Pelando
Junte-se a nós no App e descubra as melhores promoções do Brasil
Baixar
WhatsApp Pelando
As promos mais insanas já vistas! Clique e receba no WhatsApp

NuSócios | Nubank

NuSócios | Nubank
Expirado
Ver produtos similares

Essa promoção expirou, mas você ainda pode encontrar outras aqui!

kravor01nov 2021

Acredito que seja sim o propósito do site, amigo.

Inclusive peguei o meu há alguns minutos atrás.

22
maycaonov 2021

Só uma dica, quem não declara imposto de renda, não compensa pegar essa promoção. O tanto de trabalho que você vai ter pra declarar, seja fazendo sozinho ou contratando um contador, não vale o valor da BDR. Edit: erro de digitação

286

@maycao‌ tá achando que vai ganhar quantos milhões com essa BDR?

175
vpaiva18nov 2021

@Geraldo_NetoTHy‌ 1real em bolsa precisa fazer declaração completa do IR.. então atenção

=

170
dbromoldnov 2021

@maycao‌ Não sabia dessa, tem como reverter?

1
samuel111nov 2021

@maycao‌ Só terá que pagar o imposto de renda se for vender as BDRs depois de um ano.

Mas sinceramente, acredito que ninguém venderá, já que depois de um ano essa BDR provavelmente continuará se valorizando.

Obs: Declarar imposto de renda é algo que todos cedo ou tarde vão ter que aprender a fazer. Não tem muito o que fazer. E particularmente não vejo trabalho nenhum em fazer, principalmente depois que você pega o jeito.

61
lucasbxnov 2021

@Samuel_Pinho‌ então posso pegar tranquilo e não vou precisar fazer? Só se no caso eu for vender?

3
gonocnov 2021

@Lucasbx‌ Isso de vender ou não é válido apenas para ações. Qualquer quantidade de BDRs precisa ser declarada.

32

@Lucasbx‌ Se não vender vc não precisa pagar imposto, mas vai precisar declarar de qualquer forma.

36
samuel111nov 2021

@Lucasbx‌ Declarar, acho que vai precisar sim.

Mas pagar, só terá que pagar se eu não me engano 15% do lucro que você tiver com a venda.

Mas considerando que uma BDR deverá vir com um preço de mais ou menos 10 reais, acho que se tiver lucro terá que pagar coisa de centavos.

Mas é como eu disse, uma hora ou outra todos terão que saber declarar.

É aquela máxima, vc vai preferir ficar na preguiça de aprender a declarar IRPF e perder a chance de ganhar dinheiro "de graça"?

E não é como o amigo falou aí. Não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem dezenas de tutoriais no youtube.

9

@Lucasbx‌ se tiver BDR, tem de declarar. Qualquer ativo em bolsa obriga declaração (não quer dizer q tens d pagar nada e nem fazer declaração completa, mas tem d fazer)

13

@maycao‌ mano kk essa bdr em novembro de 22 vai ser 1/6 da ação equivalente a mais ou menos 12 reais Kkkkk

2
vpaiva18nov 2021

@maycao‌ DECLARAR É DIFERENTE DE PAGAR IMPOSTO!!!. qualquer 1 real vai ter que declarar, mas pagar só se vender com lucro...

20
lucasbxnov 2021

@Samuel_Pinho‌ Obrigado galera, vou ir atrás de aprender então. Vlw!

@Geraldo_NetoTHy‌ errado. Você vai precisar pagar darf(uma % do seu lucro) se vender. Independente de vender ou nao, se vc tiver 1 real na bolsa de valores vc é obrigado a declarar IR todo ano. No caso desse bdr vc so vai precisar declarar em 2023( referente ao ano de 2022).

6
maycaonov 2021

@vpaiva18‌ mas o problema não é pagar imposto, o problema é fazer a declaração mesmo, uma pessoa que não precisa NÃO deveria se preocupar com isso enquanto não recebe um valor recorrente acima do mínimo para a declaração

107
thiagomdgnov 2021
225
maycaonov 2021

@vpaiva18‌ o trabalho que a pessoa vai ter que ter pra aprender a declarar BDR em IRPF não vale os 12 reais, é simples

23

@maycao‌ e preciso?

1
rondamonnov 2021

@vpaiva18‌ precisa não. Ações com menos de 1000 em caixa não precisa declarar segundo o manual do programa da receita

9
lamark88837nov 2021

@RonDamon‌ informação FALSA. negociou 1 centavo = deve declarar no próximo ano.

26

@Samuel_Pinho‌ eu jogo tudo nos peitos do contador, é terrível pra mim aprender, devo ter alguma limitação.

2
renan_nov 2021

@maycao‌ declarar a BDR não leva nem um 5 minutos pra incluir no IR.

12
rondamonnov 2021

@lamark88837‌ não precisa, o próprio programa da receita menciona isso.

1

@lamark88837‌ Provavelmente não é falsa porque eles devem distribuir só em janeiro, aí só declara em 2023.

Edit: Vi o vídeo e eles só vão te dar o bdr ano que vem mesmo.

3

@maycao‌ bem observado

@Renan_‌ Problema não é o tempo que leva. Problema é ter que declarar pra quem não precisava.

5
rondamonnov 2021

@lamark88837‌ Acabei de tirar o print do Ajuda do programa do IRPF:

Imagem do comentárioImagem do comentário

Código 31 é pra ações e 49 pra BDRs (ainda não tem categoria própria pra ele).

Links pra imagem caso a compressão do Pelando destrua a qualidade: imagem 1 e 2.

9
maycaonov 2021

@willianmfaria‌ KKKKKKKKKKK verdade, só os contadores online incentivando o pessoal a ganhar 12 reais pra declarar todo ano

8
priscilasnov 2021

@Reidner_Cavalcante‌ tô fora 10 reais e ficar declarando imposto.

3
allan.munisnov 2021

@Samuel_Pinho‌ vale lembra que tem um app que baixa no pc e faz o processo bem simples

1
andrewolfnov 2021

@maycao‌ Isso não procede, também achava que era assim, mas fui pesquisar e existe um limite de 1000 reais onde caso o valor das suas ações não passe disso não é necessário declarar. Pode pesquisar aí.

1
jncoenov 2021

@maycao‌ A própria receita diz que não é obrigatório declarar baixos valores (<1000 reais). Você pode, mas se não declarar eles não vão te colocar na malha fina por isso.

4
kozuki_odennov 2021

@maycao‌ Você acha mesmo que a Receita Federal vai bater na sua porta por causa de um fucking BDR?

7
pedrosillvanov 2021

@jncoe‌ Mas se não é necessário declarar, pq a propria NuBank fala que é necessário?

1

@maycao‌ declarar imposto kkkkk tá morto, vou declarar nada não

1
lucianamarthnov 2021

@Marcos_Argolo‌ somos dois. Na única vez que achei que dava conta, caí na malha. Não sei como pode, parece um bloqueio rsrs

2

@Lucasbx‌ vai precisar declarar que vc tem ações.

2

@maycao‌ exato, e atenção que quem é dependente, se declarar imposto, perde a dependência. E seu responsável "perde" o dinheiro que ele iria receber

3
joaoboscosjrnov 2021

@Lucasbx‌ pegou declarou, não tem saída, tô.com problemas porque não sabia dessa regra. Se pegar, mesmo qu3 não lucre, vai ter que declarar

1

@maycao‌ só usar mycapital

iniciantexnov 2021

@vpaiva18‌ Que eu saiba o IR em bolsa é para transações acima de $20.000.

3
g_cortes04nov 2021

@Samuel_Pinho‌ só paga imposto se vender com lucro acima de 20k em um mês.

1

@vpaiva18‌ conversa tenho mais de 3k na clear, 2k espalhado por aí e faço a declaração simples toda vez.

1

@maycao‌ kkkkkk falou tudo kkkkkk

1
silvamnov 2021

@maycao‌ O Nubank disponibiliza anualmente o informe de rendimento para seus clientes. Eu declarei a primeira vez neste ano e o informe do Nubank foi o mais fácil, pois eles explicam passo a passo de como declarar. Creio que este não será o problema.

1

@maycao‌ eu não declaro imposto de renda e invisto na bolsa, nunca precisei declarar.

@maycao‌ Na vdd, declarar esse BDR na Bolsa é tão simples, que a pessoa não vai gastar nem 5min para aprender. Vale lembrar que BDRs não tem intenção de imposto na venda, tal como as ações tem em até 20mil. Vendeu o BDR vai ter que pagar (Talvez não no caso da Nubank, já que ela vai ser o titular/gestor do BDR e só vai lhe passar a titularidade se você descidir ficar com o BDR.

2

@HarpiaDosBugs3540‌ todos que negociaram ativos na Bolsa de Valores precisam declarar esses papéis no Imposto de Renda, independentemente do valor.

6minutos.uol.com.br/imposto-de-renda/inv...2021/

3
lessa_camaranov 2021

@maycao‌ q trabalho cr? Kkkkk 2 minutos declara esse bdr..e nem é obrigado a declarar 1 bdr...

1
goncnov 2021

@Willams.Nunes‌ Galera, vcs se matando de medo de como declarar. Um baita app chamado Grana, me ajudou demais. Você sincroniza o app com o sei CEI (uma central da registros de suas operações da bolsa), e no período de declaração eles geram um relatório muito simples de como declarar e o que declarar, coisa incrível, te falam os botões exatos e etc. Certeza que pode ajudar muito vcs nessa parte de declarar o IR.

6

@luis.fontoura‌ negativo, apenas pra modalidade day trade tem a obrigatoriedade, no método que invisto só acima de 20 mil reais é obrigado a declarar.

@jncoe

povo ta achando q a receita vai gastar o tempo de um auditor q ganha 30k mes para botar na malha fina uma bdr de 10 conto.

4
davisilva_0nov 2021

@maycao‌ não tem muita dificuldade realizar a declaração. Principalmente ser um valor pequeno.

maycaonov 2021

@dbromold‌ comentário do @CaioHenriqueSantos‌ :

Eu aceitei e me arrependi entrei em contato com o suporte e pedi o cancelamento, mas é irreversível caso cancele

dcruznov 2021

@maycao‌ eu estava preste a fazer este comentário. Quem tem ações na bolsa, independente do valor delas, é obrigatória a declaração ao LEÃO 🦁

3

@maycao‌ pois eu vejo como uma ótima oportunidade das pessoas aprenderem a declarar.

squirtlenov 2021

Segundo o próprio site da Receita, dentre os que são obrigados a declarar se encontra quem:

Obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

Fonte: gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos...edade

Portanto, mesmo que a pessoa tenha comprado uma ação por 1 centavo, tem que fazer a declaração - o que é diferente de pagar imposto!

Então quem não declara passará a ter que declarar simplesmente por conta de possuir esse BDR aí. Não vai pagar imposto, mas vai ter o trabalho de fazer a declaração. É isso que o autor do primeiro comentário tentou avisar.

4
guilhermeesnov 2021

Comprei 100 reais de açoes ano retrasado e não declarei, levei uma mulra de 30 mil reais da receita fedaral, e ainda fui esculachado la no posto da receita, me chamaram de vagabundo e sonegador, se eu fosse vcs não compravam não

1

@maycao‌ não tem como cancelar?

@VineGonc‌ Mas aí tem um problema, não é muito recomendado usar o CEI para fazer a declaração, porque ele não inclui as taxas e emolumentos. Nesse caso, é recomendável, usar as notas de corretagens msm.

@Renan_‌ Sabe onde eu posso aprender a fazer esse processo de declarar a BDR?

maycaonov 2021

@MarleneBallonecker‌ comentário do @CaioHenriqueSantos‌ :

Eu aceitei e me arrependi entrei em contato com o suporte e pedi o cancelamento, mas é irreversível caso cancele

oliver2000nov 2021

@maycao‌ uma ação só a receita não vai atras de você... pode ficar tranquilo....kkkkk

@maycao‌ eu não declaro,meu esposo declara e sou dependente dele no imposto,e agora? quero cancelar essae NuSócios

1
luccassouzanov 2021

@dbromold‌ Provavelmente deve haver uma opção de reverter. Tenta entrar em contato com o nubank através do chat. Mas já adianto: O nubank possui um suporte muito bom. Com ctz irão explicar o passo a passo na hora de realizar a declaração do IR.

ericalmeidanov 2021

@Renan_‌ O problema é que muita gente se quer declara IR.

