MERCADO PAGO/GOLPES

25
16 de janeiro
É só um aviso, um conselho

Há muitas "ofertas" suspeitas pela internet. É preciso sempre ficar alerta, averiguar, se informar ao máximo, pra evitar aborrecimentos.

Maioria conhece o mercado pago, até porque é o serviço de pagamento do mercado livre, uma das maiores, se não a maior plataforma de compra/venda.

O sistema deles é muito falho!
Os golpistas já estão com as mãos na massa, aproveitando as falhas, e a ingenuidade dos usuários, que confiam no mercado pago.

Inclusive os golpes, são anunciados até na própria plataforma do MercadoLivre, utilizando a ligação com mercado pago, pra criar a ilusão de proteção, e concretizar os golpes.
Deixo um link de exemplo, leiam a descrição, juntamente com os comentários, vejam também os detalhes: valor, conta/avaliação do vendedor...produto.mercadolivre.com.br/MLB-1166415722-processador-intel-core-i5-7400-kaby-lake-lga1151-7geracao-_JM

Percebesse que a negociação acaba acontecendo fora do mercado livre, utilizando o mercado pago.

O mercado pago não da cobertura em transferências... Pra ter a proteção de compra, você precisa comprar diretamente no mercado livre/loja. sem essa de links do mercado pago/qrcode...Se você enviar o dinheiro para alguém, já era. Se der ruim a negociação, você não terá a proteção do mercado pago.

Além do que, o mercado pago exige que você ao se cadastrar use dados verídicos, e atualizados. Porém não tem nenhuma verificação, filtragem... Um golpista pode usar totalmente, e livremente, uma conta que nem se quer tem um e-mail válido.

Resumindo, não é porque o vendedor aceita o mercado pago, que é confiável. Procure se informar antes de prosseguir, e finalizar uma negociação.

Há diversos outros golpes, do frete, do boleto... A internet pode ser boa em muitos aspectos, porém, infelizmente tem seu lado ruim também, a má
utilização.

Espero ter conscientizado/ajudado, quem não sabia sobre.
Complementos da Comunidade
25 Comentários
cai nesse golpe! o que faço?
Manolo_Freitas10 h, 58 m atrás

cai nesse golpe! o que faço?


Poxa, sinto muito, é uma merda né?!

Você pode fazer algo a respeito!

Precisa juntar provas, prints, comprovante de compra/pagamento, tudo que for possível.
Já deve ter tentando o suporte do mercado pago né? Te deixaram na mão, certo? Printa tudo isso, toda mediação.
Usou cartão? Se sim, tentou cancelar a compra? Se não, é válido tentar, quanto mais rápido melhor.
Fazer um B.O é totalmente válido.
E você tem a possibilidade de abrir um processo. No juizado de pequenas causas, nem mesmo é necessário um advogado. O processo seria contra o mercado pago, e se tiver mais envolvidos, incluir no processo.
Pode pedir a reparação, receber o dinheiro de volta, como também uma indenização por danos morais.

É preciso ter paciência, insistência... Porque geralmente demora, mesmo processos simples, costumam durar meses.
É possível, falo por experiência própria!
Aproveito o gancho pra alertar a todos sobre venda de veículos no Mercado Livre. Isso porque eles acompanham o processo da compra até certo ponto. Você paga uma taxa de reserva ao Mercado Pago, e esse valor é descontado ao final da negociação da venda (e o MP repassa ao vendedor esse valor). Só que esse processo tem dois problemas: 1- o valor dessa taxa de reserva é baixíssimo em comparação ao valor do veículo; 2- o restante da negociação - e do pagamento - é feito por fora da plataforma, é um processo de venda comum entre comprador e vendedor. Meu marido QUASE caiu num golpe no ML a uns dois meses. O cara tava vendendo uma moto por 16mil... A taxa de reserva era tipo 200$, e os outros 15.800$ tinham que ser passados direto pro vendedor (e após concluída a venda o ML transfere também ao vendedor os 200$ restantes). Pra resumir a história, a moto NÃO EXISTIA!! Era fake! Muita sorte meu esposo ter conseguido perceber a tempo. Senão, por mais que ele avisasse o ML do golpe, o máximo que o vendedor teria de 'prejuízo' era os 200$. Ficou confuso?
Mas enfim... o recado é NÃO ACREDITE EM TUDO O QUE ESTÁ NA INTERNET. Tenha pé atrás SEMPRE!
Amandarizolli1 h, 16 m atrás

