caso perceba que seu corpo descansou tempo suficiente. Você também pode definir metas de exercícios e cadastrar lembretes diários. A conectividade fica por conta do Bluetooth 4.0 e é compatível com Android 4.4 ou superior e iOS 7.0 ou superior. O material da vez é o TPU (polímero termoplástico semelhante ao silicone e resistente às mudanças de temperatura). A bateria é de 70 mAh, suportando 20 dias em standby. A Mi 2 pode ser encontrada na casa dos R$96.

223363.jpg
  • Xiaomi Mi Band 3
O lançamento da Xiaomi Mi Band 3 ainda está cercado de mistérios. O CEO da empresa não revelou data de lançamento ou preço do produto, o que se sabe é que ela continuará com as funções de monitoramento de batimentos cardíacos, contagem de passos e calorias. Outro ponto divulgado foi a tela que será OLED. Há boatos de que essa versão suportará Bluetooth 4.2 LE (Low Energy).

223363.jpg
Separamos também uma lista de aplicativos para a sua Mi Band, olha só:

Aplicativos para Mi Band - Android e iOS

Mi Band - Android e iOS
O Mi Fit é o aplicativo gratuito e oficial da Mi Band, sua avaliação na Google Store é de 3,3 estrelas e 2,6 na App Store. Apesar de ser o APP oficial, não é o mais querido dos usuários, que reclamam de suas limitações. Nele você tem a opção de escolher a exibição notificações na pulseira e ativar o recurso de chamadas e mensagens, também é possível monitorar suas atividades físicas, frequência cardíaca e horas de sono.


Aplicativos para Mi Band - Android

Tools & Mi Band
O Tools & Mi Band é um aplicativo pago (R$11,99) e bem avaliado, são 4,4 estrelas na Google Play. Apesar de não ser o APP oficial da Xiaomi, muitos usuários preferem desembolsar uma grana para ter acesso a recursos e funções não encontrados no Mi Fit (app oficial). As opções de personalização, configuração e sincronização são bem maiores.


Notify & Fitness for Mi Band
O Notify & Fitness for Mi Band é um aplicativo gratuito e avaliado com 4 estrelas na Google Play. Esse APP é indicado para melhor personalização das notificações de sua Mi Band, você pode alterar ícones, cores, texto e vibrações da band. Na parte fitness do aplicativo, você encontra vários tipos de atividades físicas para monitorar seu andamento, por lá é possível definir até a intensidade do exercício.



Aplicativos para Mi Band - iOS

Runtastic Running & Fitness

O Runtastic Running & Fitness é um aplicativo gratuito e avaliado com 4,5 estrelas na App Store. Bastante utilizado pelo pessoal que gosta de correr, com o Runastic você pode sincronizar sua Mi Band para acompanhar os dados das suas corridas, como número de passos e calorias gastas.


Conta pra gente sua experiência com a Mi Band!
Complementos da Comunidade
Assuntos diversos
Top Comentários
16 Comentários
Qual a sua opinião?