2
jose.pnov 2021

@maycao‌ Tem um valor mínimo de renda que precisa ser ultrapassado pra declarar, duvido que a venda dessa ação vai gerar lucro suficiente pra ter que declarar.

otavio_ramosnov 2021

@maycao‌ vim aqui pra dizer isso, mas vc já disse kkkkk

@vpaiva18‌ declara ao completa? Tá doido? Só se vc LUCRAR mais de 20 k.

Oi pessoal, sou contador há mais de 10 anos @HarpiaDosBugs3540‌ 5 anos para a Receita fiscalizar e emitir as multas por falta do envio de declaração quando se está obrigado

sllalownov 2021

@Geraldo_NetoTHy‌ pode ser 1 centavo. Mexeu com renda variável, tem que declarar

sllalownov 2021

@Renan_‌ quem dera fosse só isso. O que acontece se o bdr do Nubank passar por algum evento, tais como bonificação, desdobramento ou agrupamento, evento de follow on/up, cisão ou redistribuição ou ainda emissão de ativos compensatórios, quais procedimentos devem ser feitos na sua carteira?

sllalownov 2021

@RonDamon‌ informação incorreta. 1 centavo, tem que declarar

sllalownov 2021

@Samuel_Pinho‌ não vê trabalho nenhum? Certamente você não sabe fazer a declaração direito então.. é horrível. Se a empresa tiver algum evento então, aí complica de vez

@Rodrigo_qdC‌ Hoje em dia a malha fina é automática, fiscal nem fica sabendo, só querem a multa a partir de R$ 165 de quem não declarou mesmo sendo obrigado por lei

@Wiliam_Silveira

esse valor n pega. Tem um valor minimo.

carlos_mnov 2021

@vpaiva18‌ só porque tem grana na bolsa precisa fazer declaração completa? Negativo... Você pode fazer a simplificada e declarar as suas ações lá... Não é pq vc declara suas ações pq ela vira completa... Acho que vc misturou um pouco

@VineGonc‌ Declaração de IR deve ser feita preferencialmente pelas Notas de Corretagem, que considera os custos e retenções pela competência, que não constam, ou constam em período equivocado, no CEI. Mas isso é mais difícil de dar problema, fazer pelo CEI ao invés de pelas Notas, só se forem valores altos.

camposelbernov 2021

@maycao‌ bem isso mano, investir em ações pelo banco inter e foi uma burocracia doida pra poder declarar dps. Tbm não recomendo.

O que a mensagem inicial está atentando é para o fato de que quem não é obrigado normalmente a fazer a declaração vai precisar fazer somente por conta dessa BDR. Mas não precisa ser a completa, pode ser a simplificada.

O lançamento do BDR não é um bixo de 7 cabeças, mas se tens outras receitas, bens e dívidas indico procurar um contador para não ter dor de cabeça (já peguei pessoa leiga que tentou fazer a declaração sozinha, lançou em lugar errado e hoje está pagando parcelado mais de R$ 8 mil de multa por tentativa de sonegação).

Fundamentação Legal:

IN do Imposto de Renda

Art. 2º Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2021 a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2020:

III - obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do Imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

§ 2º Fica dispensada a inclusão, na Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2021, os seguintes bens ou valores existentes em 31 de dezembro de 2020:

III - conjunto de ações e quotas de uma mesma empresa, negociadas ou não em bolsa de valores, e o ouro ativo financeiro cujo valor de constituição ou de aquisição seja inferior a R$ 1.000,00 (mil reais); e

Ou seja, a pessoa pode até não precisar incluir o BDR na ficha de bens e direitos por conta do valor menor que R$ 1 mil, mas estará obrigada a apresentar a declaração, sob pena de multa por atraso/não entrega e ter o CPF irregularizado.

4
beethovennov 2021

@maycao‌ Comentário mais sensato desta promoção. E tem gente ainda falando q fazer essa declaração dura só alguns minutos...

A questão nem é tanto o trabalho. É a falta de conhecimento de centenas de milhares, talvez de milhões, de Nubankers que forem aderir a essa promoção sem saber que vai precisar fazer declaração de IR no ano que vem só por causa dessa 'mísera' ação

1

@maycao‌ probelma não é declarar, mas pagar mesmo. BDR se declara como uma ação normal, mas em operações com lucro, independendo do valor do lucro acima ou abaixo de 20k, tem que paagr o DARF mensal. Chato é isso.

Hoje pra declarar renda variável no IR é moleza, temos o YT ai.

@vpaiva18‌ ta doido? Só precisa declarar caso tenha lucro na venda e acima de 20k mensal

willymanoelnov 2021

@maycao‌ No site do Nubank diz não é preciso declarar o ano de 2021 em 2022.

Imagem do comentário

@Kozuki_Oden‌ Não vai bater na sua porta, mas vai deixar teu CPF irregular e gerar uma bela multa. Aconteceu comigo alguns anos atrás.

1
rondamonnov 2021

@sllalow‌ já mandei prints do programa do IRPF, incorreta é a informação que precisa declarar. Evite passar fake news.

sllalownov 2021

@RonDamon‌ você não sabe o que está fazendo.

sllalownov 2021

@WillyManoel‌ vai ter que declarar 2023, então não é indiferente

sllalownov 2021

@Rodrigo_qdC‌ o valor mínimo é 1 centavo

asantananov 2021

@Sponge.Robert‌ Isso é para o cálculo mensal. Você precisa declarar sim no imposto de renda anual. Outra coisa que a isenção é apenas e tão somente para ações. BDRs, ETFs e opções, por exemplo, não têm essa isenção.

rondamonnov 2021

@sllalow‌ reclame com a Receita. Peguei as informações direto do programa do IRPF.

sllalownov 2021

@RonDamon‌ quem manda é a norma da RFB, não o programa. Onde no programa diz não ser obrigatório declarar renda variável? Você realmente sabe mexer nele?

rondamonnov 2021

@sllalow‌ no Ajuda oficial. Já mostrei prints aqui, tu chegou com o bonde andando passando informações erradas. Prints: 1 e 2. Se vc não concorda, reclame com a receita. Esses dados são oficiais, estou apenas repassando.

sllalownov 2021

@RonDamon‌ agora que eu vi, você está confundindo participação societária (de uma empresa limitada) com ações de uma empresa de capital aberto (listada em bolsa) onde a declaração é OBRIGATÓRIA, INDEPENDENTE DE QUANTO VOCE INVESTIU

jncoenov 2021

@Guilhermees‌ uma linda história não fosse o fato de que declaração omitida sem imposto devido tem multa limitada a 1,5% para pessoa física. A declaração é só obrigação acessória. Ainda que existisse tributo devido não pago (e no caso não há) uma ação de 100 reais nunca vai gerar multa nesse valor. Se a história é real, você ou precisa recorrer administrativamente ou foi vítima de um golpe de um funcionário público

o_aprendiznov 2021

@Marcos_Argolo

Foi assim que eu descobri uma dívida em meu CPF de 8 mil reais.

Aconselho a você fazer a sua!

1

@O_Aprendiz‌ valeu.

kozuki_odennov 2021

@JosuéGarcia‌ não é algo automático amigo. É bem difícil acontecer.

rodrigopfnov 2021

@Douglas_Lemes‌ Não é assim que funciona, a pessoa que é dependente continua dependente, só precisa o responsável fazer a declaração normal do dependente e declarar os bens do dependente como sempre tem que ser feito, só que além das contas/bens do dependente vai precisar declarar esse BDR.

@maycao‌ já desisti por causa disso 🥺

fulanonov 2021

@maycao‌ Declarar imposto de renda não é bicho de sete cabeças, o problema é ter de pagar imposto 😅

Eu nunca declarei IR, aí ano passado coloquei uns 80 reais na bolsa, resultado, esse ano meu CPF ficou pendente de regularização porque eu não declarei esse valor, se investir 1 real, é obrigado a declarar IR.

1

@vpaiva18‌ pagar imposto de renda e declarar são coisas diferentes.... Vc paga ao negociar alguns tipode de investimentos, mas se a renda total no ano não atingir o teto nada muda. Não precisa declarar IR

1
hyloong_nov 2021

@maycao‌ Aos lacradores e desinformados: se você investir 1 real na bolsa você é obrigado a fazer declaração do imposto de renda (foi assim que eu me ferrei ano passado, botei 20 reais em uma corretora e fui obrigado a correr atrás de contador, pro causa de 20 reais, 1 real de lucro)

carlosvininov 2021

@maycao

Valeu pela dica.

Eu não declaro imposto de renda, e não compensa o trabalho de declarar por causa de uma única ação do nubank.

Já mandei um e-mail perguntando como desistir.

rocklegendsnov 2021

Pagar imposto sim, mas vai ter que declarar qualquer 1 real que tiver em acoes ou bdr

dani_oaknov 2021

Gente, #outradica, meu marido esse ano não era obrigado a declarar imposto de renda (entrou ano passado no emprego, não deu o valor mínimo), mas mesmo assim eu simulei o imposto dele e acabei declarando, pois ele tinha mais de 400 reais a restituir! Então sugiro sempre simularem, mesmo quando não é obrigado.

@dbromold‌ só é cancelar eu msm cancelei

1
dbromoldnov 2021

@antonio.anthony‌ não estava achando a opção por causa do horário, mas já pedir para tirar tudo de la

@MarleneBallonecker‌ nesse caso ele vai ter 2 minutos de trabalho a mais kkk, na sessão de declarar ações tem uma aba para ações do dependente

Espero q dê pra ver aqui no print

Imagem do comentário

@maycao‌ nossa não ganhar uma ação de graça por motivo de: vai dar muito trabalhinho declarar :(

leo.gnov 2021

Compensa sim! Declarar BDR é mais facil que Fiis e Ações!

Tem vários vídeos que ensinam, é pratico e rapido e não paga nada pra declarar!

riquinhoricknov 2021

@Geovane_Borges‌ onde foi que vc viu que seu CPF tava assim?

richternov 2021

@Samuel_Pinho‌ Se a cota for R$ 10 eu vou encher a mão.

@maycao‌ Se a pessoa não tem mais nenhum outro investimento/bem para colocar no IRPF, é super simples colocar essa BDR na declaração. O problema é quando a pessoa tem vários imóveis, alugueis, renda fixa, planos de saúde, dependentes, carros, ações, FII etc. aí sim, o negócio fica uma tripa.

thanos_alinov 2021

@vpaiva18‌ sem falar que é atrelado ao Real… se fosse em dólar aí talvez…

@maycao‌ quem nunca declarou imposto eh pq tem poucos bens e/ou fontes de renda. Declarar pela primeira vez vai ser super simples nesse caso. Só olhar uns tutoriais da própria Receita.

rupereiranov 2021

Valeu pelo post amigo, já compartilhei no WhatsApp pra quem conheço e tem Nubank.

1
chriscriptonov 2021

qual rendimento?

2
diegohnov 2021

@ChrisCripto‌ de 200% a falencia. É bolsa, não existe rendimento, exite aposta ou muito estudo.

3
evelynnnov 2021

Por um segundo pensei q era anúncio de um cristal

10
apenaslixonov 2021

@VitorG0‌ kkkk.

1

Vantajoso é pro nubank mesmo. Vão fazer marketing e adquirirem clientes na corretora por míseros 10 reais

[Eu fico pensando, vão dar BDR para quantos? 20 milhões de pessoas? Quero nem ver a quantidade dessas que sequer irão fazer sua declaração anual pq não se atentaram a esse detalhe.

Será que isso é realmente tão benéfico assim para os investidores a troco de 10 reais? Pq dá forma que será feito... sei lá. Eu enxergo muito mais apenas para trazer valor ao nubank.]

60
samuel111nov 2021

@PabloTeixeira

Para o NuBank óbvio que é, senão não fariam esse programa, mas é inegável que tbm é bem vantajoso para esses novos investidores que vão poder ter uma experiência prática de investimento e até crescerem mais com educação financeira.

Poderão adquirir mais conhecimento sobre investimentos, bolsa de valores e e terem um grande crescimento econômico.

Então não vejo prejuízo nenhum para os investidores, apenas benefícios. Benéfico também para o país e para outras empresas da bolsa que ficarão mais exposta para milhares de novos investidores. É excelente para os dois lados. Na minha opinião, foi uma jogada de mestre.

85

@Samuel_Pinho‌ Mas eu fico pensando, vão dar BDR para quantos? 20 milhões de pessoas? Quero nem ver a quantidade dessas que sequer irão fazer sua declaração anual pq não se atentaram a esse detalhe.

