Lojas em destaque
As melhores, classificadas pela comunidade.
Descrição da promoção
avaliação sobre o equipamento: amp.guiadopc.com.br/a...ml (contribuição do amigo power de outra comunidade)
pela análise, é melhor que aqueles EPE da intelbrás.
se ligue nesse vídeo, se tens dúvidas se há proteção sem aterramento: youtube.com/w...RE (atente-se à "proteção diferencial", talvez seja melhor que nada)
notem que interiormente, o clamper pocket é bem similar ao da intelbrás.
pela análise, é melhor que aqueles EPE da intelbrás.
se ligue nesse vídeo, se tens dúvidas se há proteção sem aterramento: youtube.com/w...RE (atente-se à "proteção diferencial", talvez seja melhor que nada)
notem que interiormente, o clamper pocket é bem similar ao da intelbrás.
Promoções Pelando
As mais quentes pela comunidade
Ao comprar por meio de uma promoção em nosso site, o Pelando pode receber da loja parceira uma comissão sobre a venda.
/s/mercado-livre-1776453574069.png)
/s/vendor-containers-1779892687225.png)
/s/6eeef466-1b80-4df2-bb8e-92a2907ed562.png)
/s/magazine-luiza-1776453552806.png)
Sim, construção interna a nível da CLAMPER.
Proteção eficaz e ótimo acabamento
Não da pra ver detalhes dos componentes, mas da pra ver que tem 3 varistores, os capacitores parecem ok, não consegui ver nenhum fusível (talvez sejam os componentes brancos encapsulados ou estejam do outro lado do PCB).
Me parece uma boa compra, ele aparenta ter um projeto decente e um valor atrativo.
Não, isso é um filtro de linha.
isso é um DPS
Não, ele TAMBÉM é um DPS, mas não apenas isso, por filtro de linha ser um nome mais genérico, faz mais sentido, afinal o que um DPS faz nada mais é que filtragem dos surtos de tensão.
Como faço pra linkar dois comentários assim?
Olá. Ele é um DPS. Basta consultar o site da fabricante. https://www.intelbras.com/pt-br/dispositivo-de-protecao-contra-surtos-eletricos-bivolt-eps-302
Ele tem função filtro de linha também.
Só pelo navegador
Cara, é tipo nome comercial, maioria dos "filtros de linha" do mercado nem filtram nada, por isso usam outro nome para desassociar, mas de qualquer forma DPS é só uma das funções dele, não ele ao todo. Um exemplo é o Upsai FHT-1200, que é muito bom também, tem as mesmas proteções (na verdade ele é superior) e é vendido como "filtro de linha".
Enfim, como eu já disse, DPS é uma filtragem, por isso prefiro chamar de filtro de linha, também ajuda diferenciar do DPS que vai no quadro de distribuição, mas no fim tanto faz chamar de DPS, filtro de linha, protetor de surtos, filtro de linha com protetor de surtos, etc ... o importante é a outra pessoa entender.
pra mim isso não é um filtro de linha. concordo que o clamper multi proteção. iclamper.. podem ser chamados de filtro de linha. mais esse aí não.
Não, é melhor o intelbras (exceto se seu estabilizador for senoidal, o que duvido).
senoidal é nobreak.
Pois é. Tava achando q eu q nao tava entendendo... Como q estabilizador quebra a onda... No final é o cara q não sabe o q é estabilizador. Foda viu. A galera podia evitar de falar besteira.
cara o filtro de linha clamper multiprotecao é o melhor do mercado.... você deveria comparar esse com um equivalente da linha clamper que seria o clamper pocket. eu acho a construção desse aqui pau a pau. até difícil falar qual é melhor.
corrigindo. ele é melhor que o clamper pocket. pois o pocket não tem filtro de linha
esse não presta. é uma régua comum.
Dá uma olhada na diferença de construção de ambos:
Entendi, valeu.
Que continue assim.
sim. esse realmente me surpreendeu. tá qualidade do clamper.
