Como saber se uma loja é confiável? Dicas para não cair em fraudes em compras online

9
30 de agosto de 2018
Fala, Pelandos!
Tudo bem?

Notamos que alguns de vocês estão com algumas dúvidas sobre como descobrir se um site/loja é confiável ou não. Afinal, estamos falando de dinheiro e ninguém quer passar por transtornos na hora de comprar, não é?

Bom, antes de tudo é bom ressaltar que mesmo que o site seja seguro, isso não nos dá a garantia de que nenhum cliente terá problemas com ele, pois o processo de compra depende de diversos fatores (processamento do pagamento, separação do produto, envio, etc.) e, nesse meio tempo, pode ser que algum problema aconteça. Eu mesma já passei por transtornos com grandes e-commerces. Mas o fato da loja ter mecanismos e uma equipe para resolver problemas que possam surgir já é um indício de que ela se preocupa com o atendimento prestado. Inclusive, essa é uma das primeiras dicas para quem quer saber se uma empresa é confiável ou não. Vamos lá!

RECLAME AQUI

252739-M8i8N.jpg
É uma ótima ferramenta para saber como a loja lida com as queixas dos seus clientes. Inclusive, você pode pesquisar por lá se alguém já passou por um problema parecido com o que você teme passar. Por isso, vale a pena dar uma lida nas reclamações e ver como a empresa soluciona essas questões.

Ah, mas se a loja não tem nenhum registro no Reclame Aqui quer dizer que ela é boa?


Depende! Pode ser que sim, mas também pode ser que ela ainda não tenha tanta demanda para que as reclamações surjam e isso pode significar que a empresa seja ainda muito pequena. Então vale a pena continuar a pesquisa com outras ferramentas.


EBIT

O Ebit avalia experiências de compras de uma forma geral. Seja o momento da aquisição do produto ou o pós-venda. É uma ferramenta muito útil para avaliar a qualidade do processo de compra em si, mas dificilmente você verá uma marca respondendo reclamações por lá. Mas se uma loja é Diamante (excelente) ou Ouro (ótima) por lá já um bom sinal.


REDES SOCIAIS

Já que estamos falando de ferramentas para analisar opiniões de outros consumidores, é sempre válido checar se outras pessoas estão elogiando ou reclamando das lojas nas redes sociais oficiais do site. Dê mais atenção aos comentários, às avaliações e à maneira como a loja atende os seguidores e lembre-se de que isso é só mais uma forma de observar opiniões de outras pessoas, mas nunca se baseie apenas por análises feitas através desses canais.


NAVEGAÇÃO SEGURA


Isso você pode observar ao acessar a loja site e significa que o site possui autenticação de segurança. Parece complicado, mas é aquele cadeadozinho que fica ao lado da URL do site. Ter esse certificado não é garantia de que a loja te oferecerá um bom serviço, mas significa, ao menos, que a loja utiliza uma tecnologia para criptografar os dados que são enviadas do seu computador para o site, o que dificulta as ações dos hackers.

252739.jpg

CERTIFICADO DE SEGURANÇA


Existem várias empresas que apuram a confiabilidade de sites e emitem certificados de segurança. Geralmente, esses selos ficam no rodapé da página, são clicáveis e levam para o site da empresa que faz essa auditoria. É comum que sites fraudulentos também coloquem esses selos, mas eles não não poderão te redirecionar para outra página de autenticação.



252739.jpg

252739.jpg

DADOS DA EMPRESA


Todos as lojas virtuais são obrigadas a fornecer dados importantes como telefone, CNPJ, razão social ou endereço. Desconfie das lojas que não fazem isso e, caso forneçam, procure pela procedência dessas informações.


💡 DICA IMPORTANTE: sempre procure analisar com todos ou boa parte dos critérios citados acima. Além disso, tente seguir essas outras dicas abaixo:


  • Desconfie de preços extremamente baixos. Sei que estamos em um site de promoções ❤️, mas se um preço é realmente muito baixo, vale a pena parar um pouquinho e pensar se não é uma cilada.
  • Nunca faça transações por depósitos, nenhuma loja confiável trabalha com esse método de pagamento. Geralmente, além do famoso #boletinho, sites confiáveis trabalham com cartão de crédito e carteiras virtuais como Paypal ou Mercado Pago.
  • Preste atenção na URL do site. Existem algumas pessoas mal-intencionadas que colocam endereços muito parecidos. Por exemplo: americanaass.com ou ao invés de americanas.com.
  • Na dúvida, pergunte para pessoas de confiança. Sabe aquele amigo ou familiar que compra tudo pela internet e você sabe que ele sabe muito? Então, não custa nada perguntar para saber o que ele acha.
  • Ainda tem dúvida? Pode perguntar aqui na comunidade. Temos casos de usuários que tinha dúvidas e se ajudaram por aqui.

É isso, pessoal! Espero ter ajudado. Tem alguma outra dica que eu esqueci? Compartilhe aqui com a gente.
Complementos da Comunidade
Assuntos diversos
9 Comentários
Oi como fasso para ganhar brindes do Boticário obrigado e para dar de presente
Evertonlopes20 de outubro

Oi como fasso para ganhar brindes do Boticário obrigado e para dar de …Oi como fasso para ganhar brindes do Boticário obrigado e para dar de presente


Oi, desculpe a demora. Te marquei em uma promo que tem brindes.
Alguém tem informações sobre a loja Nytek? Eles estão com uns preços abaixo do valor de mercado, mas não tanto assim. Se alguém que tiver alguma experiência com essa loja puder compartilhar agradeço.
Eu fiz uma compra no site usebugado de uma blusa e estou na espera de recebe-la mas não informaram nada se a blusa já foi enviada ou um código dos Correios para rastreamento
Gostaria saber si alguém já comprou numa loja online chamada criativas onde vende celulares e produtos agrícolas si é confiavel
Olá bom dia gostaria de comprar um forno no sait tudo top mais não cei si e seguro alguém ai mim recomenda
Boa tarde gostaria de saber se essa loja virtual Tudoofbr existe, comprei uma prancha e não sei nada sobre a c
Tudooffbr existe???
Queria saber se alguém conhece e indica o site ustech shopping?
Qual a sua opinião?
Avatar
@
    Texto

    Análises/Dúvidas