Será que isso é realmente tão benéfico assim para os investidores a troco de 10 reais? Pq dá forma que será feito... sei lá. Eu enxergo muito mais apenas para trazer valor ao nubank.

Para fechar com chave de ouro mesmo seria eles lançarem um curso de como declarar IRPF hehehehe

A e claro, quanto mais sardinhas melhor, assim quem sabe posso vender algumas porcarias aq que tenho heheheh

2
thiaguinnnov 2021

@PabloTeixeira‌ eles falaram que quando estiver próximo vão ensinar a declarar. Hoje eu já declaro mesmo. Vou so incluir mais um item. Tava pensando em comprar outras partes, Nubank não tem cara que vai cair na bolsa

@Samuel_Pinho‌ a questão seria, o quão correto é jogar uma BDR na mão de 20 milhões de pessoas, assim do nada? Não digo juridicamente, mas enfim. Sei lá hahahahah

Até hoje nos temos tecnicamente um pouco menos de 4 milhões de investidores, imagina jogar 20 milhões, literalmente "do nada" onde uma parte não vai se atentar a todos os riscos enfim.

Investidores ganham? Ganham.

Brasil ganha? Ganha.

Nu sócios ganham? Alguns sim, outros não.

Nubank ganha? Ganha muuuuito, de forma absurda, acredito que vai ser quem mais vai ganhar nessa brincadeira, será praticamente a nova Caixa Econômica, só que como uma corretora.

4
priscilasnov 2021

@PabloTeixeira‌ prefiro meus cdbs mesmo kkkkk ganho sem fazer nada

1

@Samuel_Pinho‌ exatamente! Eu sou mais um dos poucos que investe na bolsa de valores.

Infelizmente no Brasil não há incentivo à educação financeira. Logo muitos enxergam como desvantagem.

1

@PabloTeixeira‌ imagina o tanto de gente que vai ver e se interessar pela plataforma de investimento do nubank

edu_ferreiranov 2021

@josegomes‌ amigo, perdão pelo incomodo, mas como você investe na bolsa, deve saber, como faço para entrar nesse "ramo"? Digo, aonde exatamente começar? Algum curso, alguma faculdade, algum canal no YouTube, ou algum link de algum site que já me dê algo para seguir. Se puder ser expecifico, por exemplo, faculdade de tal área, curso de tal área, canal de tal pessoa do YouTube

1
promo.vininov 2021

@PabloTeixeira‌ Muita gente pagando aqueles 165 reais por atrasar a declaração depois de ter visto seu CPF irregular. Vai se engraçado!

3

@Edu_Ferreira‌ cara, primeiro de tudo acho que é conhecer teu perfil, de verdade, se é conservador, moderado, arrojado, sem querer abraçar tudo de uma vez, senão vai sofrer e talvez abandonar tudo. Ver se teu perfil suporta day trade, se é mais swing trade, se é de ações, ou mais na segurança e menos dados a analisar dos FIIs, talvez de fundos de investimento para pegar conhecimento dos gestores.

As áreas mais importantes são economia, contabilidade e administração, além de ser interessante conhecer o ramo de negócio da empresa que queira comprar a tese de investimento.

1

@Edu_Ferreira‌ Tiago Reis (Suno Reaserch), Ramiro Gomes (Clube do Valor), Alexandre Winkler (este fala mais de renda fixa mas é bem didático e tem alguns vídeos relacionados ao mercado de renda variável tbm. Tds têm canal no youtube.

1

@PabloTeixeira‌ detalhe que é bdr da nova empresa do nubank e não do nubank em si... acho que chama nutrade algo assim

@PabloTeixeira‌ nossa que mentalidade linda, deve ser o novo warren buffet.

@DaviCarvalho3572‌ uma mente magnífica reconhe a outra

1

@PabloTeixeira‌ então c tá confirmando? Rsrs

@PabloTeixeira‌ não tem almoço gratis mesmo. Isso é jogada pra conseguir cliente na corretora. 10 reais por cliente é um otimo preço, mas acho que eles não verificaram a qualidade dos clientes. Nem todo mundo vai continuar usando a corretora (a maioria não). Enfim... Quem quiser 10 reais pra resgatar daqui um ano com chance de valorizar ou desvalorizar, pode pegar rs

@Eduardo_Rodriguest2Y‌ pelo que vejo eles não se importam muito com "qualidade", gostam de números. Não é atoa que liberam 50 reais de limite, gostam de quantidade.

legatusvinixnov 2021

Como se consegue?

compramuitonov 2021

Cada "promoção" que tem aparecido por aqui.....

5
vanessahnov 2021

@compramuito‌ se não te interessa esse post, é só ignorar colega... Vc não é obrigado a comprar tudo que é postado aqui... Não é o que vc procura ou tem interesse, basta apenas ignorar e ser feliz. #paz

6
compramuitonov 2021

@Vanessah‌ paz eu digo pra vc. Essa poluição na comunidade com promoções idiotas não tá legal e pronto. Vamos ser realistas né

2

@compramuito‌ idiota pra ti, mas tem gente que acha interessante, e a vida segue

jgn7nov 2021

@compramuito‌ agora vc fala em nome de todo mundo ?

1
compramuitonov 2021

@JgN7‌ não! Falo em meu nome. Se você entendeu todo mundo, vale dar uma conferida no português.

jgn7nov 2021

@compramuito‌ blz xarope

1

@compramuito‌ pois é, toda hora um promoção aleatória aqui nos alertas... vejo o sininho e acho q é algo q to esperando, mas não é.

@Vanessah‌ não tem como ignorar uma vez que esta no alertas(desktop) e venho ver se é algo q coloquei alerta mas nunca é...

chato demais isso!

compramuitonov 2021

@kaikesantana‌ pelando cresceu muito, agora é isso que temos, infelizmente.

paranoid8nov 2021

@compramuito‌ Se não te interessa, só ignora man. Tem muita gente interessada como você pode ver pelos comentários. Ou marca lá para receber notificações só de produtos que te agradam.

1
jonathan.9nov 2021

Pra quem está com dúvidas no imposto de renda, a Nubank responde essas questões.

https://blog.nubank.com.br/nusocios-imposto-de-renda/

2

@Jonathan.AM‌ Quem nunca declarou imposto de renda, precisa em tese declarar só por conta desse investimento na NU? Ou quem nunca precisou declarar, pode continuar não declarando? Sou meio leigo com esses assuntos. Desculpa a pergunta.

@Wesley_Cassio‌ em 2023

O que o Nubank ganha oferecendo isso de "graça"?

1

@GuiiFigueiredo‌ seria apenas a maior corretora do Brasil. Vão usar esse número como marketing

1

@GuiiFigueiredo‌ clientes!

O nu nao vai dar a bdr. Ele vai reservar sua cota e vc é quem vai "comprar" c o dinheiro dado por elea. Basicamente é isso.

Masss, para atuar no meecado de ações vc deve ter conta em uma corretora de investimentos. E o nubank adquiriu recentemente a easy invest que hj é a nu invest.

Para receber a BDR do nubank vc vai precisar abrir uma conta na nu invest.

Imagine 20 milhoes de novos clientes, com despesa de apenas uns 10 reais, aproximadamente.

Para conquistar um cliente o nubank gastaria muito mais do que 10,00. Então é por isso que ele ganha.

A nu invest em 2 meses vai ter milhões de novos clientes. Podendo se tornar, inclusive, uma das corretoras c mais clientes do Brasil. E a BDR nao pode ser vendida em menos de 12 mesea. Ou seja, por 1 ano essas pessoas estao vinculadas a nu invest.

Entende? Eles estao " comprando clientes" por um preço mto menor do que realmente custaria.

Masss quem se interessa pelo mercado de ações e pensa em começar a investir, eu penso que é uma otima oportunidade. E de graça. Eu ja reservei a minha e talvez compre algumas a mais. Sou cliente Nu e acho que eles vao crescer muito e as ações vao valorizar em algum momento

4
fariaganov 2021

@AlineSalvador‌ tem umas corretoras que dão 50, 100 reais pra entrar

1
alexy1985De graça, até injeção na testanov 2021

@GuiiFigueiredo‌ infla artificialmente o numero de investidores na plataforma, depois usa esses numeros para inflar o numero no balanço. O Banco Inter faz coisa parecida....

Alias, essas fintechs tem o simples objetivo de aumentar seu banco de clientes e servicos pra depois vender no mercado. Se olhar o lucro liquido dessas empresas, vera que as vezes é menor que até uma empresa de "fundo de quintal".

@gabelfaria‌ sim. É a mesma estratégia. Só que o nubank ta pagando menos.

1

@alexy1985‌ sim. Bem por aí mesmo. O nubank deu prejuízo ate recentemente. Mesmo assim se manteve e conseguiu um super investimento do maior investidor.

@AlineSalvador‌ mas eu vejo crescimento. Sou cliente Nu desde o inicio e amo. Ja testei outros mas sempre fico nele. Eu aposto muito no crescimento deles. Acompanho tb alguns investidores e eles tem uma visao interessante p futuro do nu. Eu vou me arriscar

Gente, para leigos q não entendem nada de investimento compensa ?

@Jessicafreiri‌ compensaria porque é de graça.

Masss realmente compensa se vc ja atua na bolsa ou se pretende atuar em algum momento. Se vc quer aprender a investir na bolsa, ter ações, etc, é uma oportunidade.

Vai ter uma parcela de uma ação de graça. Mas vai ter que estudar sobre isso no proximo ano e entender como funciona p atuar de verdade.

5
fabio.tamosnov 2021

Gente, quem não quiser, só não pegar ! Vida que segue …

12
pedrxlucxsnov 2021

peguei, espero que não seja difícil declarar imposto de renda kkk

1

@pedrxlucxs‌ é feito em 5 minutos, e só precisará fazer em 2023. E vai por mim, em 2023 esse "investimento" pode valer algo.

2
sllalownov 2021

@pedrxlucxs‌ extremamente difícil. Se tiver QUALQUER evento corporativo nas ações (bonificação, por exemplo) tem que fazer recálculo e ajuste. Quem fala que é fácil, certamente declara errado (usando PM de corretora) e não faz ideia do que tá dizendo

1
pedrxlucxsnov 2021

@sllalow‌ poh kkkkkkkkk se eu soubesse antes

@pedrxlucxs

é chato, mas as corretoras mandam um informativo com os dados

pedrxlucxsnov 2021

@Mendigo-Gourmet‌ o jeito vai ser aprender, felizmente tenho um tio que também pegou, ele já declara imposto então já é melhor que nada

Declaro o IR todos os anos, nunca declarei minhas ações kkkkk. Não estou dizendo q estou certo, longe disso, mas tinha visto q a declaração era obrigatória somente apartir de um "lucro x", então nunca me preocupei com isso kkkkk

2
maicon.abnov 2021

@Ricardo_SantosLima‌ Eu tive prejuizo com dolar e indice futuro e levei multa pq n declarei kkkk O lucro a partir de X q vc falou é Carne leão esse vc tem que recolher no mês não final do ano.

1

@Ricardo_SantosLima‌ A declaração é obrigatória tendo lucro, prejuízo, ou mantendo ações. O mais provável é que o nível que você opera é baixo, e aí não pegam na estatística (sem querer ofender). Tubarão não deixaria o império desabar por um deslize. Sem contar que no ano em que tiver uma quantidade boa, vai explicar como que agora tem 1000 de uma, 800 de outra...? Manda declaração retificadora.

1

@JulesWinsfield‌ então, comecei a uns 2 anos, apliquei mil reais, vendi as ações em alta por 1600, e apliquei tudo em outra ação, onde nesse último ano acúmulo uma grande desvalorização, já deveria ter incluído essas ações a 2 anos então, principalmente as transações de venda kkkkkk

@Ricardo_SantosLima‌ Tive que declarar mesmo isento de imposto de renda, e olha que estava tendo prejuízo com os papeis. Provavelmente não te pagaram porque você declara IR, só não colocou as ações.

@vinicius.brum‌ pode ser, eu já declarava antes de comprar os papéis, pelo q vi tem 5 anos pra cair na malha fina, tem só 2 anos q comprei os papéis, ainda dá tempo de cair nessa Malha kkkkk

npelandonov 2021

@Ricardo_SantosLima

Você pode fazer agora uma declaração retificadora e ficar tranquilo.

sllalownov 2021

@Ricardo_SantosLima‌ a receita federal pode te cobrar os últimos 5 anos, com multa juros e correção. Só pra avisar

@sllalow‌ se vc ler minha msg acima vai ver q eu msm já tinha falado sobre isso.

wanessaspnov 2021

Como faz para solicitar??

maicon.abnov 2021

O tanto de multa que o governo federal vai arrecadar de gente que vai ganhar e não vai declarar kkk' Meu primeiro ano na bolsa só perdi dinheiro com futuros e ainda levei uma multa pq n sabia q tinha q declarar prejuizo.