Comprei recentemente um Roteador Gigabit da Intelbras por menos de 300R$ que estupra um da TPLink aqui que custou quase 800R$.
roteador intelbras são os roteadores tenda importados. a intelbras importa e coloca seu logo... inclusive o app do tenda funciona no intelbras e o intelbras no tenda.
acabou gente, mas ainda tem esse: amazon.com.br/dp/B07VPCYLTK/...YLTK/
mesma capacidade (10A) mas com apenas uma tomada
Posso usar uma régua com outros dispositivos nele ?
esse protetor suporta no máximo 10 (10 amperes), caso a soma de tudo que você ligar não passe disso, sem problemas.
pra calcular isso, divida a potência (normalmente em Watts) do equipamento pela voltagem (110V ou 220V), e você terá a amperamem necessária. por exemplo, uma sanduícheira em casa consome 1500W (watts), em casa é 220V, logo 1500W/220V=6.8A.
agora pea saber o valor final, se vai aguentar, faça essa mesma conta pra todo equipamentos que vai ligar na régua, se essa soma de amperes der menos de 10, então sem problemas, se passar, é melhor pegar um protetor de mais amperes (acho que tem um clamper pocket de 20A). o valor em amperes do protetor deve sempre ser maior que o da soma ok?!
abraço!
Obrigado, bem esclarecedor (y)
Vou procurar o de 20A
Errado! Esse dispositivo tem proteção para locais sem aterramento!
No entanto, é óbvio que uma sistema com aterramento fica bem mais protegido que um sem.
Nenhum DPS protege contra surtos sem ter aterramento. Sem aterramento o surto corre pelo neutro.
PS. Trabalho na área
com todo respeito ao seu trabalho... então a clamper - por exemplo - tá enganando os clientes com o produto abaixo, prometendo (apesar de reduzida se em relação à versão com aterramento) proteção diferencial???
lojaclamper.com.br/dps-iclamper-pock...10a/p
referência (clamper e engehall): youtube.com/watch?v=B14QsoUgGRE...UgGRE
Eu conheço a clamper e conheço seus produtos, dentro do DPS tem um varistor que trabalha com circuito aberto em condições normais e fecha quando há surto, o surto tem que correr para algum lugar, normalmente o aterramento, se não houver aterramento o surto vai desviado para o neutro e com isso irá ocorrer um grande aumento do potencial do neutro em toda a instalação, aquele ponto estará protegido, mas o restante da instalação irá sofrer com esse aumento de potencial, (você protege um mas o restante estará sujeito aos efeitos dos surto) o DPS tem que ser instalado em cascata, no quadro elétrico e no ponto da tomada.
Ele irá cumprir seu papel mas como te disse, o restante da sua instalação irá ficar vulnerável
bom, eu entendi o que você disse, mas eu não acho que isso não signifique que "Se não tiver aterramento na casa, não serve de nada, fica até mais perigoso"
pra mim é claro que o dps classe III só protegerá o equipamento nele ligado, e que apesar de ter um classe II no quadro, os surtos vindos da rede interna devem também ser protegidos
mas como eu disse, não concordo em dizer que não serve pra nada, pois serve, a questão válida acho que seria alertar quem compra, que isso protegerá apenas o equipamento nele ligado, mas que isso não substitui a instalação do classe II e III nos outros dispositivos
bom, eu não sou profissional na área, isso tudo é teoria, se eu estiver errado peço que me corrija pra que eu aprenda, mas com base no que já li e assissti sobre isso (pois estou planejando instalar aqui em casa), foi isso que absorvi... e como já disse, não to aqui pra desmerecer, apenas questiono pra aprender mais
Então, se você ir por base que a maioria das casas não tem aterramento e um fabricante tem que vender e precisa fazer um produto que venda e não pode correr o risco de o produto não fazer seu papel então você começa a entender a lógica.
Seu equipamento vai estar protegido com esse DPS, mas todos os outros que não tiver vão correr o risco.
Então esse DPS cumpriu seu papel naquele ponto e o resto da instalação não é problema dele.
Se você acha válido seu computador estar protegido e queimar o restante da casa beleza.
Sem o DPS capaz que você só perca um equipamento aleatório, e corra o risco nos outros
Com o DPS você protege 1 e aumenta o risco de perder os outros.
Meu conselho é que você instale um DPS no quadro de entrada e faça um aterramento, (você pode usar as próprias ferragens da fundação da sua casa) por hora você pode até não levar o terra para as tomadas, porque o surto vai ser desviado antes
entendi! certamente você complementou minha base de conhecimento, e meus planos eram esse mesmo, colocar o do quadro e com o tempo ir comprando pra cada tomada aqui em casa. valeu!
Cara, vc tem algum material sobre isso? porque não fez sentido pra mim.
Varistor é uma resistência, que no caso funciona como um divisor de tensão. Não é como se ele desviasse a tensão e aumentasse o DDP nos outros dispositivos, os outros aparelhos vão ter o mesmo surto que houve nele, isso não muda. Inclusive se isso acontecesse, em teoria iria reduzir o surto nos outros dispositivos também, afinal aumentando a tensão no terra/neutro, iria reduzir o DDP.