Aproveito o gancho pra alertar a todos sobre venda de veículos no Mercado …Aproveito o gancho pra alertar a todos sobre venda de veículos no Mercado Livre. Isso porque eles acompanham o processo da compra até certo ponto. Você paga uma taxa de reserva ao Mercado Pago, e esse valor é descontado ao final da negociação da venda (e o MP repassa ao vendedor esse valor). Só que esse processo tem dois problemas: 1- o valor dessa taxa de reserva é baixíssimo em comparação ao valor do veículo; 2- o restante da negociação - e do pagamento - é feito por fora da plataforma, é um processo de venda comum entre comprador e vendedor. Meu marido QUASE caiu num golpe no ML a uns dois meses. O cara tava vendendo uma moto por 16mil... A taxa de reserva era tipo 200$, e os outros 15.800$ tinham que ser passados direto pro vendedor (e após concluída a venda o ML transfere também ao vendedor os 200$ restantes). Pra resumir a história, a moto NÃO EXISTIA!! Era fake! Muita sorte meu esposo ter conseguido perceber a tempo. Senão, por mais que ele avisasse o ML do golpe, o máximo que o vendedor teria de 'prejuízo' era os 200$. Ficou confuso?Mas enfim... o recado é NÃO ACREDITE EM TUDO O QUE ESTÁ NA INTERNET. Tenha pé atrás SEMPRE!


Boa! Obrigada por compartilhar!
Deu pra entender perfeitamente.
Sendo assim a negociação, acredito que o que não deve falta é pilantra se aproveitando do sistema que o favorece.
Não dá pra confiar mesmo. Como você disse, é no geral, porém se tratando desse tipo de serviço, o qual deveria dar segurança, é preciso ficar totalmente alerta.
Vou contar minha má experiência.

Eu vi um anuncio na OLX, se tratando da venda de um smartphone. Pelo baixo valor, eu suspeitei. O suposto vendedor dizia aceitar mercado pago, como forma de pagamento, e somente por esse detalhe eu resolvi arriscar.

A minha mentalidade até então, era a de que o sistema seria o mesmo do mercado livre, ou seja, se o golpe se confirmasse, eu receberia meu dinheiro de volta. E é justamente dessa mentalidade que os golpistas aproveitam, porque o sistema do mercado pago é falho, e os favorece.

O mercado pago não da cobertura em transferências, e é assim que acontece nas negociações fraudulentas. E é isso que eles irão alegar, citando inclusive o contrato, não assumindo nenhuma responsabilidade.

Eu entrei em contato com o "vendedor" fiz perguntas, e me arrisquei. Ele me enviou o boleto via email, eu disse que não pagaria, que somente com mercado pago, me enviou o link. Questão de tempo até se confirmar o golpe.
Entrei em contato com o mercado pago em seguida, abri mediação. Disseram que me dariam todo suporte. Também entrei em contato com o serviço do cartão, mas eles me aconselharam a esperar a resposta do mercado pago, então o fiz. A medição finalizou dias depois, sem nenhum contato da outra parte, e eles me retornaram dizendo resumidamente, que não se responsabilizavam.

Entrei novamente em contato com o serviço do cartão, explicando toda a situação. Me orientaram! Contestaram a compra, estornaram o valor da compra, e se tudo corresse bem até o final da contestação, ele iria permanecer da mesma forma, caso contrario poderia ser só parcial. Até então eu não sabia de que forma iria ser, teria de esperar.

Eu pesquisei sobre o golpista, ele ainda continuava golpeando da mesma forma. Inclusive eu entrei em contato com ele novamente, porém criei outra conta, me passei por outra pessoa Com isso obtive mais prints, inclusive dele dizendo que fazia mercado pago, pois assim ambos teriam segurança. Lembrando que desde o início eu printava, e guardava toda negociação. Eu descobri que a pessoa tinha criado uma conta no mercado pago, com um email que nem existia (sim, veja só como o mercado pago é confiável). E isso não impediu que usasse livremente todos os serviços, inclusive saque no mesmo dia. Aparentemente descobri a pessoa por trás, a responsável pelo saque. E pelo nome, encontrei dados que confirmava ser a mesma pessoa responsável pelo anuncio da OLX. (Apesar de tudo, tem a chance minima de ser mais uma vitima, por exemplo teve o celular furtado)