9
aandersonnov 2021

@Maicon.ab‌ mas não precisa. Pelo menos é oq eu achava kkkkk

3

Nunca vi um quase banco enganar tanto o pobre como o Nubank. Engana mais que o carne do baú.

7

Tomara que não nos empurre para o NuInvest, não quero usar outra corretora além da Warren.

2

LEMBRANDO GALERA, QUALQUER VALOR EM RENDA VARIAVEL É NECESSARIO DECLARAR À RECEITA FEDERAL, CASO CONTRARIO ESTA SUJEITO À ENJOANÇA NO CPF

1

Aos que falam que não é vantajoso:

  • Já receberam algum papel como ITSA4, ITUB3... ?

  • XPBR33 ( BDR da XP investimento) está batendo R$184,00

  • Seja um papel BDR da XP, NUBANK ou uma miséria de ação da OI ( que custa R$1,06) tem que declarar, porém no programa da Receita federal, isso demora nem 10 minutos, uma vez ao ano.

12
neto_pereiranov 2021

Galera, parece que esse primeiro ano a pessoa não precisa declarar IR. Pq vai estar no período de 12 meses de lock up. Daí só depois de um ano, se optar por não vender a BDR que vai precisar declarar em 2023.

4
paquinhonov 2021

@Neto_Pereira‌ mesmo se vender precisará declarar, pois terá o registro que vc teve a BDR

carlsnov 2021

@Neto_Pereira‌ eu entendi q no primeiro ano não precisa declarar pela parte de "ajuda" deles ... mas essa parte de "se optar por não vender a BDR que vai precisar declarar em 2023" que não ficou claro, e inclusive a ajuda deles da a entender o mesmo que você.

então se chegar nos 12 meses, e eu quiser vender eu não preciso declarar em 2023 ?

diego.osnov 2021

Não peguem, se não declaram imposto de renda (por não chegar ao mínimo).

Se pegarem, vão ter que declarar.

2

Agora eu vou poder ser sócio da "Anira"

2

@henrique.venancio‌ kkkkkkk Pensei nisso kkkkkkk

1
matheus47nov 2021

o trampo de declarar não vale isso

Mas no caso se eu aderir hoje, já vou precisar declarar.

1
grobandrenov 2021

@micael.dantas‌ claro q nao, vc soh declara se tem lucro. Se vc comprou por 10 reais e dps de 1 ano ela valer 1000 reais, e dps disso vc vender, ai sim vc precisa declarar.

1
sllalownov 2021

@grobandre‌ não fala bobagem. Se tiver 1 centavo, tem que declarar. Você tá confundindo ter que declarar com ter que pagar imposto

sllalownov 2021

@micael.dantas‌ vai ter que declarar só em 2023. Mas é trabalhoso. Se você não pretende investir em renda variável, sai fora disso

1
paquinhonov 2021

ATENÇÃO.

Quem não declara Imposto de Renda e aceitar receber essa BDR do NuBank, ficará automaticamente obrigado a declarar IR no ano 2023 referente ao exercício 2022 (pois os 12 meses de permanencia obrigatórios da BDR não contam) pois independente de vender, ter lucro ou prejuízo, somente em possuir uma ação ou BDR a lei te obriga a declarar IR e caso não o fizer eles bloqueiam seu CPF.

CURTA PARA O PESSOAL VER

P.S.: Essa BDR deve sair aproximadamente por uns R$10,00. Nada certo ainda, mas só para ter uma noção.

217
vanessa_swnov 2021

@Paquinho‌ eu aceitei lá no app, mas nao sabia. Como faz para se descadastrar?

6
paquinhonov 2021

@Vanessa_SW‌ ainda nem vi nada da parte cadastral dessa promo. Se alguém souber se há essa possibilidade ajude a moça.

A princípio, creio que não havendo nenhum campo para esse cancelamento, vc deve conseguir enviando e-mail para o suporte.

2
maycaonov 2021

@Vanessa_SW‌ comentário do @CaioHenriqueSantos‌ :

Eu aceitei e me arrependi entrei em contato com o suporte e pedi o cancelamento, mas é irreversível caso cancele

3
rafacabrimnov 2021

@Paquinho‌ desculpa ser leigo, mas eu peguei esse tal de BDR e não sabia que tinha que declara imposto de renda. Se eu não declara da ruim?

2
skydarkcoldnov 2021

@Paquinho‌ será que vai ser necessário declarar? Porque parece que é na bolsa americana, não sei se quem tem investimentos fora do Brasil tem que declarar no IR

2
celio.juniornov 2021

@Paquinho‌ quanta bobagem

1
carlsnov 2021

@Paquinho‌ é bom você editar novamente seu comentário. na área de “ajuda” no app diz que não precisa declarar em 2022.

Imagem do comentário
23
paquinhonov 2021

@rafacabrim‌ (a receita não ignora valores baixos. Idem comentário abaixo do .@VVRV‌ ).

Possuir uma ação/bdr já te enquadra nos critérios de obrigatoriedade de declaração. Nesse caso ela iria bloquear seu CPF, aí iria acusar quando vc fosse fazer algo num banco por ex. Aí teria que fazer uma declaração de Ir atrasada referente ao ano que vc teve posse da bdr e não declarou, e pagar uma multa.

6
paquinhonov 2021

@Carls‌ vou editar. Nesse caso então exclui-se apenas o período de 12 meses, mas continua obrigado a declarar no ano de 2023,referente a 2022.

4

@Carls‌ Não precisa declarar em 2022 mas vai precisar em 2023.

4
carlsnov 2021

@willianmfaria‌ e eu por acaso disse que não teria que declarar em 2023 ?

1
paquinhonov 2021

@skydarkcold‌ BDR é como se fosse uma ação brasileira que te dá direito a ter um percentual da ação estrangeira. No caso o NuBank vai abrir capital lá, mas terão as bdrs aqui no Brasil.

Em resumo o Brasil compra algumas milhares de ações lá dos EUA e vende aqui o direito de vc possuí-las em reais

3
vvrvnov 2021

Pra quem acha que é pouca coisa e a Receita vai ignorar, conto o que aconteceu comigo.

Durante a pandemia quando caiu as ações eu resolvi comprar 1 ação da Petrobrás para testar como era investir, no mesmo ano eu vendi e parei de investir. 1 ano depois fui tentar fazer uma transferência e não consegui porque meu CPF estava irregular, minha conta estava travada sem pode fazer movimentação nenhuma. Tive que fazer imposto de renda atrasado (trabalhão para aprender a fazer), pagar uma multa de R$165 e até agora não sei ainda se está resolvido.

Resumindo, ter ações não é brincadeira. Não é só comprar e largar lá, as corretoras são obrigadas a enviar para Receita tudo que você faz e eles não ligam se você tem R$10 ou 1 milhão em ações.

13

@Carls‌ E eu por acaso disse que você não disse?

1
ylpnov 2021

@Paquinho

Como já declaro tô de boas rsrs

1
edu1644nov 2021

@Vanessa_SW‌ É só pedir para cancelar a NuSócios.

2
renanl23nov 2021

@Paquinho

Observe que depois dos 12 meses, quem aderiu ao NuSócios, pode escolher não ficar com a BDR, e essa operação de venda é realizada pelo Nubank, não pelo cliente, que nem mesmo abriu conta na corretora, logo acredito que seja possível participar sim, receber o valor, sem ser obrigado a declarar. Essa informação está no prospecto na página 77

, citada como "Opção B".

4

@Renanl23‌ você tirou as palavras da minha boca, é isso daí mesmo.

1
paquinhonov 2021

@Renanl23‌ fica mais claro o entendimento de que vc já recebe a BDR, deve permanecer com ela sem poder vender pelo período de 12 meses, e aí sim escolhe ficar com ela ou não. Ou seja, essa escolha acarreta em permanecer em carteira ou vender.

1
carlosvininov 2021

@Vanessa_SW

É só entrar no chat do Nubank, e pedir pra sair do Nu Sócios.

1
renanl23nov 2021

@Paquinho

Não tem como receber uma BDR sem ter conta em corretora, a operação de venda é realizada pelo Nubank, nem mesmo a nota de corretagem estaria em nosso CPF, portanto quem operou na bolsa foi o Nubank, e não o cliente, que recebe apenas os valores resultantes dessa venda, seguindo claro a escolha da "Opção B", não a "Opção A". Por isso acho equivocado falar que quem aderiu tem obrigação de declarar, seria quem aderiu e desejou a BDR após os 12 meses.

joaoboscosjrnov 2021

@rafacabrim‌ teu CPF fica bloqueado para tudo, até fazer depósito em banco no caixa eletrônico... abrir conta em banco, financiar, fazer cartão, tomar posse de serviço público, prestar vestibular em faculdade/universidade pública... praticamente tudo....

Caraio, os comentários só tem investidor sênior

9
yanjonas1nov 2021

prefiro bitcoin vlw

Vou comentar aqui só pra ver a galera reclamando ano que vem que caíram na malha fina por não declarar as ações hahahahahahaha.

2

E declarar IR? NO THANKS

mas vale o post pra quem quer

Opa, aqui deu certo!

Peguei, valeu pelo aviso.

rogextremenov 2021

Senhores, só paga Imposto de Renda (20%) se tiver lucro com DayTrade, ou seja, comprar e vender no mesmo dia. Se vender após o 2° dia que fez a aquisição da BDR, só pagará Imposto de Renda (15%) se vender com lucro acima de R$ 20.000,00; caso contrário, não se paga IR.

Agora a Declaração, essa sim tem que declarar, vendendo ou não o ativo!

Mas achei extremamente interessante a iniciativa de presentear o cliente com BDR. Vou ler as regras. Obrigado por compartilhar!

14
ericalmeidanov 2021

@Rogextreme‌ Pagar e declarar são duas coisas distintas 😉

R$1,00 movimentado na bolsa tem que ser declarado.

1
rogextremenov 2021

@EricAlmeida‌ Foi oq coloquei no finalzinho do meu texto 😉😏🤗

ericalmeidanov 2021

@Rogextreme‌ Realmente. Perdão por comentar sem ler o texto todo. 🏳️

rogextremenov 2021

@EricAlmeida‌ 👏🏼👏🏼👊🏼👊🏼

therealigornov 2021

@EricAlmeida‌ mas todo mundo tem que declarar? Ou apenas aquela galera que sempre declara? (Renda anual +22k)

ericalmeidanov 2021

@therealigor‌ Todo mundo. Movimentou R$1,00 se quer, tem que declarar.

1
therealigornov 2021

@EricAlmeida‌ blz, comprei só uma ação e vendi, vou ter que ver isso aí agr

ericalmeidanov 2021

@therealigor‌ kkkkk fiz isso a uns anos atrás. Tem que declarar.

@Rogextreme‌ bdr não tem isenção pra venda inferior a 20k

1
therealigornov 2021

@EricAlmeida‌ no caso, se eu comprei esse ano, eu só declaro ano que vem né?

ericalmeidanov 2021

@therealigor‌ Isso. Se comprou depois da data de entrega da declaração 21, só declara 22.

therealigornov 2021

@EricAlmeida‌ obg amigo, aí no caso, como eu não recebo 22k por ano (ou seja, isento) vou acabar declarando só isso mesmo?

ericalmeidanov 2021

@therealigor‌ Cara, acredito que sim. Você declara a compra e a venda. É tranquilo.

therealigornov 2021

@EricAlmeida‌ certo, obg, já vou me informar sobre isso logo para não ter dor de cabeça.

1
alexy1985De graça, até injeção na testanov 2021

@Rogextreme‌ BDR tem taxa de 15% no lucro na venda independente de valor...Esse minimo de 20k que voce cita não existe.

Pq recebi notificação dessa promoção?

1

Peguei

É cada figura falando merda. Procurem entender melhor sobre declaração de IR. É uma coisa séria e não um axismo. Do que eu li aqui, 80% não leva a sério ou falou asneira.