Considere o varistor como um disjuntor ao contrário, (ele muda o estado com a variação de tensão), vamos supor que houve uma elevação da tensão para 5000V ele fecha o contato desvia a corrente até chegar no valor que ele deixa passar que é mais ou menos 1200V (que é a faixa que todo equipamento suporta) se ele desviar para o neutro que é para ter referência do terra 0V (Esquema TN) você irá ter um aumento do seu referencial em relação a fase em todo o circuito então no terminal de outro equipamento onde era para chegar no máximo 1200V vai estar (5000-1200) 3800V
Eu entendi isso que vc quis dizer, na ultima frase cito essa sua ideia, mas como falei, não faz sentido ao meu ver.
Então vamos pensar que é um disjuntor ao contrário (sem resistência), então ele vai desviar toda a tensão, ou seja, fechou os contatos da entrada, certo? Ai o que acontece?
Um curto ... e o que acontece num curto? A tensão do primeiro fio vai toda pra do segundo fio? queima todos equipamentos ligados na mesma rede? Não, Não, no máximo os equipamentos vão sofrer subtensão, pois como sabemos, a corrente irá por onde a resistência é menor, no caso o próprio fio.
Esse "aumento" que você está falando, fica entre os terminais do próprio varistor e precisa ser dissipado por ele, no caso se houver terra, ele vai ajudar exatamente nisso.
É um curto, só que estamos falando de microsegundos.
Há dois casos surto por descarga atmosféricas e surto por chaveamento na rede.
Na descarga é alta frequência e tensões altíssimas, o direcionamento é para a terra.
Por chaveamento é frequência industrial e o caminho da corrente é para a fonte e não para a terra. (A terra não é sumidouro da corrente e sim um caminho)
O DPS vai abrir caminho para a corrente, criando um curto entre fase-terra, quando o DPS é usado sem o terra o curto é entre fase e neutro (a corrente tem que ir para algum lugar e não vai ser consumida no DPS) momentaneamente o neutro terá uma tensão mais elevada que dá própria fase.
Talvez o que não está entendendo é porque estamos falando de corrente alternada e não continua.
O varistor no circuito eletrônico tem uma função bem.diferente.
Então, mas nisso ai eu concordo, inclusive confere com o que eu falei, porém ela vai sim ser consumida no DPS caso não haja aterramento, até porque como o fusível seria acionado? Não tem esse "aumento de potencial no neutro" que você está falando, pelo menos desconheço, se você me disser que propriedade faz isso, qual teoria seria, eu pesquisaria melhor para entender.
E no caso não vejo tanta diferença por ser corrente alternada, pois no caso do varistor seria um circuito puramente resistivo. O teste mais simples inclusive seria: pegar uma resistência de baixo valor e ligar nos terminais elétricos, aguentaria uma fração de segundo e logo queimaria, sem "aumento de potencial no neutro", nem nada ... aconteceria o mesmo com o varistor.
O varistor não é carga , nem resistência, ele não consome nada, o varistor é um centelhador , quando rompe o dielétrico dele ele passa a conduzir , nada mais é do que uma chave, o fusível que deve estar dentro dele é para caso ele entre em curto interno o fusível irá romper para parar de conduzir corrente. Em circuito eletrônico é fechado o curto e faz queimar o fusível, no elétrico não.
pior que é verdade. quando não tem o aterramento. o surto entra pela fase e vai embora pelo neutro. o varistor serve pra "limitar" a tensão. ele somente vai proteger o equipamento que está com a proteção. os outros que se foda e leva todo a carga. não vejo isso como ser "perigoso". só vai acontecer naturalmente o que acontece em casos de descargas.
Isso que vc tá falando é um transistor, ele é uma resistência, o próprio nome dele é de resistência (Voltage Dependent Resistor). Ttem os gráficos de tensão por corrente/resistência nos datasheets pra que?
Exatamente, e o varistor é capaz de causar esse curto, acionando o fusível e impedindo que o equipamento sofra com isso.
Em circuitos eletrônicos sim, em alternada não. Ele é um centelhador .
Todo mundo confunde isso
youtube.com/watch?v=Y6LXBKaqNUA...aqNUA
Um video sobre varistor, recomendo o pessoal assistir.
Quando chega a uma certa tensão ele passa a conduzir.
Mais ou menos, é a curva de tensão por corrente/resistência (1min 56seg do vídeo), como já falei varias vezes. A resistência dele cai e por isso aumenta a corrente (lei de ohm). Não importa se é corrente continua ou alternada.