Com isso eu resolvi ir ao PROCON, lá disseram que eu deveria ir ao juizado de pequenas causas.
Fui no juizado, obtive orientação, marcaram pra que eu voltasse levando o necessário para abrir um processo.
Levei todos os prints, comprovantes, tudo que era possível e foi pedido, eu levei. No processo eu inclui a suposta pessoa por trás do golpe (não tinha seu endereço, mas a senhora que me atendeu lá, disse que eu poderia incluir os dados que tinha,e pedir uma busca pelo endereço) O mercado pago, e a OLX. No processo, meu pedido era o de receber o dinheiro de volta, e uma indenização por danos morais.
Uma data foi marcada, compareci. Somente os advogados que representavam a OLX, e mercado pago, estavam presentes. Até então a pessoa por trás de tudo, não tinha sido incluída no processo.
O juiz me fez várias perguntas, respondi tudo.
Fui até o fim, levou meses. Voltei lá algumas vezes, escrevi carta, respondi o que me foi pedido... No fim das contas, eu consegui. Recebi meu dinheiro de volta, e ganhei uma indenização. Infelizmente o foco principal que era fazer a pessoa por trás de tudo isso pagar, e evitar de que continuasse com os golpes, não foi possível, não incluíram no processo. Eu deveria ter feito um B.O antes, talvez assim tivesse obtido alguma resposta mais satisfatória.
Acabei caindo em um golpe também , o site sumiu do ar . comprei pelo mercado pago. Comecei uma reclamação , o meu caso foi com cartão de crédito . tem como cancelar ? Eles dizem que tem que esperar o vendedor cancelar pq não foi pela plataforma mercado livre . o vendedor sumiu . vou ficar pagando por algo que não recebi ?
Edsonrj7_ecinho22/05/2019 15:57

Acabei caindo em um golpe também , o site sumiu do ar . comprei pelo …Acabei caindo em um golpe também , o site sumiu do ar . comprei pelo mercado pago. Comecei uma reclamação , o meu caso foi com cartão de crédito . tem como cancelar ? Eles dizem que tem que esperar o vendedor cancelar pq não foi pela plataforma mercado livre . o vendedor sumiu . vou ficar pagando por algo que não recebi ?


Se tratando de golpe, é como eu disse, acaba saindo como um tipo de transferência, a qual o mercado pago tira o deles da reta. Confere lá na sua conta, como ficou a transação. Se for o caso de transferência, ainda que você abra mediação, a resposta deles será essa, embora você possa tentar. Precisa entrar em contato com o serviço do cartão, e pedir pra bloquear/cancelar, e se não tiver como, contestar o mercado pago. Explica a situação. Tomará que eles te ajudem, como aconteceu comigo.
Vi um video game na OLX, entrei em contato com o meliante pelo WhatsApp. Ele me passou todas as fotos do video game e video dele funcionando. Ele falou que faz mercado livre. Falei... Blz, pode criar o anuncio. Ele pediu meu e-mail, ai mandei pra ele. Logo em seguida ele mandou uma solicitação de dinheiro no valor do video game. Ai ele tentou me explicar que daquele jeito o frete ja ta incluso e tal, aquela conversa tentando me enrolar. Ai eu falei pra ele que não iria aceitar. Só aceito anúncio direto no MercadoLivre. Ai ele insistiu... Eu permaneci batendo na mesma tecla, cria o anuncio que eu compro. Ele disse pode confiar e tal. Ai eu falei, deixa pra lá então. Resumindo: provavelmente ele se mandasse alguma coisa, seria uma pedra e eu não teria como reclamar e nem meu dinheiro de volta. Cuidado galera na foto do WhatsApp ta UP Games Brasil.
layo.win26/05/2019 22:45

Vi um video game na OLX, entrei em contato com o meliante pelo WhatsApp. …Vi um video game na OLX, entrei em contato com o meliante pelo WhatsApp. Ele me passou todas as fotos do video game e video dele funcionando. Ele falou que faz mercado livre. Falei... Blz, pode criar o anuncio. Ele pediu meu e-mail, ai mandei pra ele. Logo em seguida ele mandou uma solicitação de dinheiro no valor do video game. Ai ele tentou me explicar que daquele jeito o frete ja ta incluso e tal, aquela conversa tentando me enrolar. Ai eu falei pra ele que não iria aceitar. Só aceito anúncio direto no MercadoLivre. Ai ele insistiu... Eu permaneci batendo na mesma tecla, cria o anuncio que eu compro. Ele disse pode confiar e tal. Ai eu falei, deixa pra lá então. Resumindo: provavelmente ele se mandasse alguma coisa, seria uma pedra e eu não teria como reclamar e nem meu dinheiro de volta. Cuidado galera na foto do WhatsApp ta UP Games Brasil.