Sobre o NuSocio, como vc terá uma BDR, é preciso declarar sim. Qualquer movimentação na bolsa, seja ela lucro, perda, tem que declarar. Li a respeito de algumas pessoas falarem sobre declarar somente lucro, ou lucro acima e 20k. Para resumir, vc deve declarar tudo, porém pagar imposto somente em movimentação acima de 20k. Caso você tenha prejuízo ,poderá abater no valor. Na dúvida, procurem por "COMO DECLARAR IR 2021".

Voltando ao NuSocio, após declarar seu pedacinho (procure no Google "como declarar BDR"), em dezembro de 2022 você receberá uma msg e poderá optar por receber o valor de mercado do BDR, ou receber ele na NuInvest (sim, vc precisa abrir conta na corretora deles). Caso não responda ou não se encaixe em outros quesitos listados por eles (calote, conta cancelada, etc), vc perde o BDR. Fim.

14

@Marcel_Mendes‌ outra coisa, para quem tem dinheiro na nubank ou picpay, eles aplicam seu dinheiro em CDI. Vocês devem declarar imposto também!

7
fabao94nov 2021

@Marcel_Mendes‌ Não importa o valor? Acho que deixei por 3 meses um dinheiro na carteira do Banco Inter que era CDB, o valor era baixo menos de 500 reais, mesmo assim vou ter que declarar ano que vem?

@Marcel_Mendes‌ bdr não tem isenção pra valor abaixo de 20k mensal

carlsnov 2021

@Marcel_Mendes‌ vc é o único q vi falando coisas com propriedade, e mais explicado. Dúvida, no final vc disse: "em dezembro de 2022 você receberá uma msg e poderá optar por receber o valor de mercado do BDR, ou receber ele na NuInvest (sim, vc precisa abrir conta na corretora deles). Caso não responda ou não se encaixe em outros quesitos listados por eles (calote, conta cancelada, etc), vc perde o BDR. Fim."

isso significa que se não quiser manter e quiser, digamos, receber o valor de mercado ou ignorar, não irá precisar declarar em 2023 ?

pergunta pra ficar com o entendimento bem claro.

sllalownov 2021

@Carls‌ aceitou tem que declarar. Não existe possibilidade de fugir

@fabio94SE‌ vc só declara o valor que vc tinha em 31 de dezembro do ano corrente. Se vc fez alguma operação entre janeiro e outro mês, e em dezembro não tinha posição em ação, não precisa declarar. Porém os lucros de ações, CDB, aplicações financeiras em geral, relacionados aos 365 dias, a partir de 1 de janeiro, DECLARA. De um Google aí, é muito simples. A principal vantagem que você vai aprendendo para futuro, praticando. E o IR é muito simples, você pode continuar preenchendo no ano seguinte a partir de onde parou, não precisando informar várias informações novamente ao programa, e isto ajuda muito.

@Carls‌ de uma olhada no help na aba quando vc solicita o BDR. Eles informam como deve ser o procedimento para declarar este BDR. Pelo o que foi informado, vc receberá ele em dezembro 2021, e só poderá vender em dezembro de 2022 ou (se nubank quiser) em dezembro de 2023. Isto foi feito para evitar os traders. Como vc virou o ano com uma posição em BDR, você precisa declarar. Mas vc declara que tem um BDR da Nubank. Porém, caso você venda ele em 2022, você necessariamente precisa pagar imposto, pois a "lei que atua" sobre o BDR é assim. Um paralelo com ações, vc só paga imposto com movimentação acima de 20k. Fundos imobiliários (FII), você deve pagar imediatamente 20% sobre o lucro líquido que teve com a venda da cota. Até!

pedrxlucxsnov 2021

@Marcel_Mendes‌ mas isso a partir de qual valor??? Tenho conta lá e até fiz portabilidade do meu salário pra lá mas nunca declarei imposto não

@pedrxlucxs‌ o sistema tributário do Brasil é um dos mais complexos do mundo. Cada um fala uma coisa em relação ao "perfil obrigatório" de pessoa a declarar, porém todos tem uma coisa em comum, aconselham declarar sempre, mesmo que seja qualquer miséria. Em termos técnicos, no manual do IR diz: (dá um Google em "quem precisa declarar IF"), você verá que são muitos poréns, vários perfis tributáveis, na dúvida DECLARE porque não custa nada e é um aprendizado. No mais, caso seja pego pelo "leão", por relatos e experiências, você será pego sempre, precisando prestar conta de tudo. Caso haja divergência, pagará multa relacionada a infração cometida. Não seja preguiçoso, tem vários vídeos no YouTube e não vai gastar 30 min, e após isso, nos anos seguintes, é copiar e colar... Vlw!

pedrxlucxsnov 2021

@Marcel_Mendes‌ Entendi cara, bacana, sou bem leigo nesses assuntos mas vou procurar aprender mais pra evitar problemas.

edu1644nov 2021

@Marcel_Mendes‌ Mas é obrigatório assim igual esse BDR?

vanessa_swnov 2021

Vish, eu aceitei! Mas nunca declarei imposto, nunca tive carteira assinada. Alguém sabe como se descadastrar?

alexy1985De graça, até injeção na testanov 2021

@Vanessa_SW‌ fala no chat com eles.

1
zilocanov 2021

Agora posso falar que sou acionista de uma empresa rsrs

5
eric.ericnov 2021

jkkkkkkk tem como cancelar? pedi e depois de ler os comentários quero tirar a mão antes de sair isso

maycaonov 2021

@eric.eric‌ comentário do @CaioHenriqueSantos‌ :

Eu aceitei e me arrependi entrei em contato com o suporte e pedi o cancelamento, mas é irreversível caso cancele

Sou pobre nao declaro imposto, pegando isso vou ter que declarar, sai fora

1

Não obrigado, não vou ficar rico com isso.

1
bruno95nov 2021

Abrir conta em mais uma corretora pra ganhar 10 20 conto.

Passo

3

Eu aceitei e me arrependi entrei em contato com o suporte e pedi o cancelamento, mas é irreversível caso cancele, Leve uma coisa para a vida "Quando a esmola e demais o santo desconfia"

1
maycon_lealnov 2021

@CaioHenriqueSantos‌ conseguiu cancelar?

@CaioHenriqueSantos‌ eu também queria cancelar,eu não declaro imposto de renda, só o meu esposo e eu sou dependente dele no imposto,agora eu não sei o que fazer

rafenov 2021

sou burro, nunca declarei imposto, nem sei se preciso, nem tenho emprego, alguém me explica isso?

1

O irmão se preocupe com isso não, a Receita Federal não vai ir atrás da gente que e pobre desempregado onde não tem nem aonde cair morto que ganhou 10 reais em bdr (não estou ofendendo pq é o meu caso)

2

@PatrickSantos‌ kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

rafenov 2021

@PatrickSantos‌ compreensivel

carlsnov 2021

@PatrickSantos‌ sei lá, do jeito q pobre só se lasca nesse BR ... duvido é nada.

2

@PatrickSantos‌ do jeito que pobre é azarado tudo pode acontecer, kkkkkkkkk

2
paolla_chq09nov 2021

Já tenho que declarar IR todo ano mesmo, o que é mais esse detalhe rsrs.

É Lock Up*

vkataokanov 2021

Óbvio que é vantajoso pro NuBank gente

Não tem almoço grátis

1
mano_jaonov 2021

Tenho ações, ja tinha cadastro na atual NuInvest (antiga Easynvest) e declaro IR. Declarar é difícil? A primeira vez é sim, mas tem um programa que vc baixa pra fazer isso, e dá pra salvar tudo que vc fez, no ano seguinte é só usar o arquivo salvo e mudar os valores e algumas outras coisinhas, se precisar.

3

@Mano_Jao‌ Qual o programa?

sllalownov 2021

@Mano_Jao‌ é muito difícil. Não vai dizer que você usa o PM da corretora pra declarar. Pois já vou te avisando que ele é sempre errado

@Wesley_Cassio‌ da própria receita federal.

Recebi a mensagem hoje do Nubank,vou deixar quieto,não quero me estressar pra declarar depois.

É incabível discutir se é válido ganhar uma bdr em detrimento do trabalho de declarar. Salvo devidas discrepâncias nesta analogia, é como discutir se vale a pena ir até o posto (tempo e dinheiro) para tomar uma vacina qualquer. A problematização está bem às avessas... A declaração é um procedimento simples e rápido. E sobre o pedacinho é um procedimento simbólico da empresa em "dividir" parte dela aos clientes, como gratidão pelo sucesso alcançado, onde este tipo de abordagem vem desde o nascimento dela. É um marketing bastante simples, franco, mas inteligente e efetivo. Neste ponto o marketing também é para angariar os muitos dos milhares de investidores que surgiram nos últimos dois anos... Entretanto interpretações existem aos milhares... Assim... ou ninguém nunca fez o bem sem segundas intenções, ou todo mundo é bom e só mata por fraqueza de espírito sobre caos situacional. Também não, né...

4
carlsnov 2021

@GuaxinimDosCupons3487‌ mas tu é inocente em achar q estão dando por "gratidão". se fosse assim eles deveriam no mínimo sabendo como são as pessoas/clientes e por eles se gabarem tanto de TRANSPARÊNCIA deixar BEM CLARO e de cara que vai ser preciso declarar IR já que grande parte da população tem entendimento financeiro bem pobre, e muitas nem sabem que precisarão declarar. e como muitos citaram aqui nos comentários, muitos irão acabar pagando multa pq irão aceitar e não sabem que precisarão declarar o IR.

1
sllalownov 2021

@GuaxinimDosCupons3487‌ tá falando besteira ou é contador. É muito difícil fazer IR de renda variável

@Carls‌ há um print não muito distante deste comentário mostrando o aviso... Mas é isso mesmo. Tem que deixar tudo BEM claro, explicadinho e mastigado. Do contrário não só não há entendimento como o que ainda se entende está distante do colocado.

lol123nov 2021

@GuaxinimDosCupons3487‌ declarar é bem mais chato e difícil do que ir no posto. E esse pedacinho é bem menos valioso que a vacina.

Que comparação absurda

1

@Lol123‌ As devidas discrepâncias não foram salvas e o fulano foi declarado morto pelo pessoal do IR com uma seringa no braço próximo ao posto.

@GuaxinimDosCupons3487‌ Você deve ter usado algo muito pesado antes de comentar aqui. Meu Deus.

@Lol123‌ Realmente foi a comparação mais absurda que eu já vi aqui no pelando.

Me arrependi em pegar, não declaro imposto de renda,sou dependente no imposto do meu esposo, queria cancelar esse nu sócio

raul.venturanov 2021

Considero a postagem e a campanha do Nubank uma bela iniciativa para incentivar o aprendizado sobre o mercado financeiro. Parabéns pela postagem!

2

@Raul.Ventura‌ Sei não. Americano sabe de cor e salteado tudo sobre impostos, porque lá é questão de sobrevivência, e o sistema de impostos deles é uma ordem de magnitude mais complicada.

Aqui a galera chora de declarar um BDR de 10 reais IR. Se vier uma BDR com aprendizado, tudo bem. Mas conhecendo o brasilieirinho e o nubank, acho que é só pelo "Temos 20 milhões de acionistas, mais que as outras corretoras somadas", etc.

Edit: Citei americano porque BDR no fim você não é sequer dono da ação. A ação mesmo é a de ticker "NU"

carlsnov 2021

@JulesWinsfield‌ vc também é americano, confused stonks ...

baschnov 2021

Gente, a Receita Federal não vai bater na tua porta pq vc não declarou um BDR de fucking 10 reais. É incrível o pânico que os outros geram a toa.

Outra, dá pra fazer em 10 minutos, do jeito que o Nubank entrega tudo mastigado, ano que vem cês recebem via e-mail uma guia desenhada pra preencher em 5min.

E eu ainda tenho q ler o outro falando pra pagar contador pra declarar kkkkk como uma educação financeira faz falta nesse país, jesus

16
edu4rdo0nov 2021

@Basch‌ na verdade é algo automático, eu já tive problemas quando não declarava e comprei 500 reais em ações, meu CPF ficou pendente por conta disso.

2

@Edu4rdo0‌ e como você resolveu?