O que acontece é que vc tem uma resistência alta o suficiente para que a corrente se torne desprezível, com o aumento de tensão essa resistência cai e a corrente aumenta, se tornando considerável, podendo chegar ao ponto de ser considerado um curto circuito.
Você está fazendo suposições, entenda como quiser.
Eu já falei eu sou engenheiro eletricista e especialista em proteções. Já expliquei de um jeito bem leigo para enter. Cabe a cada um interpretar de qualquer maneira.
Sei mais.
Não estou supondo isso, está no vídeo e tem mais um monte de material que posso mostrar confirmando o que eu disse.
Inclusive aqui tem outro video, agora do Wagner do WR Kits, canal que recomendo muito
youtube.com/watch?v=sagtLriVat8...iVat8
Tem um teste prático no canal dele também, mas tá meio pela metade.
Eu não sou leigo e ser engenheiro eletricista não acho que seja um bom argumento.
Amigão, você é do tipo de cara que quer parecer que sabe de tudo e quer causar intriga, sua Bíblia é YouTube a minha são livros e profissionais com anos de profissão, trabalho, tenho mais de 15 anos na área.
Eu estou explicando da melhor forma, está em dúvida, te passo o contato dos engenheiros da clamper que conheço.
Cara. a primeira coisa que falei com você foi pedir alguma referencia para entender melhor e até agora só tem sua palavra, que por sinal mudou algumas vezes, longe de mim saber tudo, mas então o contrário é válido? Você então sabe tudo?
Se o problema são os videos, abaixo tem referencias de 2 livros e 1 artigo, porém do youtube é mais fácil de passar o link. Inclusive o Wagner do canal que passei é engenheiro eletrônico, já que isso importa tanto.
"Metal Oxide Varistor are also current/voltage clamping devices. But the devices differ in operation from clamping diodes by using a variable resistance instead of a p-n junction as the control device. The Metal Oxide Varistors resistance decreases rapidly above the predetermined clamping voltage so that when fitted across power lines or between the power line and ground, the device will act as a short circuit directing the electrical transient current/voltage away from the sensitive electronics. [...]
Features high current handling, high energy absorption capability, and fast response times"
Mouser, um dos maiores distribuidores de semicondutores do mundo (br.mouser.com/news/bourns-ebook/mobile/i....html)
"At very small currents, less than 0.1 mA, the varistor behaves like a simple resistor (Rleak). At very large currents, more than 100A, the varistor responde is dominated by the bulk resistance of the device (Rbulk). [...]
The varistor should not dissipate appreciable power during normal system operation. The effects of tolerance on both Vn and the system voltage must be included in this determination."
Protection of Electronic Circuits from Overvoltages; Ronald B. Standler; Cap. 8 - Varistors
Também tem um pequeno artigo do Instituto Newton C Braga, que é bem reconhecido:
"[...] componentes que absorvem transientes. Estes componentes possuem uma resistência que muda com a tensão aplicada. Esta resistência cai abruptamente possibilitando a circulação de correntes intensas quando a tensão ultrapassa certo valor."
(newtoncbraga.com.br/index.php/almana...stors)
Por favor, me passe o contato então, assim eu questiono eles.
Varistores 14k de 300V
Fusíveis de 115C 10A 250V
Capacitor classe X2 100nF 300V
Capacitores de 2.2nf
Achei bom, bem honesto pelo valor, nível iClamper energia 5.
já acabou novamente :/
"[...] Na ocorrência de um surto elétrico, a tensão se eleva de forma abrupta e a resistência elétrica do varistor diminui, tornando-se como uma chave fechada e este será o caminho de passagem da corrente de surto elétrico, onde esta corrente não passará pelo equipamento e o varistor também limitará a tensão do surto para um valor suportável pelo equipamento protegido.
Os outros equipamentos que não estiverem conectados ao protetor, podem ser afetados pelo surto elétrico, não por causa do caminho criado pelo DPS, mas sim pelo surto elétrico que já está sendo conduzido no circuito elétrico e em outros condutores metálicos que estejam na edificação."
Ou seja, não vai prejudicar os outros equipamentos em volta (estes "só" receberão o surto) e irá sim proteger o equipamento, mesmo sem aterramento.
Ah é, esqueci de mencionar, foi o Max da Silva do suporte técnico que me passou as informações.
Me passou alguns diagramas e normas técnicas como referencia também, caso alguém tenha interesse.