Pediu e-mail, pode saber!
E pelo email que ele te enviou, provavelmente era o mesmo sistema, transferência, sem cobertura. Se você tivesse pago, não iria recuperar o dinheiro, pois o mercado pago não assumiria. Nem mesmo pedra ele te enviaria, ele simplesmente sumiria do mapa.
Mnove125/04/2019 12:07

Vou contar minha má experiência.Eu vi um anuncio na OLX, se tratando da v …Vou contar minha má experiência.Eu vi um anuncio na OLX, se tratando da venda de um smartphone. Pelo baixo valor, eu suspeitei. O suposto vendedor dizia aceitar mercado pago, como forma de pagamento, e somente por esse detalhe eu resolvi arriscar.A minha mentalidade até então, era a de que o sistema seria o mesmo do mercado livre, ou seja, se o golpe se confirmasse, eu receberia meu dinheiro de volta. E é justamente dessa mentalidade que os golpistas aproveitam, porque o sistema do mercado pago é falho, e os favorece.O mercado pago não da cobertura em transferências, e é assim que acontece nas negociações fraudulentas. E é isso que eles irão alegar, citando inclusive o contrato, não assumindo nenhuma responsabilidade.Eu entrei em contato com o "vendedor" fiz perguntas, e me arrisquei. Ele me enviou o boleto via email, eu disse que não pagaria, que somente com mercado pago, me enviou o link. Questão de tempo até se confirmar o golpe.Entrei em contato com o mercado pago em seguida, abri mediação. Disseram que me dariam todo suporte. Também entrei em contato com o serviço do cartão, mas eles me aconselharam a esperar a resposta do mercado pago, então o fiz. A medição finalizou dias depois, sem nenhum contato da outra parte, e eles me retornaram dizendo resumidamente, que não se responsabilizavam. Entrei novamente em contato com o serviço do cartão, explicando toda a situação. Me orientaram! Contestaram a compra, estornaram o valor da compra, e se tudo corresse bem até o final da contestação, ele iria permanecer da mesma forma, caso contrario poderia ser só parcial. Até então eu não sabia de que forma iria ser, teria de esperar.Eu pesquisei sobre o golpista, ele ainda continuava golpeando da mesma forma. Inclusive eu entrei em contato com ele novamente, porém criei outra conta, me passei por outra pessoa Com isso obtive mais prints, inclusive dele dizendo que fazia mercado pago, pois assim ambos teriam segurança. Lembrando que desde o início eu printava, e guardava toda negociação. Eu descobri que a pessoa tinha criado uma conta no mercado pago, com um email que nem existia (sim, veja só como o mercado pago é confiável). E isso não impediu que usasse livremente todos os serviços, inclusive saque no mesmo dia. Aparentemente descobri a pessoa por trás, a responsável pelo saque. E pelo nome, encontrei dados que confirmava ser a mesma pessoa responsável pelo anuncio da OLX. (Apesar de tudo, tem a chance minima de ser mais uma vitima, por exemplo teve o celular furtado)Com isso eu resolvi ir ao PROCON, lá disseram que eu deveria ir ao juizado de pequenas causas. Fui no juizado, obtive orientação, marcaram pra que eu voltasse levando o necessário para abrir um processo.Levei todos os prints, comprovantes, tudo que era possível e foi pedido, eu levei. No processo eu inclui a suposta pessoa por trás do golpe (não tinha seu endereço, mas a senhora que me atendeu lá, disse que eu poderia incluir os dados que tinha,e pedir uma busca pelo endereço) O mercado pago, e a OLX. No processo, meu pedido era o de receber o dinheiro de volta, e uma indenização por danos morais.Uma data foi marcada, compareci. Somente os advogados que representavam a OLX, e mercado pago, estavam presentes. Até então a pessoa por trás de tudo, não tinha sido incluída no processo.O juiz me fez várias perguntas, respondi tudo. Fui até o fim, levou meses. Voltei lá algumas vezes, escrevi carta, respondi o que me foi pedido... No fim das contas, eu consegui. Recebi meu dinheiro de volta, e ganhei uma indenização. Infelizmente o foco principal que era fazer a pessoa por trás de tudo isso pagar, e evitar de que continuasse com os golpes, não foi possível, não incluíram no processo. Eu deveria ter feito um B.O antes, talvez assim tivesse obtido alguma resposta mais satisfatória.