@Basch‌ Se fosse só a declaração do BDR seria fácil, mas terá que declarar tudo. Quando comecei investir em ações não declarei e caí na malha fina no ano seguinte, não é tão simples assim, mas também não é difícil.

alexy1985De graça, até injeção na testanov 2021

@JosuéGarcia‌ a multa foi alta ?

baschnov 2021

@JosuéGarcia‌ Isso eu concordo, mas pro pessoal que não mexe com ações ou nunca investiu na vida (e não pretende investir além dessa BDR "grátis"), acredito que o Nubank vai facilitar bastante pro pessoal. O resto vai ficar "em branco", digamos assim, tenho certeza que enviarão ensinando como faz, aí não tem mto mistério pra declarar só a BDR, mesmo que teoricamente precise preencher a declaração inteira.

Na minha opinião declarar IR só fica complicado/chato/demorado quando a pessoa tem investimentos variados, posses etc pq aí da mta merda se fizer errado ou ocultar alguma coisa e a Receita descobrir.

sllalownov 2021

@Basch‌ na porta não vai, só bloqueia CPF e cobra multa com juros e correção

1
igorcznov 2021

Uma simples leitura na sessão de ajuda da página do BDR no app do nubank já sana todas dúvidas, inclusive sobre a declaração de IR, e evita todo achismo nos comentários com os "especialistas". Brasileiro é preguiçoso demais, pqp.

5
anneenov 2021

Gente, o Nubank está DANDO 1 BDR, relaxem acionistas hahaha

2

@Annee‌ achei que iriam permitir que investíssemos antes. :(

1
sllalownov 2021

@Annee‌ recebe 1 bdr (R$10) e paga a multa da receita federal (R$195) + juros .. parece interessante

anneenov 2021

@sllalow‌ queeeeeee???? Kkkkkkkk

promo.vininov 2021

Gente, declarar é facil. Não leva 15 minutos se a pessoa é organizada. Agora se pegar e não declarar vem multa de 165 reais e seu CPF irregular até que você a faça. Cuidado pra não entrar pra ganhar 10 reais, esquecer de declarar e pagar 165 reais de multa a receita

2

@Promo.Viní‌ Quem já declarou pode ver se declarou corretamente onde?

2

@Promo.Viní‌ Primeira vez leva muito mais que 15 minutos

sllalownov 2021

@Promo.Viní‌ fácil onde? Você tá considerando que a empresa não vai ter nenhum evento (desdobramentos, follow on/up, bonificação, agrupamento, cisão, emissão de cotas reparadoras, etc), ou seja, é uma criança em renda variável. Deve acreditar que pode usar o PM da corretora pra declarar? Pois saiba que não pode.

euobensonnov 2021

Dar pra cancelar, no entanto é irreversível :)

Gente pode cancelar sim, mais uma vez cancelado não pode entrar mais

Imagem do comentário
1

@MarleneBallonecker‌ Pq você iria querer cancelar?

daanielnov 2021

Tô nem pelo BDR, e sim por receber em casa esse "pedacinho" da foto. Será que rola? Ksksks

Não vão nessa que a declaração é fácil. Se você não tem a obrigação de declarar, não entre na promoção.

Fazer a declaração é trabalhoso, principalmente a primeira onde você precisa inserir todas as informações, contas bancárias, ativos, passivos...

1
emersonenov 2021

Se eu declarar imposto de renda eu perco a minha bolsa da faculdade né? Já que é uma UF, quem declarar aí que ganha auxílios se atentem a isso, sei de um lance de pessoa q teve q devolver o auxílio emergencial pq a mãe declarava IR.

jsaldanhanov 2021

@Emersone‌ Minha namorada declarou IR esse ano porque tinha alguns trocados investidos, ela recebe bolsa de IC e não deu nada não amigo. O lance do auxílio emergencial foi com pessoas que declararam renda maior que 30 mil por ano, algo assim, aí o governo entendeu que por declararem um dependente com auxílio emergencial eles não tinham direito já que a declaração passava do teto para ser isento.

1
sllalownov 2021

Você ganha uma BDR. Se você não sabe o que é isso, não aceite. Pois vai ter que declarar no imposto de renda. Se você não declara, vai ter que passar a declarar. E da um trabalho dos infernos

Kkkkkkkk, a galera com medo de declarar IR, é até uma situação triste de ver, país onde as pessoas ganham migalhas e a educação financeira não existe... Por esses e outros motivos a quantidade de pessoas com investimento em ativos é irrisória, deveríamos ter menos medo e mais vontade.

12

@iDavidWilliam‌ não é difícil declarar o imposto de renda, mais aqui em casa o meu esposo que declara,e ele me coloca como dependente, então resolvi cancelar esse Nu sócio para não ter problemas lá na frente.

1
carlsnov 2021

@iDavidWilliam‌ cara, mal temos educação quanto mais educação financeira. não julgo nenhum pingo o pessoal (eu incluso) com nosso G que quer mais é o povo burro mesmo.

2
sllalownov 2021

@iDavidWilliam‌ é extremamente difícil. Eu que sou engenheiro e assisti centenas de horas de contabilidade ainda pago software IRPfbolsa e peno pra fazer a declaração. Ou você não faz direito ou você não sabe do que ta falando

@sllalow‌ você viu em alguma parte do meu comentário onde eu falo que é fácil de fazer? Acho que deveria reler meu comentário, em nenhuma parte estou criticando alguém por não saber fazer, muito menos falando que é fácil. É realmente complexo, mas deveríamos ter interesse em aprender a fazer.

sllalownov 2021

@iDavidWilliam‌ esse é o ponto, é extremamente difícil fazer e muitos contadores passam longe porque julgam muito complexo. Empresas tem eventos corporativos (bonificação, desdobramentos, follow on up, cisão, emissão de ativos compensatórios, agrupamentos, etc) que tornam a contabilidade das ações algo extremamente difícil

2

@sllalow‌ sim, concordo com você! 🤝

1
lucas_d_anov 2021

@iDavidWilliam‌ Pois é, só é difícil na primeira vez, depois fica fácil. Declaro o imposto de renda do meu pai todos os anos, para mim hoje fazer isso é como trocar de roupa. O povo não querer aprender, mas para pegar benefício do governo, enfrentam até o inferno, huahaua. Brasileiro é foda! Haha

vulgothornov 2021

@MarleneBallonecker‌ como cancelar o nusocio eu peguei mas não me atentei a esse detalhe.

1

@IgorCruz1‌ entra em contato com eles, eu entrei pelo chat,e foi cancelado.

1
blackbirdnov 2021

@iDavidWilliam‌ cara, exatamente. Eu entendo que muita gente não faz pq ganha pouco e é isenta e tal, mas evitar de fazer isso por puro medo é triste. Eu demorei até os 27 anos pra começar a fazer, mas depois que comecei, só aumentei meu patrimônio desde então. Você não pode fugir do IR pra sempre xD.

1

Que da hora já tinha feito minha reserva do bdr e vim cá conferir a postagem, muito valida. Obrigado por compartilhar parente distante rs

Eu optei por cancelar,pois eu não declaro imposto de renda, só o meu esposo e ele me coloca como dependente no imposto dele, então poderia da algum problema .

Imagem do comentário
1
carlsnov 2021

eu aceitei esse negócio e já me arrependi. se for pra ter trabalho de declarar IR e ganhar R$10 conto eu prefiro ganhar nas carteiras digitais ...

fora q nesse post o tanto de informação desencontrada que ta tendo vai mais confundir geral que ajudar.

2

@Carls‌ Pois é, to lendo isso aqui e to cada vez mais confuso

1
sllalownov 2021

@Wesley_Cassio‌ qual sua dúvida?

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades, nem sei porque lembrei disso hshshs

Declara que tem e se um dia vender declara o lucro que teve com a venda, tem muitos vídeos no YouTube ensinando, no início achei que era um bicho de sete cabeças, mas depois que faz a primeira vez fica mais fácil.

2
sllalownov 2021

@SauloMartins3760‌ e a empresa não vai ter nenhum evento né? Se ela tiver um follow on ou bonificação ou cisão você declara como? Criança não deve brincar de renda variável. Eu assisti centenas de horas de contabilidade e ainda acho complexo demais

@sllalow‌ você tem razão, se a pessoa não conhece é melhor não se envolver.

Retirado do próprio app.

Como existe esse período de 12 meses, você não precisa declarar o pedacinho no Imposto de Renda 2022 (referente ao ano de 2021). Será preciso declarar mais para frente, mas, quando este momento chegar, enviaremos instruções para que você possa fazer isso corretamente.

1
oabrantesnov 2021

O presente que o nubank tá te dando:

Imagem do comentário
3

@gleison.abrantes‌ kkkkkkkkkk o cara roxinho lá dentro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

alguem6456nov 2021

Já faz um tempo que declaro imposto de renda. Tô me sentindo rico perto da galera aqui dos comentários

@adpdiego‌ Pode me dizer se é de boa declarar? Você faz sozinho mesmo? É complicado?

sllalownov 2021

@Wesley_Cassio‌ eu faço sozinho. Da uma trabalheira do cão. Uso um software pago pra ajudar, chamado IRPfbolsa. Mesmo assim da muito trabalho

1
ilufernnov 2021

@adpdiego‌ também tô me sentindo rico, mas não me espanta, pq a maioria do Brasil é pobre mesmo, esta é a realidade

fftgenov 2021

Kaka como se o gado consumista do pelando tivesse perfil de investidor. Para ser investidor, tem que conseguir poupar dinheiro. Aqui nego só pensar em pedir aumento de limite no CC e estourar o orçamento

2
tazzznov 2021

@Felipe_Francatge‌ gado agora deu pra tomar de conta da vida dos outros...

Quando eu vi NuSócios eu pensei por um segundo que a Pelando tava fazendo anúncio de praia liberal ou casa de swing

wantechshopnov 2021

Ac

julio.mnov 2021

alguém pode dizer se isso dá algum benefício na prática? além de ser um negócio que vale +- 10 reais?

blackbirdnov 2021

@julio.m‌ o benefício é valorizar ao longo do tempo e daqui a uns anos ela valer muito mais.

Eu vou é meter o pé, não declaro e tem investimentos melhores que dá pra fazer sem precisar ficar declarando. Muita empresa e pessoas só cresceram assim.

Eu lendo as prosas de declarar IR e indo voando no chat as 02:10 da manhã e solicitando o cancelamento do tal pedacinho.

hahahaahhaha

1

@ZooD‌ To quase cancelando tbm

hajajajnov 2021

@ZooD‌ como cancela??? Eles cancelam?

blackbirdnov 2021

@ZooD‌ passa pra mim que eu aceito haha

edu1644nov 2021

@GrilloMafioso‌ Sim, pede para cancelar a NuSócios.

1
pablodiegonov 2021

Essa eu vou passar. Estou é querendo desfazer das minhas ações pra não ter que mexer com declarar imposto de renda. Coisa chata, ter tirar 80 reais pra pagar contador, além de perder com pequenas ações. Foi bom que serviu de aprendizado.

1
mnunescnov 2021

@pablodiego‌ cara, dependendo da corretora, ela te dá todos os caminhos pra declarar as ações. Com vídeos na internet, fica muito intuitivo. Achei MUITO simples.

2
blackbirdnov 2021

@pablodiego‌ cara, quem me dera os contadores aqui cobrarem 80 reais pra fazer IR

rodrigopellenov 2021

Passo, obrigado! 👍🙏

teriftnov 2021

Se vc está preocupado com o IR é pq não declara e provavelmente sonega.

1

@terift‌ nem sempre, por exemplo eu faço freelance e não chego ao mínimo anual para ter que declarar.

Não faço ideia de como declara.

@Julio_CesarDUV‌ vc nem decora daquela forma isenta?

@eduardo.martini‌ como assim? Eu não sei nada sobre, eu só sei que não passando de uma renda anual não precisa...

1

@Julio_CesarDUV‌ ate 2008 era obrigatório. Senão me engano, se vc tem bens em seu nome (casa, carro etc,) mas não recebe mais de 2x.xxx,00 tb precisaria declarar, nem que seja isento

@Julio_CesarDUV‌ https://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2021/noticia/2021/03/09/ir-2021-como-saber-se-sou-isento.ghtml

@eduardo.martini‌ cara, tipo, as vezes eu faço um freelance e ganho bem, mas depois passo meses sem trabalho, meu avô e namorada me ajudam a pagar as contas, então eu não acho que seja necessário.

De nenhuma forma estou em más condições, mas também não estou recebendo rios de dinheiro que precisasse declarar.

@eduardo.martini‌ ah, outra coisa, eu tenho MEI, mas só tive um trabalho lá anos atrás, só pago e mantenho ele pq tenho convênio empresarial para mim e minha mãe, se não me engano eles exigem uma declaração anual no MEI, que geralmente eu acabo fazendo pois tenho que entrar no site, a declaração é simplesmente colocar que não recebi nada no ano, imagino que isso substitui o DAI.

