Dúvida Assistência Samsung Autorizada

17
29 de agosto
Eu levei na autorizada da Samsung (Samsung Service Center) uma TV que soltou o conector da antena que fica soldado na placa. Me cobraram R$590 por uma nova placa de TV. Eu perguntei o que eles fazem com a placa quebrada e eles me disseram que a Samsung fica com todas as peças trocadas.
Se eu comprei uma placa nova, com qual direito a Samsung tem de ficar com a minha placa antiga quebrada? Quem me garante que eles só não vão soldar o conector da antena denovo sem trocar a placa? Gostaria de saber a opinião de vocês.
Complementos da Comunidade
Dúvidas
17 Comentários
Concordo com você. Se você está comprando a placa, a quebrada É SUA, e eles não podem ficar sem sua autorização. Ocorreu similar comigo quando quis trocar a bateria da moto (foca no momento), que ao trocar, o valor era um, se eu deixasse a bateria descarregada, ganhava desconto (ou seja, eles iam me vender a bateria a preço cheio, e ficar com a minha pra revender). Fiquei com minha bateria, troquei em outro local e vendi a velha na OLX. Resumo, não entendo a política da samsung, mas é sua.
Boa tarde! A política de descarte de materiais eletrônicos teve muitas mudanças. Pode ser exigência de algum órgão que a empresa faça o descarte do material trocado.
Numa conversa recente, soube que empresas...que por exemplo estão trocando PC's e monitores, não podem simplesmente jogar na caçamba, tem que contratar uma empresa especializada que vai destruir e descartar em local próprio (devido a materiais tóxicos/contaminação do solo/etc)
Uma empresa (reconhecida nacionalmente) contratou uma empresa para fazer tal descarte, porém a empresa reaproveitou e vendeu peças até com número de patrimônio. Por fim deu um baita problema pra empresa, que precisou pagar multa.

Agora vamos ao fato:

* Imaginemos que vc foi na assistência da esquina da sua casa, vc pode pegar a peça de volta ou simplesmente deixar lá? Pergunte ao técnico.
* Ou que vc mesmo faria a troca dessa peça, indo até "centro de SP" comprar a peça, se for exigência da Samsung eles avisam que é venda a base de troca.
*Outra opção é vc entrar em contato direto com a Samsung e saber se a informação passada é norma ou só esperteza do técnico.

Sabemos e não é de hoje que alguns agem de má fé, cobram por uma coisa e fazem outra.
Um conhecido levou o carro na revisão, pagou pra trocar uma peça que 6 meses depois quando foi vender o carro o mecânico que analisou disse que tal peça não foi trocada e, mostrou que a peça estava até rachada.
Sei que a placa eletrônica de lavadora de roupas Brastemp é assim.
Eu sei q a Apple tem essa política, vc nao consegue uma reposição se nao der a peça quebrada. Porem essa política é muito criticada e gera problemas de estoque. Fora q ela recentemente ja anunciou q vai mudar isso para smartphones pelo menos.

Nunca ouvi falar de outra empresa q faz isso, ainda mais com tv. Parece golpe.
Você quando compra uma TV adquire o equipamento com todos os componentes que a integram.
Levando numa autorizada, ou qualquer loja de conserto que seja, onde identifique um problema e sinalize a necessidade de substituição de peça (qualquer que seja), sendo esta cobrada, acredito, sinceramente, que se mantido na posse daquela sem que seja devolvido ao cliente (faltando seu consentimento, portanto, declaração expressa num documento) pode caracterizar o crime de apropriação indébita do Código Penal.

"Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Aumento de pena
§ 1º - A pena é aumentada de um terço, quando o agente recebeu a coisa:
(...)
III - em razão de ofício, emprego ou profissão."
Editado por "danmrj" 29 de agosto
Conversando com um técnico ele explicou que depende da empresa, realmente algumas empresas recolhem as peças trocadas.
Explicou tb que a troca da placa é comum quando a trilha quebra, pq na autorizada não pode ser refeita a trilha questão de padrão de qualidade. Então a placa é condenada mesmo, a placa custa em média $350 a diferença do valor é a mão de obra.
Pelo que entendi sua placa será trocada pela assistência e não pode ser e não será reaproveitada pela mesma.
JEM29/08/2019 22:16

Conversando com um técnico ele explicou que depende da empresa, realmente …Conversando com um técnico ele explicou que depende da empresa, realmente algumas empresas recolhem as peças trocadas.Explicou tb que a troca da placa é comum quando a trilha quebra, pq na autorizada não pode ser refeita a trilha questão de padrão de qualidade. Então a placa é condenada mesmo, a placa custa em média $350 a diferença do valor é a mão de obra.Pelo que entendi sua placa será trocada pela assistência e não pode ser e não será reaproveitada pela mesma.


