Ajuda com dual boot Linux e Windows

1
15 de dezembro de 2019
Galera, chegou meu laptop G3-3590 com SO Linux Ubuntu instalado e queria uma ajuda de vocês pq passei muitos anos no sistema MacOS, fiquei de fora de muito aprendizado com relação a dual boot.

Esse computador vem com 1TB no HD e 128GB de SSD, imagino que o Ubuntu veio instalado no SSD (ainda não liguei a máquina, quando ligar já vai ser para fazer o dual boot). Pesquisei e vi que a melhor forma de fazer isso é formatando, instalando o Windows e só depois instalar o Ubuntu de volta. O meu uso vai ser 70% de Windows, o Ubuntu vai ser para coisas específicas que rodam com mais eficiência no Linux.

Minhas dúvidas são: Vou perder alguma coisa importante ao fazer isso? Eu deveria instalar os dois SO no SSD ou só o Windows? Como o SO vai administrar o que vai no SSD e o que vai no HD com o meu uso do dia-a-dia?

Agradeço as boas pessoas que puderem me ajudar a sanar essas dúvidas
Complementos da Comunidade
Dúvidas

Categorias

1 Comentário
Primeiro veja se a versão do ubuntu é a mais atual possível *18.04.3 lts, por fim vc pode usar o HD como disco local D para o restante dos arquivos do windows e /home para o ubuntu sem problemas. Sugiro a formatação para fazer o procedimento com maior conforto, primeiro instale o windows, dps o ubuntu.
O particionamento eu deixaria da seguinte forma
SSD 120GB, 70GB pro Windows e 50 pro / do ubuntu.
HD 1TB, 500GB pro disco D e 500GB para o /home.
Qual a sua opinião?
Avatar
@
    Texto

    Análises/Dúvidas