Monitores 1080p: parem de comprá-los!

6
28 de agosto de 2020
Posto aqui comentário que fiz em outra promoção.

Resumo da ópera: estão empurrando monitores 1080p no Brasil (e em lugar algum mais), parem de ser enrolados!





Opinião de quem comprou um TN de 240hz de mais de 2k numa promo dessa semana: resolvi devolver porque a qualidade de imagem realmente incomodou. Na real dá pra ajustar, calibrar, e a qualidade fica “ok”. Mas o que me incomodou e me fez devolver foi a questão do ângulo que, ao contrário do que pensei a princípio, afeta mesmo quando olhando monitor perfeitamente centralizado.

Explico: olhando de frente esse monitor que comprei, já distorção das cores/brilho nas extremidades do painel (região superior e inferior). E trata-se de um monitor de 24, relativamente pequeno. Ou seja, em painel TN de 27 e maiores o problema só fica maior.

O MONITOR IDEAL, na minha experiência - me permito aqui omitir a modéstia para que tirem conclusões mais acertadas a respeito da qualidade da opinião - que JOGO em nível competitivo (displays de performance) ao passo que em TRABALHO com displays de referência de imagem (qualidade):

- Resolução: 1440p (2560x1440)
Simplesmente não dá mais 1080p, essa densidade de pixels não está mais presente no seu celular, TV, lugar nenhum. É realmente muito ruim e inclusive já não conseguem vendê-la nos EUA ou Europa (mais disso no fim);

- Frequência: 144Hz
Comprei esse de 240hz pra jogar e vai por mim: você não saberá dizer se a diferença entre 144 para 240 é efeito placebo ou não. Some a isso o fato de ser difícil empurrar os 240hz de forma estável, mesmo em títulos como Valorant e CSGO, sobretudo se você estiver na resolução que indiquei, de 1440p. Aliás, estabilidade > alta frequência no competitivo (basta pesquisar sobre screen tearing, shuttering e a briga se deixa vsync ligado)

- Painel: IPS
Um adendo aqui: nunca testei o painel VA, que é apontado como meio caminho entre o TN e IPS. Dito isso, sinceramente, painel TN não dá. Tente investir no IPS.

- Tamanho: 24-25”
Jogava em um de 27” há um tempo atrás e é desconfortável fisicamente pois os movimentos com o pescoço se tornam imprescindíveis para acompanhar o que está acontecendo. Já nos de 24” e 25” sua visão periférica está acompanhando toda ação. Ademais, me parece unânime ao menos isso, uma vez que nunca soube de tamanho diferente nos principais eventos competitivos.

Agora vem a má notícia: esses monitores (144hz, 1440p) não estão sendo vendidos no Brasil! Isto é, são poucos modelos disponíveis e extremamente caros.

Queremos os mesmos modelos que estão nos EUA e Europa: vender 1080p é piada e vão continuar a contá-la enquanto continuarem comprando essa ponta de estoque.
Complementos da Comunidade
Assuntos diversos
Top Comentários
6 Comentários
Qual a sua opinião?