3930661.jpgColocando foto porque foi para analise
Editado por "JuliusRock" 29 de agosto
JuliusRock29/08/2019 22:30

[Imagem] Colocando foto porque foi para analise


Vc tem toda a razão. Imprestavel ou não a placa velha é sua. Mais ou menos como quando vai trocar pneus. Os velhos se vc quiser vc leva. No caso da bateria referido acima muitas empresas dão desconto para vc fazer a substituição na base de troca. E isso acontece não porque a bateria velha vai ser aproveitada mas porque ela tem chumbo e isso tem valor.
Lembrando que não é qualquer assistência de esquina, é uma Samsung Service Center da própria Samsung. Hoje liguei lá e eles falaram que eu estou certo mas que são ordens da Samsung ?? Eu repeti, se estou certo, como vocês querem a peça que é minha? A atendente repetiu denovo que são ordens da Samsung

A TV já foi para o concerto (o seguro do cartão gold vai pagar (amém)).
Até segunda vai estar concertada e vou lá retirar e exigir minha placa ou o contrato.
Editado por "JuliusRock" 29 de agosto
JuliusRock29/08/2019 22:50

Lembrando que não é qualquer assistência de esquina, é uma Samsung Service …Lembrando que não é qualquer assistência de esquina, é uma Samsung Service Center da própria Samsung. Hoje liguei lá e eles falaram que eu estou certo mas que são ordens da Samsung ?? Eu repeti, se estou certo, como vocês querem a peça que é minha? A atendente repetiu denovo que são ordens da Samsung A TV já foi para o concerto (o seguro do cartão gold vai pagar (amém)).Até segunda vai estar concertada e vou lá retirar e exigir minha placa ou o contrato.



Sim, mesmo se não fosse autorizada se for norma da marca qqr assistência só pode obter peça nova mediante a entrega da condenada.
JEM29/08/2019 23:05

Sim, mesmo se não fosse autorizada se for norma da marca qqr assistência s …Sim, mesmo se não fosse autorizada se for norma da marca qqr assistência só pode obter peça nova mediante a entrega da condenada.


Mesmo que o cliente compre a peça? No caso isso só faria sentido se o cliente acionar a garantia do produto.
JEM29/08/2019 23:05

Sim, mesmo se não fosse autorizada se for norma da marca qqr assistência s …Sim, mesmo se não fosse autorizada se for norma da marca qqr assistência só pode obter peça nova mediante a entrega da condenada.


Incrível isso! Se está escrito em documento que o proprietário assine, logo, concorde com a cessão de um bem seu, tudo bem...
Agora querer achar normal que alguém fique com algo lhe pertence... sem que lei autorize ou cláusula de serviço (já citada acima) só porque são normas da empresa... Desculpa, mas é demais para a minha mente. Seja trouxa, mas não queira que os outros sejam!
Editado por "danmrj" 29 de agosto
JuliusRock29/08/2019 23:22

Mesmo que o cliente compre a peça? No caso isso só faria sentido se o c …Mesmo que o cliente compre a peça? No caso isso só faria sentido se o cliente acionar a garantia do produto.


Exatamente por esse motivo causa atritos, se for norma da empresa deverão entregar algum certificado/documento junto com a peça nova e retenção da antiga. Pois essas regras sempre estão nas letras miúdas que ninguém lê.
danmrj29/08/2019 23:24

Incrível isso! Se está escrito em documento que o proprietário assine, lo …Incrível isso! Se está escrito em documento que o proprietário assine, logo, concorde com a cessão de um bem seu, tudo bem... Agora querer achar normal que alguém fique com algo lhe pertence... sem que lei autorize ou cláusula de serviço (já citada acima) só porque são normas da empresa... Desculpa, mas é demais para a minha mente. Seja trouxa, mas não queira que os outros sejam!


Não acho normal, porém sempre que um consumidor se sente lesado pode procurar os órgãos de defesa do consumidor caso não chegue a um acordo com a empresa.
JuliusRock29/08/2019 23:22

Mesmo que o cliente compre a peça? No caso isso só faria sentido se o c …Mesmo que o cliente compre a peça? No caso isso só faria sentido se o cliente acionar a garantia do produto.


Exato! Na garantia é uma coisa.
Mas se está pagando pela nova peça e a substituição daquela defeituosa não perde a propriedade do que (antes) já lhe pertence.
JEM29/08/2019 23:43

Não acho normal, porém sempre que um consumidor se sente lesado pode p …Não acho normal, porém sempre que um consumidor se sente lesado pode procurar os órgãos de defesa do consumidor caso não chegue a um acordo com a empresa.


Órgãos de Defesa do Consumidor ou mesmo a Polícia!
Editado por "danmrj" 29 de agosto
JuliusRock29/08/2019 22:30

[Imagem] Colocando foto porque foi para analise




3930843-vHCjg.jpg tb está sob análise 🤦
JuliusRock29/08/2019 22:30

[Imagem] Colocando foto porque foi para analise


Sim, eu tb acho que a placa é sua e vc deve decidir se quer de volta ou não, afinal vc pagou por elas (condenada, placa+mão de obra)...
Te oriento a entrar em contato direto com a Samsung pelo site e sanar essa dúvida e reclamar do "mau" atendimento.
A pessoa não soube me dizer qual a política da marca, porém se essa for a política vc tem que estar de acordo ou pode procurar os órgãos de defesa do consumidor.
Se não me engano tem o chat online no site oficial.
Em questão de ressoldar a pessoa explicou que é difícil, pois as trilhas são finas e são feitas por "máquinas"...
Qual a sua opinião?
Avatar
@
    Texto

    Análises/Dúvidas