@eduardo.martini‌ e não, eu não tenho casa ou carro, nenhum bem "no meu nome", moro num "apartamento" em cima da casa dos meus avós, os bens que tenho são apenas coisas comuns de casa e um computador high end e acessórios para trabalhar.

Em 2023, eu faço uma promoção para vocês declararem na Receita Federal. 😅 Podem ficar tranquilos! Provavelmente, terei a concorrência do próprio Nubank que vai criar um desses "produtos" tipo seguros, de ajuda no imposto de renda. Por isso, estão liberando BDR.

1
dan_araujonov 2021

Se você não for vender :

Para declarar seus investimentos em BDRs, na ficha “Bens e Direitos”, selecione o código  “49 – Outras aplicações e Investimentos”. No item “Localização (País)”, selecionar a opção “105 – Brasil”. Especifique a quantidade de BDRs, o nome da empresa/ticker papel e a corretora utilizada para a compra no campo “Discriminação” e informe quanto você possuia em investimentos nessa modalidade em 31.12.2019 e o saldo em 31.12.2020, incluindo taxas e corretagens.

Fonte: InvestNews

Se você for vender a BDR:

Ganho de capital

Os investidores que compram BDRs lucram quando eles valorizam na bolsa, e precisam pagar Imposto de Renda sobre esse ganho de capital. A alíquota é de 15% nas operações comuns e de 20% nas operações de day trade, que começam e são encerradas no mesmo dia.

Assim como nas negociações com ações, o investidor precisa recolher mensalmente o Imposto de Renda das operações com BDRs. É necessário emitir um Darf (documento de arrecadação d...rong> com o código 6015, explica Rubinstein, da FGV. O pagamento deve ocorrer até o último dia útil do mês seguinte ao das vendas.

Fonte: Infomoney

Esse procedimento provavelmente não mudará ano que vem.

Edit: a informação, no caso de negócioações comuns sendo declarado mensalmente, é no caso de vendas acima de 20 mil, se não, se declara no anual. Mas para BDR, essa isenção de 20 mil, não existe, sendo assim, vendeu com lucro, tem que pagar DARF

3

Galera botando pânico em relação ao IRPF…. Isso não é nenhum bicho de 7 cabeças, existem vários matériais apoiando e até instituições que fazem essa declaração sem nenhum custo. E o principal, declarar não significa ter de pagar algo.

Acho uma baita oportunidade pra quem quer entrar e conhecer mais sobre Bolsa de Valores e mercado de ações.

3
tazzznov 2021

Se declaração de imposto de renda fosse ensinada nas escolas ninguém estaria nessa discussão toda...

4
lucas_vebernov 2021

@tazzz‌ e se fosse mais fácil ou intuitivo ajudaria também. Eu prefiro pagar um contador do que fazer sozinho, não quero o leão batendo na porta. Eles sabem quanto você deve mas não facilitam sua vida, você que tem que calcular

tazzznov 2021

@Lucas_Veber‌ eu entendo que realmente o sistema não ajuda, principalmente para quem não tem familiaridade com a declaração

1

@tazzz‌ É literalmente ter dois neurônios e ler cara. Com 1 página do Google você já sabe se precisa ou não declarar. Todas as corretoras, bancos e a empresa que você trabalha já te entregam direitinho os "informe de rendimentos" e tanto a ajuda do software quanto os informes já te indicam os campos onde preencher. Literalmente matemática básica e ser alfabetizado.

nomar_nov 2021

Já comprei e vendi uma ação preferencial da VALE, vendi no dia seguinte e nunca mais loguei no site da corretora... 2 anos depois fui acionar a garantia de um celular que quebrou e a fábrica negou atendimento pq disseram que meu CPF estava irregular. Fui na receita e descobri que eu tinha uma pendência de 18 centavos... Eu disse R$ 0,18... Tive que ir mais duas vezes lá pra resolver, como o valor era módico me dispensaram da multa, mas teve todo o transtorno... O que vai ter de gente nessa situação em 2023... Mas, vejam o lado bom: isso me ajudou a amadurecer, tudo é aprendizado kk

8

@Nomar_‌ hoje em dia vai deixar pobre, ter que ir 2 vezes na receita com gasolina a 8 reais se tá doido kkkkkk

@Nomar_‌ ações só paga darf se o volume da venda for superior a 20 mil reais no mês, tem certeza que não rolou um daytrade aí?

tem outro lance, eu vendi fiis e tive um lucro irrisório, o darf iria custar centavos, a receita nem emite o boleto da darf pra valores tão baixos.

1
nomar_nov 2021

@raimundo.farrapo‌ não foi daytrade, vendi no dia seguinte. Como falei, não teve darf, mas a dívida ficou no sistema e bloqueou meu CPF, não precisei pagar multa, nem os 18 centavos, mas teve todo o transtorno de ir lá mais de uma vez, passar as manhãs lá

rafitossnov 2021

Acho interessante para pessoas que, assim como eu, não tem muita experiência com investimentos.

1

Nubank já jogou mais limpo com o pessoal!

Estou vendo muitas pessoas falando coisas sem saber e tantas outras curtindo essas pessoas que estão falando sem saber.

Aí vai o resumo:

Fazer Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda e Pagar IR são duas coisas diferentes.

Depois de declarar você pode: pagar IR, não pagar IR ou até mesmo ser restituído do IR que já pagou.

Quando você faz qualquer operação na bolsa, você é obrigado a entregar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Sim, tem que entregar ("ah, eu duvido". Então olha aqui Jornal Contábil, aqui Folha de São Paulo, aqui BTG, aqui Nu Invest, e se eu ainda não te convenci tem o site da própria Receita Federal).

Não, aquele print do software da receita (imagem 1 e 2) não vale e eu vou explicar o porquê:

Nessas imagens você pode ver instruções de preenchimento do campo, você não precisa declarar o BDR por conta do valor, mas ter ele faz você ser obrigado a enviar a declaração (irônico não?).

"Ah, mas eu já declaro" Vai na fé e pega seu BDR e fim de papo.

"Ah, mas é 5 minutos pra preencher um BDR". É, mas a declaração é muito maior que isso (não que seja difícil), você tem que somar todos os informes de rendimentos, preencher todos os bens e se preencher errado corre risco.

"Ah, mas não vai declarar em 2022". Eles vão dar a BDR em 2022 mas vai precisar declarar em 2023, seu "eu" do futuro vai ficar bem satisfeito SQN.

"Ah, mas não vai dar nada". Vocês podem ler aqui o que acontece se não enviar a declaração.

Enfim, só complementando o que o @maycao e o @Paquinho falaram.

7
blackbirdnov 2021

Quanto desespero nos comentários! Gente, vocês vão ter um ano pra aprender a fazer um procedimento de 5 min em 2023 só, e como falaram aí, se precisar pagar alguma coisa, vão ser centavos. Mas quem não quiser pode passar as BDRs pra mim que eu aceito hehe

2
lol123nov 2021

@blackbird‌ 5 minutos o krl kkk, perdi umas 6 horas. Lembrando que precisa declarar tudo, e não apenas a BDR

1
blackbirdnov 2021

@Lol123‌ kkkk sim, eu já declaro normal. Antes eu achava a coisa mais complicada do mundo, mas aprendi e vi o quão de boa que é, existe até passo-a-passo na internet. Nunca declarei ações, mas acredito que deve ser tranquilo também.

@blackbird‌ Tranquilo uma ova. Você tem que declarar as ações, os dividendos, se você emprestar a ação, se você vender e tiver lucro (acima de 20000 pra ações e qualquer valor pra bdr/fii)

blackbirdnov 2021

@willianmfaria‌ vc citou varios poréns bem específicos que lógico que complicarão mais o processo, mas que muita gente provavelmente não vai fazer (emprestar, vender com lucro acima de 20k). Apenas declarar a posse é super tranquilo: euqueroinvestir.com/como-declarar-bd...2021/

@blackbird‌ Mas no caso dessa postagem envolve renda variável né. Se a pessoa vender com lucro tem que no mínimo gerar um DARF pra pagar.

blackbirdnov 2021

@willianmfaria‌ sim, e tbm não é difícil. Eu gero darfs todo mês por conta de freelas que eu faço pra fora.

lucas.93nov 2021

Pra quem tá com medo de como declarar IR, todo ano as corretoras disponibilizam um documento com tudo prontinho para declarar. Eu só envio ao meu contador, mas acredito que para quem declara por conta própria não deve ser difícil...

achei que tinham melhorado o app, mas continua com problemas crônicos, notificações de boas promos que eu inclusive peguei dão "promoção apagada" quando abre... sdds do Pelando de vdd

chrixtiannenov 2021

Nossa, assustada com os comentários, eu achei que fosse mais fácil, 😱 , eu tenho aplicação no Tesouro, preciso declarar IR?? 😵

ricardobionov 2021

@chrixtianne‌ precisa

1

@chrixtianne

TD só se for acima de 300k, BDR, ações ou qualquer outro ativo negociado em bolsa precisa declarar, independentemente do valor

1

Ainda bem que o primo rico me ensinou a investir em ações e eu já declaro....

jesnnersouzanov 2021

Pessoal, sou bem leigo com essas questões de investimento e renda, alguém sabe algum produtor de conteúdo que faça um conteúdo bom e bem explicado para quem quer iniciar nessa área? Eu tento procurar, mas só esbarro em coaching.

ricardobionov 2021

@JesnnerSouza‌ Primo Rico, Canal do Holder, André Bonna, GL flix. Pode ir nesses sem medo medo vc aprenderá bastante!

1
alcirjrnov 2021

@JesnnerSouza‌ natflix na veia (canal me poupe)

1
joaquimsfjnov 2021

@JesnnerSouza‌ vai no Canal Financeiro, é tudo diferente desses coaching famosos... tu aprende conceito importantes

1

@Joaquimsfj‌ Primo Rico nos primeiros vídeos do canal tem bastante conceito também. Esses últimos agora que ele faz que são meio meh

1
jesnnersouzanov 2021

@Ricardobio‌ obrigado!

jesnnersouzanov 2021

@AlcirJunior‌ obrigado!

jesnnersouzanov 2021

@Joaquimsfj‌ obrigado!

faraujo_nov 2021

@JesnnerSouza‌ Procura por Mudar Investimentos

lucas_nobregnov 2021

Qual vantagem eu vou ter se eu aderir isso ?????

Mais fácil comprar uma ação deles por R$10,00 depois.

dawannov 2021

Uma dúvida: depois de eu aderir ao programa (recebi email de confirmação e tudo mais), eu preciso criar uma conta Nu invest???? Ou só a adesão feita pelo app já está tudo certo?

1
dconov 2021

@dawan‌ não precisa dawan, eh tudo pelo app do nubank msm

A declaração do IR é simples, no caso do BDR você irá declarar em bens e direitos. As informações do que e como colocar você consegue no informe de rendimentos do nubank. Só irá recolher o tributo na venda se houver lucro.

6
lol123nov 2021

@Vicente_Alves‌ tem que declarar dividendo tbm.. Não é tão simples assim

lol123nov 2021

@Vicente_Alves‌ e se tiver bonificação por ex, tem que fazer recalculo do preço médio. Na realidade declarar renda variável é bem difícil

dani_oaknov 2021

@Lol123‌ esse bdr em específico terá dividendo? Acho q não né?

paquinhonov 2021

@Vicente_Alves‌ como não houve compra, seu custo de aquisição é 0,00, então vendendo no valor que for vc terá lucro. Mas a questão da dificuldade na declaração nem é pela BDR em si, mas por quem nunca fez, ter que aprender a fazer tudo do zero. Cadastrar sua residência caso possua, valor inscrição, dinheiro aplicado de vários bancos etc... Para quem já fez ou faz é fácil, mas para quem está fazendo pela primeira vez, parece tudo em inglês.

joaojao_zuagnov 2021

Acho que tá rolando muita confusão nos comentários sobre o IR e vou tentar dar minha contribuição:

  1. Será necessária fazer a declaração anual de IR caso eu receba essa BDR?

    R: Sim, para quem já declara é simples basta incluir nas declarações de bens e direitos. Isso acontecerá em 2023 quando se entrega a declaração para o ano calendário de 2022.

  2. Sou isento de declaração de IR devido a renda, mesmo assim preciso declarar?

    R: Sim, todo investidor é obrigado a entregar a declaração de IR. Então, minha opinião: Não vale a pena para quem hoje é isento de declaração de IR.

