Americanas Marketplace e notas fiscais

10
24 de julho
Eu estou comprando algumas coisas de segurança/monitoramento e fiz compras com esses marketplaces: Ziko Shop, Shoptelbras, Porto Materiais Eletricos, Tudo Forte, Loja Mega Store.

Ziko Shop, Tudo Forte, Loja Mega Store deu tudo certo, inclusive recomendo todas.

Porém a loja Porto Materiais Eletricos não enviou nota fiscal. Então resolvi cancelar e refazer o pedido na loja Shoptelbras. Dai pra minha surpresa, a Shoptelbras também não enviou nota fiscal.
Sem nota, como vou acionar a garantia do produto?
Bom.. dessa vez resolvi não cancelar e perguntei à Shoptelbras porque não tinha sido emitido a nota fiscal. Depois de perguntar, eles emitiram.

Conclusão: a Americanas não exije nota fiscal ou não controla, e por mais que eu não ligo para o roubo dos impostos, preciso da nota para ter garantia.

Gostaria de saber se eu não tive sorte, ou é comum isso. O que fazer quando a loja não emite nota? Cancelar? Pedir no chat a nota fiscal?
Complementos da Comunidade
Assuntos diversos
10 Comentários
É comum! Eu geralmente pergunto antes pela nota.
Eles fazem isso para sonegar ou são isentos e não são obrigados a vender com nota, exeto para CNPJ ou se o cliente pedir (Se não me engano apenas MEI e se for no mesmo estado)....mas normalmente e sonegar mesmo kkkk

Detalhe que ainda tem os que enviam nota falsa, mas da para verificar autenticidade no site nfe.fazenda.gov.br.......ja aconteceu comigo pelo menos 2 vezes.
Isso é comum. Pior, eu comprei um produto esses dias e a loja emitiu uma nota com um valor 20% menor KKK reclamei pra Americanas pedi a nota atualizada ou a devolução da diferença do valor, o vendedor emitiu uma nota de correção logo após, esses sonegadores...
Mas será que o marketplace pode se recusar a emitir nota? Tenho mais 2 produtos sem nota que pelo jeito vou ter que acionar o chat. Inclusive tem um que estava com 25% de desconto, preço muito abaixo de mercado, mesmo sem nota se chegar certo vale a pena, porém se eu exigir nesse caso, será que existe chance da pessoa se recusar? Porque o preço estava bem baixo.. E será que a Americanas garante?
Editado por "JuliusRock" 24 de julho
JuliusRock24/07/2019 17:35

Mas será que o marketplace pode se recusar a emitir nota? Tenho mais 2 …Mas será que o marketplace pode se recusar a emitir nota? Tenho mais 2 produtos sem nota que pelo jeito vou ter que acionar o chat. Inclusive tem um que estava com 25% de desconto, preço muito abaixo de mercado, mesmo sem nota se chegar certo vale a pena, porém se eu exigir nesse caso, será que existe chance da pessoa se recusar? Porque o preço estava bem baixo.. E será que a Americanas garante?



Eu tenho empresa (ME) e posso te informar com certeza, nenhuma empresa pode recusar emitir nota fiscal, mesmo se a emissão de nota for opcional (Nos casos do MEI por exemplo).
3842643-majNZ.jpg3842643-HDgtN.jpg
Respostas dos dois pedidos que faltavam a nota fiscal.

Como eu disse eu não ligo pra nota, mas são produtos eletrônicos da Intelbras, se der defeito preciso dela para acionar garantia.
Olha, comprei um Xbox One pelo Marketplace da Amazon e a situação parece a mesma...

Antes da compra perguntei pela emissão de nota fiscal e confirmaram que emitiam.

Resultado: recebi o aparelho, porém não veio nota. No lugar veio um "Pedido" com descrição do produto, valor, dados do comprador e do vendendor etc, contudo sem valor fiscal algum.

Já fazem dois dias e nada da nota. O vendedor diz que vai emitir, mas não dá certeza do dia. Parece enrolação...

Bom, pesquisando, descobri no site da Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo que é possível fazer uma reclamação pessoalmente junto ao Procon ou digitalmente pelo site da Nota Fiscal Paulista.

Lá informam que o prazo máximo para reclamação é até o dia 15 do mês subsequente ao da compra.

Se a empresa não emitir a nota fiscal após o prazo estabelecido na notificação do órgão pública.

A reclamação se torna uma denúncia e então a empresa será multada.

Na minha opinião, o negócio é o consumidor começar a entregar esses picaretas aí!

Abaixo, o link com maiores detalhes:

portal.fazenda.sp.gov.br/ser…spx
JuliusRock25/07/2019 14:47

[Imagem] [Imagem] Respostas dos dois pedidos que faltavam a nota …[Imagem] [Imagem] Respostas dos dois pedidos que faltavam a nota fiscal.Como eu disse eu não ligo pra nota, mas são produtos eletrônicos da Intelbras, se der defeito preciso dela para acionar garantia.


Ê, Brasiu... Desordem e regresso. Tudo para acabar com a CTPS azul. Boa sorte à geração que fica...
daniel.rubens26/07/2019 17:25

Olha, comprei um Xbox One pelo Marketplace da Amazon e a situação parece a …Olha, comprei um Xbox One pelo Marketplace da Amazon e a situação parece a mesma...Antes da compra perguntei pela emissão de nota fiscal e confirmaram que emitiam.Resultado: recebi o aparelho, porém não veio nota. No lugar veio um "Pedido" com descrição do produto, valor, dados do comprador e do vendendor etc, contudo sem valor fiscal algum.Já fazem dois dias e nada da nota. O vendedor diz que vai emitir, mas não dá certeza do dia. Parece enrolação...Bom, pesquisando, descobri no site da Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo que é possível fazer uma reclamação pessoalmente junto ao Procon ou digitalmente pelo site da Nota Fiscal Paulista.Lá informam que o prazo máximo para reclamação é até o dia 15 do mês subsequente ao da compra.Se a empresa não emitir a nota fiscal após o prazo estabelecido na notificação do órgão pública.A reclamação se torna uma denúncia e então a empresa será multada.Na minha opinião, o negócio é o consumidor começar a entregar esses picaretas aí!Abaixo, o link com maiores detalhes:https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/Paginas/Guia-do-usu%C3%A1rio-Reclama%C3%A7%C3%B5esDen%C3%BAncias---Consumidor.aspx


Boa... "Pena: Detenção, de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vêzes o valor do tributo." planalto.gov.br/cci…htm
cristianredrud24/07/2019 14:31

É comum! Eu geralmente pergunto antes pela nota.



Mas como perguntar? Perguntou para o Submarino? No marketplace do Submarino não tem como perguntar, a plataforma é o próprio site do Submarino que supostamente deveria exigir que todos emitam nota fiscal.
Qual a sua opinião?
Avatar
@
    Texto

    Análises/Dúvidas