Lojas em destaque
As melhores, classificadas pela comunidade.
Promoções Pelando
As mais quentes pela comunidade
Ao comprar por meio de uma promoção em nosso site, o Pelando pode receber da loja parceira uma comissão sobre a venda.
As melhores, classificadas pela comunidade.
As mais quentes pela comunidade
Ao comprar por meio de uma promoção em nosso site, o Pelando pode receber da loja parceira uma comissão sobre a venda.
Eita , estoque renovado
comprou tudo já indisponível
Nda , só peguei uma , tinha pego do maglu
Notificação chegou tarde 🤡😭
A galera compra 50cx de uma vez kkkk
Os revendedores de plantao que faz isso. Tinham que limitar por CPF
Infelizmente é contra do CDC, mas eu bem gostaria que tivesse uma limitação que impedisse muambeiro de secar todas as ofertas e eu, que queria uma caixa ou duas só, ficar sem nenhuma.
limitar quantidade compras por CPF é legal? contraria o CPC?
A limitação de quantidade de compras por CPF é uma prática que pode ser legal ou ilegal, dependendo das circunstâncias específicas:
## Regra Geral
O artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que limitar quantitativamente a venda de produtos sem justa causa é uma prática abusiva[1]. No entanto, existem exceções quando há justificativas válidas.
## Casos em que a Limitação é Permitida
**Situações Justificáveis:**
- Durante períodos de escassez (como ocorreu na pandemia)
- Para garantir acesso justo a produtos essenciais
- Em promoções, para permitir que mais consumidores tenham acesso aos produtos[2]
## Requisitos para Limitação Legal
Para que a limitação seja considerada válida, o estabelecimento deve:
- Informar claramente as condições de limitação antes da compra
- Ter uma justificativa razoável para a restrição
- Estabelecer limites compatíveis com o consumo individual ou familiar[1]
## Consequências do Descumprimento
Se a limitação for considerada abusiva (sem justa causa ou sem informação prévia adequada), o consumidor pode:
- Fazer uma denúncia ao Procon
- Buscar seus direitos legalmente[1]
É importante ressaltar que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já se manifestou reconhecendo que a limitação de produtos em promoção, quando devidamente justificada e informada, não configura prática abusiva[3].
Citações:
[1] Limitar a quantidade de vendas de produtos é legal? resolvarapido.com/limitar-a-quantidade-d...egal/
[2] Cliente acha errado, mas mercado pode limitar quantidade ... - SEDEP sedep.com.br/noticias/cliente-acha-e...pras/
[3] Limitação de compra de produto não caracteriza dano moral - Conjur conjur.com.br/2005-ago-12/limitacao_...oral/
[4] Código de Defesa do Consumidor (CDC) - Consumidor.gov consumidor.gov.br/pages/conteudo/pub...o/102
[5] Professor orienta que não é necessário fornecer CPF ao efetuar ... migalhas.com.br/quentes/348998/profe...mpras
[6] LIMITAR PRODUTOS POR CPF NO MERCADO. PODE? - YouTube youtube.com/watch?v=BFOQZZ3Muoc...3Muoc
[7] Sou obrigado a informar o CPF em todas as compras? - Vinco blog.vinco.com.br/sou-obrigado-a-informa...pras/
[8] LIMITAR COMPRA por CPF é prática abusiva? - YouTube youtube.com/watch?v=B2aFrtKgDQ4...KgDQ4
[9] LIMITE DE COMPRA POR CPF EM SUPERMERCADOS ... - YouTube youtube.com/watch?v=5VNX-AGnzXc...GnzXc
[10] Empresário cutuca atacarejo por limitar quantidade de itens por CPF tribunapr.com.br/noticias/curitiba-r...pode/