  3. Serei obrigado a pagar imposto devido o recebimento dessa BDR?

    R: Não. Declarar IR não quer dizer que você terá que pagar IR. Se você hoje é isento de declaração, fará a declaração por causa da BDR mas não pagará nada de imposto por isso. Se você já declara basta incluir a BDR em sua declaração e o valor do imposto a pagar ou restituir não deve mudar.

  4. Vendi minha BDR preciso pagar imposto?

    R: Se vendeu com lucro, sim 15% sobre o lucro. Para isso um mês após a venda do ativo será necessária e emissão de uma DARF com o valor do imposto devido.

    Lucro = Valor do BDR no momento da venda ser maior que o valor do BDR no momento do recebimento. Ex: No IPO foi definido o preço do BDR a R$ 10, no momento da venda ele estava cotado a R$ 15. O lucro foi de R$ 5 e sobre esses 5 reais seriam pagos os 15%.

    Se vendeu com prejuízo, não. Ou seja, no mesmo exemplo, caso no momento da venda o BDR esteja cotado a R$ 8, nãohá incidência de IR.

    Para BDRs não há isenção até R$20k em vendas como há em ações.

  5. Recebi Dividendos com a minha BDR, devo pagar IR?

    R: Sim, dividendos de BDR não são isentos de IR.

19

@Joaojao‌ João, uma dúvida. Eu negociei FIIs esse ano, então já terei que declarar ano que vem, porém não negocio mais. Se eu não negociar nada na bolsa ano que vem, terei que continuar declarando IR mesmo assim nos próximos anos?

1
joaojao_zuagnov 2021

@Mateus_Caetano‌ Fala! Vish cara, agora você entrou num assunto que não sei. O outro eu manjo pq tenho que fazer no meu próprio IR.

Uma coisa eu sei, se você vendeu essas cotas de FII com lucro tem que fazer o pagamento do IR sobre o lucro e depois declarar isso.

Vou dar uma opinião sem ter 100% de certeza, então acho bom você checar... No ano que vem quando você fizer a declaração sobre 2021, você vai declarar a posição inicial dos fundos (31/12/20) e a posição final (31/12/21) será zero. Ou seja, está declarando que chegou ao final do ano sem esse tipo de ativo. Se ao longo de 2022 você não negociar esses ativos e não atingir nenhuma das regras que justifiquem a declaração (renda mínima, patrimônio, venda de imóvel...) acredito que não seja necessária a declaração.

2
rolandoleronov 2021

@Joaojao‌ excelentíssimo meu caro GURU!

paquinhonov 2021

@Mateus_Caetano‌ vc só declara referente ao ano que teve teus fiis, se nesse ano 2021 vc comprou e vendeu fiis dentro do próprio ano, só terá que declarar no início de 2022 referente ao exercício 2021 e não precisará mais declarar nos anos seguintes caso tenha vendido tudo. Declara assim: compra de 10 abcd11 no dia 01/02/21 ao preço médio de 100,00 cada totalizando 1000,00. Venda de 10 abcd11 no dia 11/11/21 ao preço médio de 110,00 cada totalizando 1100,00. Aí no campo posição em 2020 fica 0,00 e posição em 2021 também colocará 0,00. É paga uma DARF de 20,00 sobre os 100,00 de lucro no mês seguinte à venda.

2
paquinhonov 2021

@Joaojao‌ no item 4 o valor total da venda é considerado lucro, pois como vc ganhou a BDR, teu custo de aquisição é 0,00. Ao menos funciona assim quando há uma bonificação de ações, ou quando vc ganha direito de subscrição e as vende.

1
renanl23nov 2021

@Joaojao

É possível aderir ao programa e não perder a isenção da declaração do imposto de renda, basta após os 12 meses recusar ficar com o pedacinho. O Nubank como Comissário Mercantil venderá a BDR, em nome deles, e vai transferir o valor resultante para o cliente, essas informações estão no prospecto página 77 a 80. Você pode confirmar com a RI do Nubank.

iurefonsecanov 2021

Compra com cartão de crédito NUBANK também será considerada uma operação financeira para esse fim ou somente transações na conta?

danielcohennov 2021

Pra quem já declara não vai fazer muita diferença e não acha que seja somente dez reais não, o IPO parece que vem com ação super ousada, com valor de Itaú e mais outras grandes junto, de repente até ousado demais. Só que tudo que o Nubank fez até hoje deu certo, quero ver como vão monetizar tantos clientes.

1
rocklegendsnov 2021

Quem não declara imposto de renda, é furada pegar. pois vai ter que declarar qualquer mixaria que ganhar.

1

Rapaz, tá explicado pq esses influencers estão enchendo o cu de dinheiro vendendo curso. Pessoal não sabe nada de nada de investimento, IR, afins. Nunca li tanta abobrinha como nesses comentários. Preocupante.

9
rafaroedelnov 2021

todos reclamando de pagar imposto / declarar, meu papai do céu, todos estão tão lascados assim ? Eu pago todos os anos R$80 para a contabilidade fazer tudo pra mim, não mexo com nada do tipo... E na questão do imposto de renda, eu quero sim pagar, quanto mais pagar melhor mesmo, significa que estou ganhando muito mais mensalmente.

2

@rafaroedel‌ Pagar 80 conto por conta de um BDR que vale 10 conto. Esperteza sua achar isso normal hein...

9

@willianmfaria‌ Ele falou que paga pra fazerem pra ele, você pode muito bem fazer por conta própria

1

@erickrds‌ E fazer errado e acabando tendo que pagar uma multa de mais de 150...

rafaroedelnov 2021

@willianmfaria‌ eu já declaro desde 2012 amigão, felizmente já pago por esse serviço a tempo, mas quem conseguir fazer sozinho boa sorte mesmo hehe

@rafaroedel‌ A primeira declaração é infinitamente mais chata que as outras. O resto depois é relativamente tranquilo. Mas se a pessoa não precisa declarar, pra que ela vai se arriscar por causa de 10 reais?

1
tutarr1_.nov 2021

@willianmfaria‌ eu já tô declarando, então...

1

@TuTaRR1_.‌ Pra quem já declara é uma boa

guidamarionov 2021

Entrei em contato com o suporte e cancelei, não questionaram, só avisaram que não pode novamente entrar no programa.

2

nubank vai fazer a galera toda declarar imposto de renda por causa de um trocado

11
kamehamehanov 2021

Baita furada pra ganhar 1 BDR de 10 reais. Vai ter que declarar no IR.

Vai ter que fazer o controle do lucro para incluir no DARF se vender com lucro (óbvio que o IR vai ser menor que o valor mínimo do DARF, mas vai precisar manter no controle para incluir quando tiver que pagar outro DARF).

Vai ter que ficar 1 ano com esse BDR preso. E se quiser fechar a conta? Como faz visto que não pode vender o BDR?

Enfim, furada total.

Eu recebo 1800 reais, ou seja n sou obrigado a fazer a declaração, fiz uns day trades ano retrasado, no banco Inter, ganhei uns trocados 50 conto, pensa na dor de cabeça ao descobrir q teria q declarar imposto, mas enfim eu mesmo fiz, através das notas, e do resumo anual dos bancos, deu tudo certo, nem é difícil, mas dá um certo trabalho, ao meu ver n compensa, hj tenho criptos, mas o valor em corretora é menor q 5k, tô suave

1
tutarr1_.nov 2021

"Daytrade no ipo" é tipo um apelido carinhoso pra scalper?

richternov 2021

@TuTaRR1_.‌ Acredito que não, pois entrar no IPO para lucrar quando ele abrir no mercado de varejo a um preço alto se chama de flippar. O scalper pelo que eu sei é quando a ação já tá listada na bolsa e o cara em curtíssimo espaço de tempo vende um grande volume lucrando centavos por ação pois ele trabalha com a leitura do fluxo.

Edit: Se eu tiver falando besteira, pode me corrigir.

Eu tenho conta na Nuinvest, mas não na NuBank, dá pra aderir?

PS: Gente, meia hora no YouTube vcs aprendem a declarar IR. Pelo amor de deus.

2
renanl23nov 2021

A adesão ao Programa de Clientes NuSócios não configura em perder a isenção da Declaração do Imposto de Renda automaticamente.

O Nubank é contratado como Comissário Mercantil, e fará a reserva do seu pedacinho(BDR), em nome deles, não é a toa que quando for finalizado o IPO e acontecer a distribuição, esse pedacinho entregue gratuitamente não aparecerá no Extrato de Posição da B3 em seu CPF, dispensando a declaração do imposto de renda de 2022(Referente ao ano de 2021).

Durante o Programa de Clientes NuSócios, passados os 12 meses vocês terão duas opções.

"a) manter 1 (um) BDR (“Opção A”); ou b) receber os recursos resultantes da venda do BDR a mercado, líquidos de eventuais impostos e emolumentos, em sua conta de pagamentos junto à Nu Pagamentos (“Opção B”)."

Trecho retirado da página 77 do “Prospecto”.

Se escolherem a “Opção A”, a BDR será transferida para a sua custódia, em seu CPF, na Nu Invest, fazendo assim você ser obrigado a declarar no imposto de renda do ano de 2023(Referente ao ano de 2022).

Se escolherem a “Opção B”, quem fará a venda na Bolsa de Valores será o Nubank, como Comissário Mercantil, os valores resultantes dessa venda serão depositados em sua Conta do Nubank, garantido que você não seja obrigado a fazer a declaração do imposto de renda por causa disso.

Lembrando que estou falando somente do pedacinho gratuito do Programa de Clientes NuSócios, se vocês preferirem comprar pedacinhos(BDR) do Nubank pela Nu Invest, toda operação será realizada em seu CPF, sendo obrigado declarar.

Leiam o Prospecto, e se ficarem com dúvidas relacionadas a ele, o RI do Nubank está disposto a responder.

15
samuel111nov 2021

@Renanl23

Parabéns!

Você leu o prospecto e tirou a grande dúvida de muitos que só falaram abobrinha aqui.

Ou seja, as pessoas que aderirem só vão precisar se preocupar se vão querer se manter isentos ou não ao final dos 12 meses, só ano que vem.

Eu não li o prospecto, até porque não pretendo entrar no IPO. Tenho receio sobre o fluxo de caixa da empresa. Gosto do NuBank e acredito no potencial, mas precisa gerar mais lucro e acabar com os prejuízos recorrentes.

7

Cancelei meu pedacinho, por 10,00 não vale a dor de cabeça depois, e uns trocado eu ganho do bitz 60,00 por mês sem gastar.

thanos_alinov 2021

Atrelado ao Real… se fosse em Dólar era outra História.

@Thns_Betto‌ o valor vai reajustando de acordo com o preço da ação em dólar, que é o preço de "referência"

magnsout 2022

blog.nubank.com.br/nusocios-imposto-de-r...enda/

Olhando no blog da nubank vi que se escolher receber o valor da venda da BDR não precisarei declarar imposto de renda no ano que vem.

Fiquei feliz pois sou isento ;-)

User avatar
Ordenar por

Descrição da promoção

Sei que não é o propósito do site, mas como é de graça e vantajoso resolvi postar.

Para quem não sabe, o NuBank vai fazer o IPO e entrar na Bolsa de Valores pela primeira vez, porém, lá nos EUA.

Aqui no Brasil o NuBank estará distribuindo de graça BDRs (frações dessas ações) para quem tem conta.

No site tem mais informações de como vai funcionar e como fazer para ter acesso, mas basicamente, a partir de hoje (09 de novembro), quem tiver o app do nubank poderá solicitar e garantir uma BDR de graça e se tornar "sócio" do banco.

Existem algumas regras para receber a BDR como ter realizado uma operação financeira nos últimos 30 dias e não estar inadimplente com o banco.

Essas BDRs somente poderão ser vendidas após 12 meses (lookup) até para garantir que não haja daytrade no IPO.

Promoções Pelando

As mais quentes pela comunidade

    Ao comprar por meio de uma promoção em nosso site, o Pelando pode receber da loja parceira uma comissão sobre a venda.

    Uhul! Promoção enviada com sucesso.

    Nosso time já está verificando sua promoção, e em breve você receberá uma notificação.

    Cashback de 0% ativado!

    Fez uma compra com cashback? Ela deve aparecer no seu extrato em até {{delay}}. Se isso não acontecer, cancele a compra e faça uma nova, garantindo que o cashback esteja ativo.