Eu tive o mesmo problema, estou querendo fazer o mesmo processo, por acaso você poderia entrar em contato comigo para me ajudar?
Igor_SimoesBzU29/05/2019 16:00

Eu tive o mesmo problema, estou querendo fazer o mesmo processo, por acaso …Eu tive o mesmo problema, estou querendo fazer o mesmo processo, por acaso você poderia entrar em contato comigo para me ajudar?


Te mandei mensagem privada!
Um golpe q tá rolando agora é os caras fazerem um anuncio de um produto num preço mais baixo, ai vc compra e eles cancelam sua compra logo em seguida, acredito que é pra fazer contar como venda e subir a reputação.
Mnove129/05/2019 17:26

Te mandei mensagem privada!


Vi lá, te respondi.
leonardo.coutinhoImO29/05/2019 22:04

Um golpe q tá rolando agora é os caras fazerem um anuncio de um produto n …Um golpe q tá rolando agora é os caras fazerem um anuncio de um produto num preço mais baixo, ai vc compra e eles cancelam sua compra logo em seguida, acredito que é pra fazer contar como venda e subir a reputação.


Quando vc cancela uma venda sua reputação cai

O que pode rolar é fazer um preço menor pra vc "inteirar" via mercado pago, pro vendedor pagar menos taxa e voce perder toda sua garantia de dinheiro de volta. Enfim, golpe.
Editado por "picroger" 30 de maio
Poxa eu cair nesse golpe, estou com raiva, triste, pra completar fiquei desempregada, e vou ter que pagar algo que não recebi, gostaria de saber se a operadora do cartão a qual eu fiz essa maldita compra pode cancelar, estornar esse valor, me ajuda por favor
Se puder me dá uma dica
leonardo.coutinhoImO29/05/2019 22:04

Um golpe q tá rolando agora é os caras fazerem um anuncio de um produto n …Um golpe q tá rolando agora é os caras fazerem um anuncio de um produto num preço mais baixo, ai vc compra e eles cancelam sua compra logo em seguida, acredito que é pra fazer contar como venda e subir a reputação.


Aconteceu comigo de ontem pra hoje.

Comprei uma Xiaomi Mi Box 3. Mas o anúncio sumiu e o vendedor não me atualizou com nenhuma informação.
Acabei de cancelar.
FlaviaGomes29/05/2019 19:48

Comentário deletado


Se você tiver prints, prova, pode recorrer sim. Caso contrário fica difícil. Aciona o serviço do cartão, explica a situação, talvez consiga suporte com eles.
leonardo.coutinhoImO29/05/2019 22:04

Um golpe q tá rolando agora é os caras fazerem um anuncio de um produto n …Um golpe q tá rolando agora é os caras fazerem um anuncio de um produto num preço mais baixo, ai vc compra e eles cancelam sua compra logo em seguida, acredito que é pra fazer contar como venda e subir a reputação.


O lance é utilizar o mercado pago na base de transferências, essa as quais não dão cobertura. Aí darão jeito de que você faça a "compra" pelo link, o qual vai te direcionar para o mercado pago, porém em forma de transferência. Seu dinheiro vai, e fica por isso mesmo.
naissa.deoliveira30/05/2019 23:01

Poxa eu cair nesse golpe, estou com raiva, triste, pra completar fiquei …Poxa eu cair nesse golpe, estou com raiva, triste, pra completar fiquei desempregada, e vou ter que pagar algo que não recebi, gostaria de saber se a operadora do cartão a qual eu fiz essa maldita compra pode cancelar, estornar esse valor, me ajuda por favor


Só entrando em contato com eles, pra saber se irão dá suporte no seu caso. Se tiver o serviço de chat, entra lá. Explica a situação, contesta a "compra"
Qual a sua opinião?
Avatar
@
    Texto

    Análises/Dúvidas